Qual o fotoperíodo ideal?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Qual o fotoperíodo ideal?

Mensagem por AntonioC »

Levando em consideração que tenho uma lâmpada própria de cultivo, fiquei com a questão a respeito de se as droseas tem alguma vantagem (crescimento ou aumento de mucilagem) quando prolongado o seu fotoperíodo na situação de quando cultivada em local fechado. Dioneias também tem alguma regulação por fotoperíodo podendo apresentar crescimento avantajado quando exposta a um maior tempo de luz?
Grato pela ajuda!


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
Vini
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Jun 2019, 00:22
Localização: São Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini »

O ideal para dionaeas e droseras é algo em torno de 5 ou mais horas de luz solar direta e boa luminosidade o dia todo. Não necessariamente elas vão crescer mais, mas sem dúvidas ficaram mais vistosas e com tons avermelhados mais fortes. Quanto ao cephalotus, por exemplo, os seus jarros tendem a ficar menores porém mais coloridos e bonitos com maior exposição solar.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

recomenda - se manter o foto período do dia... ou seja máximo 12h de luz e 12h de escuridão, ja ouvi relatos de maximo de 16h de luz, ae kda especie pode necessitar de mais quantias especificas de luz pois por mais q forneça 12h de luz se ela for fraca não será suficiente. um fator q muitas vezes da um diferencial nesse ponto e a capacidade de fornecer grandes quantias de luz a uma baixa emissão de calor oq na natureza e complicado... muito sol = muito calor... oq algumas plantas não toleram bem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

Vini escreveu: 24 Jun 2019, 02:24 O ideal para dionaeas e droseras é algo em torno de 5 ou mais horas de luz solar direta e boa luminosidade o dia todo. Não necessariamente elas vão crescer mais, mas sem dúvidas ficaram mais vistosas e com tons avermelhados mais fortes. Quanto ao cephalotus, por exemplo, os seus jarros tendem a ficar menores porém mais coloridos e bonitos com maior exposição solar.
Quando elas estão no quintal levam cerca de 6 horas de sol (das 8 às 14h). Tem sol devido ao ângulo do quintal, mas pensei em aumentar isso para ver se aumenta também crescimento ou tonalidades. Farei os experimentos para saber como reagem.


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

smart2 escreveu: 24 Jun 2019, 11:45 recomenda - se manter o foto período do dia... ou seja máximo 12h de luz e 12h de escuridão, ja ouvi relatos de maximo de 16h de luz, ae kda especie pode necessitar de mais quantias especificas de luz pois por mais q forneça 12h de luz se ela for fraca não será suficiente. um fator q muitas vezes da um diferencial nesse ponto e a capacidade de fornecer grandes quantias de luz a uma baixa emissão de calor oq na natureza e complicado... muito sol = muito calor... oq algumas plantas não toleram bem

Fico mais tranquilo de saber que algumas pessoas já testaram 16/8. Fico tentado a testar 18/6, mas farei isso quando tiver novas mudas, por hora tenho apenas dois vasos pequenos, um com D. Intermédia e um de D. Tokaiensis, ambos com 3 plantas juntas no centro. Quero fazer a mudança de substrato para o tão aclamado musgo esfagno (só vou ter o dinheiro para comprar ele semana que vem) e aí talvez eu adquira mais uma na oportunidade para deixar ela como teste em 18/6. Não sei muito bem o que pode ocorrer ou se a luz em maior quantia pode induzir algum estágio dela (dormência, floração, etc.).
De qualquer forma estarei a registar tudo e vou compartilhando com o fórum!


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Antonio,

irei lhe pedir um favor, clique em painel controle do usuário (ao lado de seu nome - indicativo) preencha a sua cidade e estado. esta informação nos ajuda a melhor respondê-lo. : joia :

***

se você reside em locais de regiões quentes, 5-6 horas de sol tá ótimo. em resumo dependendo da região, clima no Brasil difere... 5-6 horas tá bom, outras como no ND tá ótimo. aqui no verão passado regiões muitos quentes, até mesmo indicado sombrite qdo sol direto.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

Edson Poscai escreveu: 24 Jun 2019, 18:56 Antonio,

irei lhe pedir um favor, clique em painel controle do usuário (ao lado de seu nome - indicativo) preencha a sua cidade e estado. esta informação nos ajuda a melhor respondê-lo. : joia :

***

se você reside em locais de regiões quentes, 5-6 horas de sol tá ótimo. em resumo dependendo da região, clima no Brasil difere... 5-6 horas tá bom, outras como no ND tá ótimo. aqui no verão passado regiões muitos quentes, até mesmo indicado sombrite qdo sol direto.
Agradeço pela orientação e peço desculpas por ter me esquecido de colocar a localização, cuidei disso e agora já está anexado cidade e estado.

Quanto ao sombrite, eu até penso em fazer uso dele para proteção em dias de chuva, que apesar de ultimamente serem raros, quando vierem vai ser bom que eu já tenha algo preparado. Também há o detalhe de que estou tentando adotar um método para aderir elas para dentro de casa com auxílio de uma lâmpada própria que fornecerá a iluminação adequada.
Conforme forem feitos os testes irei informando a todos aqui!!


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem