Espécie

Altitude: N/I
Reino:Plantae
Filo:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Caryophyllales
Familia:Droseraceae
Gênero:Drosera
Descrição:
A Drosera filiformis é uma espécie de drosera nativa na América do Norte. Ocorre naturalmente nos Estados Unidos e no Canadá. Sua área de distribuição natural estende-se da costa leste da América do Norte a partir do sudoeste da Nova Escócia ao Norte da Nova Inglaterra, como também para a Flórida e para a Louisiana ao sul. Existem três cultivares dessa espécie catalogados: Sua forma tipica, que possui os tricomas avermelhados nas pontas, a forma com os tricomas totalmente verdes (Hoje conhecida oficialmente como uma nova espécie, que se trata de D.tracyi) e sua forma avermelhada. A variedade tracyi possui as maiores folhas dentro dessa espécie, e a forma vermelha costuma ser bem menor do que a forma tipica e a forma verde. Existe também um híbrido em cultivo entre D.tracyi e D.filiformis 'red' conhecido como D. x 'California sunset'
Habitat:
Cresce em solos pobres em nutrientes e um pouco arenosos, geralmente grande parte das populações crescem na beira de rios em um solo constantemente encharcado e que fica mais seco na época do inverno, quando ocorre a diminuição do nível das águas dos rios.
Ficha de cultivo básico da espécie:
Cultivo:
Geralmente são plantas que crescem muito bem e tem um cultivo fácil. Lembrando o fato das variedades Típica e Verde passarem por um período de dormência.
Clima:
Temperado - No verão o clima costuma ser bastante quente e bastante chuvoso e o inverno é ameno e seco. Temperaturas entre 5ºC (Na época de dormência para as formas Tipica e Verde) até 35ºC nos meses mais quentes. A forma vermelha não passa por dormência e é um pouco mais sensível as temperaturas baixas, visto que cresce próxima as faixas tropicais onde a temperatura é bem mais quente. A dormência para as formas Tipica e Verde ocorrem em temperaturas abaixo de 15ºC, como em Dionaea e Sarracenia.
Luz:
Sol pleno para ambas as variedades. Podem passar o dia todo no sol desde que sejam corretamente acostumadas.
Regas:
Essa planta é uma grande apreciadora de bastante água, mantenha os níveis de água sempre em nível alto e constante. Um pouco antes do fim do outono diminua o nível de água e no inverno mantenha o substrato somente úmido, regando somente quando estiver para secar.
Vasos:
Dê preferência a vasos fundos e com um diâmetro considerável, visto que a planta tem um sistema radicular um pouco mais profundo e que se espalha bem.
Substrato:
50% de esfagno e 50% de areia ou 60% de esfagno e 40% de areia.
Alimentação:
Alimenta-se sozinha (e muito), não havendo necessidade de alimentação manual.
Propagação:
Por sementes e por folhas. A floração ocorre geralmente entre a primavera e o verão, gera bastante sementes e não é necessária a polinização cruzada. As flores possuem um tom rosa que varia do claro ao pink. A técnica de leaf cutting nessa espécie se mostra bem vantajosa, visto que de uma folha podem se originar dezenas de novos indivíduos.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Drosera_filiformis
https://www.ladin.usp.br/carnivoras/Por ... first.html
https://ngm.nationalgeographic.com/ngm/ ... 1552/view/