Umidade do ar muito baixa.

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Umidade do ar muito baixa.

Mensagem por enniolima »

Alguém mais vêm tendo problema com a combinação de umidade baixa e temperaturas altas? Cheguei a perder algumas Dionaeas aqui. Não tenho como fazer estufa agora, aí acabei tendo algumas perdas.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tem como você fazer cobertura com sombrite?

eu aqui a sombrite acima, pouco irá adiantar, o sol bate de frente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 18 Out 2019, 17:17 tem como você fazer cobertura com sombrite?

eu aqui a sombrite acima, pouco irá adiantar, o sol bate de frente.
Estou pensando em fazer uma mesa com armação pra colocar sombrite em cima e dos lados, o sol aqui bate de frente na parte da manhã, e depois por cima. Como eu comprei minhas primeiras plantas em fevereiro desse ano, peguei uma época de muito sol e muita umidade, as plantas ficavam no sol o dia todo, e não sentiam nada.

Mas foi só chegar setembro a umidade caiu demais, aí acho que desiquilibra, as folhas e armadilhas desidratam muito rapidamente, acabam amarelando e atrofiando, isso mesmo com nível de água alto nas bandejas. Troquei substrato, parei de usar SBP nas bandejas achando que poderia estar afetando, mas é a umidade relativa do ar muito baixa mesmo, não tem como ser outra coisa.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Enio, você me sugeriu em outro tópico que meu problema que informei sobre 3 intermédias que eu mantinha em sol, e que simplesmente começaram a secar, que seria baixa umidade do ar, mesmo mantendo a água alta na bandeja (salvo um dia que esqueci e a água baixou, mas não secou e foi nesse dia que o problema começou) e pegando 3 horas e meia de sol. Pensei em colocar sombrite, porém as dionaea’s que estão na mesma bandeja estão indo bem e fiquei receoso de colocar o sombrite e deixar de favorecer as Dio’s, então comprei um borrifador de pressão e borrifo água nelas pela manhã antes do trabalho e logo quando chego, afim de aumentar a umidade no local onde elas se encontram, e elas apresentaram melhoras após isso. Não é aquelas coisas, nossa que intermédia mais recuperada e tals, mas pelo menos parou de secar e esta começando a surgir novas folhas/armadilhas. vou manter isso até começar as chuvas novamente.
Não retirei elas do local pq tenho mais duas intermédias em estufa que estão indo bem, então deixei elas para pegar uma experiencia e tentar recuperá-las, caso não de certo, tenho mais duas.
Sou iniciante, e só estou tendo ideias, não sei se oq estou fazendo esta certo. #ficadica


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

erickre2 escreveu: 18 Out 2019, 17:59 Enio, você me sugeriu em outro tópico que meu problema que informei sobre 3 intermédias que eu mantinha em sol, e que simplesmente começaram a secar, que seria baixa umidade do ar, mesmo mantendo a água alta na bandeja (salvo um dia que esqueci e a água baixou, mas não secou e foi nesse dia que o problema começou) e pegando 3 horas e meia de sol. Pensei em colocar sombrite, porém as dionaea’s que estão na mesma bandeja estão indo bem e fiquei receoso de colocar o sombrite e deixar de favorecer as Dio’s, então comprei um borrifador de pressão e borrifo água nelas pela manhã antes do trabalho e logo quando chego, afim de aumentar a umidade no local onde elas se encontram, e elas apresentaram melhoras após isso. Não é aquelas coisas, nossa que intermédia mais recuperada e tals, mas pelo menos parou de secar e esta começando a surgir novas folhas/armadilhas. vou manter isso até começar as chuvas novamente.
Não retirei elas do local pq tenho mais duas intermédias em estufa que estão indo bem, então deixei elas para pegar uma experiencia e tentar recuperá-las, caso não de certo, tenho mais duas.
Sou iniciante, e só estou tendo ideias, não sei se oq estou fazendo esta certo. #ficadica

Aqui chegou a 16% de umidade hoje, nível crítico mesmo, eu até borrifo água também, mas não dá nem tempo delas absorverem a água direito. Creio que só as chuvas mesmo para equilibrar as coisas por aqui. As plantas jovens sentem mais, as adultas nem tanto, mas até as plantas comuns de casa sentiram um pouco.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Enio sobre umidade veja só.
Eu sempre tive musgo com as pontinhas queimadas e com aparência de ressecamento e aí ganhei musgo vivo de um amigo e resolvi usar esse método de estufa que não pega mais do que 2 horas de sol e eis o resultado ... Musgo bonitão devido a alta umidade e o dia todo gotículas na parte de cima do potinho.
Para quem interessar eu tenho visto um crescimento muito bom de musgo nesse sistema.
E quem morar onde é calor demais será bom usar um sombrite junto para não cozinhar a planta.ImagemImagem


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
StephanieA.S
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Out 2019, 17:56
Localização: Santa Cruz da Conceição - SP
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por StephanieA.S »

Paulo Santos escreveu:Enio sobre umidade veja só.
Eu sempre tive musgo com as pontinhas queimadas e com aparência de ressecamento e aí ganhei musgo vivo de um amigo e resolvi usar esse método de estufa que não pega mais do que 2 horas de sol e eis o resultado ... Musgo bonitão devido a alta umidade e o dia todo gotículas na parte de cima do potinho.
Para quem interessar eu tenho visto um crescimento muito bom de musgo nesse sistema.
E quem morar onde é calor demais será bom usar um sombrite junto para não cozinhar a planta.ImagemImagem
Nesse caso seria uma estufa apenas para proliferação do musgo? Caso sim, você usa algum aditivo que auxilie na rapidez do crescimento? Quero saber para buscar ter essas produções próprias de musgo pois será bem rentável para quando eu tiver novas plantas.

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Stephanie essa estufa fiz somente para musgo mesmo e desconheço algum aditivo, essa estufa recebe sol das 10 até 11:30 e o resto do dia somente claridade, rego dia sim dia não, cresce muito bem dessa forma tampada pois o musgo ao ar livre tende a ressecar mais...
Água uso somente da chuva...


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem