Drosera burmannii

Fichas técnicas de cultivo de plantas carnívoras, essencial para quem deseja iniciar o cultivo de novas espécies.
Responder
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Drosera burmannii

Mensagem por Hase »

Drosera burmannii

Imagem

Espécie : Drosera burmannii
Variedades: Red, Hong Kong, Humpty doo.
Reino : Plantae
Classe : Magnoliopsida
Ordem : Caryophyllales
Família : Droseraceae
Gênero : Drosera

Descrição:
Drosera burmannii, a Drosera tropical, é uma pequena, compacta espécie de planta carnívora do gênero Drosera. Como as outras Droseras, suas folhas possuem uma mucilagem pegajosase enzimas digestivas. A mucilagem prende os insetos as enzimas os digerem. A D. burmannii atinge, no máximo, 2 cm de diâmetro. É uma das Droseras que captura mais rapidamente as presas, e suas folhas podem se enrolar ao redor de um insetoem poucos segundos, comparada aos minutos ou horas que outras Droseras podem levar para enrolar-se ao redor desas presas. Na natureza, D. burmannii é anual, mas em cultivo, quando cultivada dentro de casa durante os meses frios, pode viver vários anos. Como a D. burmannii é anual, produz milhares de sementes.
A D. burmanni é um vegetal que possui folhas em roseta. Cada folha em forma de cunha tem típicamente 8-10 mm de comprimento e 5-6 mm de largura, quando adulta. A planta não entra em dormência.

In habitat:

Imagem

A D.burmannii pode ser encontrada em quase toda Austrália, e sudeste da Ásia, em lugares rochosos, onde é muito seco e com muito sol, onde fica menor e mais avermelhada e perto de rios onde é maior e mais verde.

Ficha básica de cultivo:

Clima: Tropical. Quente e úmido. O recomendado é utilizar água destilada no cultivo, na ausencia da mesma pode-se utilizar água da chuva e ou água da torneira colhida com pelo menos 24Horas de antecedência. Mantenha o substrato sempre umido e não encharcado.

Luz: Pode ser mantida sob sol direto, mas ficará menor e mais avermelhada. Se mantiver em uma estufa/terrário, ficara maior, mais verde e com mais mucilagem nas folhas.

Regas: O recomendado é utilizar água destilada no cultivo, na ausencia da mesma pode-se utilizar água da chuva e ou água da torneira colhida com pelo menos 24Horas de antecedência.

Vasos: Geralmente se utiliza vasos plasticos pois estes são baratos e inertes, além de manter a umidade do substrato por mais tempo. Pode-se utilizar vasos de barro ou argila, porém atente que esse tipo de vaso encurta o intervalo de uma rega para outra, isto é, resseca o substrato mais rapidamente. Vasos de xaxim não são recomendados.

Substrato: Sphagnum puro, ou 60% sphagnum e 40% areia grossa bem lavada.

Alimentação: A planta pega seus próprios insetos.

Floração: Como a planta é anual, as flores não nascem em uma época específica. As flores são brancas ou rosadas.

Botão abrindo:

Imagem

Flor:
Imagem

Botão fechando:

Imagem

Propagação: Sementes, leaf cuttings, root cuttings, stalk cutting (corte da haste floral).

Obs:Elas são anuais, então assim que terminarem o seu ciclo, ou seja, derem sementes, é bem provável que ela morra.

Fontes:http://en.wikipedia.org/wiki/Drosera_burmannii
https://www.auscps.com/modules/xcgal/al ... 711[1].jpg
Espero que tenham gostado!
Editado pela última vez por Hase em 19 Ago 2010, 11:20, em um total de 2 vezes.


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Gostei.
Tomei um susto quando vi que seria você que ia fazer a ficha de cultivo,ja que você acha que quando elas dão flores elas morrem,imagina se um novato le que é pra cortar,coitadas das burmannis :lol: :roll: .


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Cara eu li isso mas as vezes corto não é sempre. Muitas vezes acho que é trabalho demais pra manter uma burmannii viva, se fosse uma madagascariensis tudo bem eu faria, mas por uma burmannii, não sei não...


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

sabe eu gosto quando a natureza toma o rumo das coisas....so meio contra a mutilação das burmannis(e de qualquer outra planta a não ser que ela esteja doente por algum motivo que não ocorreria no habitat natural)


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Mas se é para o bem da planta principalmente se ela for rara...


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

so em caso de extrema emergencia eu mutilaria a planta, se você tivesse que tirar os olhos,as pernas e os braços pra viver você tiraria?(questão filosofica mode on


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Aí foi meio exagero né? Mas não é mutilar a planta é tirar a haste floral... E eu cortaria a haste se fosse preciso, e em casos de necessidade, para a vida da planta...


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Bela ficha, Hase!! A gente tem que começar a postar fichas dessas espécies mais comuns, pois quase todo mundo tem e é bom para os novatos ;)
guigacaldeirão escreveu:so em caso de extrema emergencia eu mutilaria a planta, se você tivesse que tirar os olhos,as pernas e os braços pra viver você tiraria?(questão filosofica mode on
Cara... eu tava pensando....... Se a flor é a parte reprodutora das plantas....... seria a mesma coisa que cortar o.... :o
Coitadas... :mrgreen:


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Bruno Millan escreveu:Bela ficha, Hase!! A gente tem que começar a postar fichas dessas espécies mais comuns, pois quase todo mundo tem e é bom para os novatos ;)
guigacaldeirão escreveu:so em caso de extrema emergencia eu mutilaria a planta, se você tivesse que tirar os olhos,as pernas e os braços pra viver você tiraria?(questão filosofica mode on
Cara... eu tava pensando....... Se a flor é a parte reprodutora das plantas....... seria a mesma coisa que cortar o.... :o
Coitadas... :mrgreen:
eu ia dizer isso agora mas... se você pudesse viver muito mais de 100 anos,sadio e jovem,mas pra isso você teria que cortar um certo membro... você cortaria :? :cry: :shock:


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Viver 100 anos sem o p.... ,nestas condições, é melhor viver 25 e reproduzir de montão, auhsusahasuashasusha


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem