N. alba x rafflesiana

Fichas técnicas de cultivo de plantas carnívoras, essencial para quem deseja iniciar o cultivo de novas espécies.
Responder
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

N. alba x rafflesiana

Mensagem por Bruno Millan »

Nepenthes alba x rafflesiana
[img]http://farm5.static.flickr.com/4046/467 ... 85c0_m.jpg[/img]
Classificação:
Espécie: Nepenthes alba x rafflesiana
Reino:Plantae
Ordem:Nepenthales
Família: Nepenthaceae
Gênero: Nepenthes

Ficha básica de cultivo do hibrido:

Cultivo:
Este hibrido de Nepenthes foi produzido e difundido no Brasil pelo Marcos Ono.
Essa planta não é difícil de cuidar, suas folhas demoram um pouco para crescer, mas logo que terminam e se abrem, as gavinhas já começam a crescer e quando encostam no solo, pode ser o próprio substrato do vaso ou qualquer outro lugar, começa a crescer o jarro de sua ponta, até se abrir. Jarros que não encostam no solo muitas vezes não se formam, então não é recomendado deixá-la pendurada a não ser que possua um vaso grande para os jarros se apoiarem no substrato.

Água:Assim como a maioria das Nepenthes, a N. alba x rafflesiana gosta de alta umidade. Você pode borrifar água varias vezes ao dia. Ela gosta de substrato úmido, porém não encharcado, então mantenha-o sempre umido regando uma vez por dia.

Luz:Assim como a maioria das nepenthes, essa planta gosta de claridade e sol indireto, porém, podemos dá-la algumas horas de sol direto, assim ela ficará com uma cor vermelha muito viva e bonita, chegando às vezes até a ficar cor de vinho.(na foto não dá pra reparar direito graças ao flash, mas o peristômio da planta está cor de vinho e o jarro vermelho escuro)

Propagação:Pode se reproduzir por sementes, alporquia ou estacas. Suas flores são divididas em macho e fêmea.

Curiosidades:Quando bem cuidada e adaptada ao seu ambiente, essa planta pode começar a produzir bastante néctar pelas glândulas da tampa de seus jarros, chegando até a formar gotas. Como expliquei acima, seus jarros normalmente se desenvolvem quando encostam no solo, então, para que crescam mais rápido, você pode fazer uma base de sphagnum úmido para que encostem e tenham apoio. Ela não passa por dormência, mas no inverno pode ter seu crescimento reduzido. Não é recomendado trocar seu vaso no inverno, pois nessa época sua capacidade de adaptação é reduzida, e a planta pode reagir de forma negativa. Mesmo diminuindo o crescimento no inverno, ela continua crescendo muito bem e não sente muito o frio.
Existem diversas variações desse híbrido, com jarros de formas e cores diferentes. A variação da foto é a vermelha, mas existem algumas de cor quase branca, verde, pintadas...

Tudo que escreví foi baseado em experiências próprias no cultivo dessa planta, mas ainda podem existir formas de cultivo diferentes, não existe uma forma obrigatória de cultivo para nenhuma planta... Todos podemos mudar técnicas dependendo da nossa localização, clima ou tempo disponível para o cultivo.

Antigamente era conhecida como N. gracillima x rafflesiana. Hoje em dia sabe-se que essa planta na verdade não é um híbrido de N. gracillima, mas sim N. alba

Abraço!!
Editado pela última vez por Bruno Millan em 31 Ago 2011, 22:05, em um total de 2 vezes.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Bruno. bela contribuição. :D


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Obrigado!! Tava sem nada pra fazer e rezolví fazer essa ficha. Acho que se cada um fizer uma ficha da(s) planta(s) que se dá melhor no cultivo, essa sala vai ficar bem cheia e ajudará bastante os novatos.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bruno,


É difícil encontrar uma pessoa tão jovem e tão aplicada como você.
O texto está claro e bem escrito, e o melhor de tudo esclarece muita coisa para novatos como eu.

Parabéns!!!



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Obrigado Paulo!! Levo as PC's muito a sério, adoro elas. O texto eu fiz na hora mesmo, tentei lembrar de tudo que sabia da planta e escreví. A única coisa que não sei direito e que talvez eu possa complementar depois, é como ela se comporta no inverno. Eu escreví o que acontece com a maioria das nepenthes e o que havia lido num site, mas acho que já tá bom. :mrgreen:


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

a respeito do inverno, pode-se analisar pelas suas espécies formadoras. Rafflesiana é uma lowlander tipica, e Gracillima é uma intermediaria. Supondo pela nomenclatura (isso tem q ser verificado com o Ono) que a planta mae seja a Gracilima, posso pressupor que a planta seja mais pra intermediaria que pra lowlander, mas ha de gostar de calor ainda assim :P


Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

Bem explicado! tenho um carinho especial por esta espécie, a acho bem bonita !


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Vlw pela contribuição Bruno! Acho que tmbm podia colocar que possui varias variações...até onde sei existemn varias formas de acideos desse hibrido, abraços ^^


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Valeu gente!! Vou colocar das variações agora... QUando fiz essa ficha nem imaginava que tinham tantas ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Eu tenho esse hibrido.. Ela cresce muito rápido em relação a outras espécies...

Com essa anotação percebi mesmo que ela aborta as gavinhas, quando não encostam no chão ou em algo para se enrolar..

Valeu Bruno... Boa...


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem