Atualização das dios e um novo olá

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
nienkoetter
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fev 2017, 12:58
Localização: Floripa / SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Atualização das dios e um novo olá

Mensagem por nienkoetter »

Bom, de novo, novamente final de semestre começa a acabar todos os problemas das aulas da faculdade, tempo sobra pra ficar vagando e eu volto aqui pra dar meu olá, re-apresentar minhas dios que a cada atualização estão diferentes :lol:
A boa da vez é, minha dionéia que tinha se duplicado, engano meu, ela virou foi 5 :shock:
fiz a separação dos rizomas a pouco tempo, coisa de 1 mês, talvez pouco mais de 1 mês pois foi logo depois do tempo frio passar e cerca de 1 mes de calorzinho pra elas darem uma recuperada antes de dividir elas, muita correria no dia, acabou o musgo pros vasos pois eu não sabia que tinha 5 kkkkk

mas enfim, depois de muito chá de Sphagnum e muito drama com as que não tinham caminha nova, coloquei elas no sol e nenhuma morreu :D
primeira divisão de rizomas efetuada com sucesso : joia :

porém, uma semana, acho que nem isso depois do transplante, 3 das 5 começaram a brotar o caule de floração, fiquei "e agora? deixou ou corto?"
ops, 3 não, 4! mas uma eu já decidi cortar na hora pois estava pequena, outras 3 eu deixei... afinal quero começar a brincar com sementes e estou com dio pra dar e vender!

agora vamos por partes, primeiramente, mostras essas belezuras


agora vamos provavelmente ao que chamou atenção, "por que uma delas está amarrada? vai fugir? :? "
bom, ela ta amarradinha pois como eu disse, coisa de uma semana depois do transplante começou as hastes florais, e, como essa ainda não tava bem fixa na sua caminha de Sphagnum, com o peso da haste floral ela acabava tombando, solução encontrada, arranjar suportação pra ela ficar de pé, mas, como? agora que a engenhosidade do brasileiro vem a tona, um pedaço de linha de costura, um motor de portão como suporte e muita paciência pra não esmagar a coitadinha...
ainda ta parecendo que deu uma "apertada" mas ela ta viva, garanto! a haste floral correu tudo bem, só no aguardo pelas sementes, se vierem sei lá...

ta aqui a danada amarrada, na sua sopinha de sphagnum porque é verão e a água baixa MESMO!
no caso a foto foi de manhã, quando eu chego com água pra todas, ai fica assim meio piscinão, uma hora depois já fica tudo normalizado.


a irmazinha do lado, das divididas é que está mais esbelta com haste floral, firme e forte, sem problema nenhum!
MAS, estão vendo ao centro da imagem? ela quis produzir 2 DUAS hastes florais, na mesma planta!! isso é normal? ajudem!
logo que não pensei duas vezes, uma é bom duas é de mais, cortei na hora que vi essa haste, afinal já dizem que uma suga muita energia da dio, imagina duas...

essa aqui é bem verdinha, cresceu bastante em pouco tempo, esta é a quarta que eu cortei o caule quando bem pequeno, ela é do contra! :)

a anãzinha da familia, é a menor mas uma das que mais me chamou atenção e tomou meu apreço, ela é bem vermelha, na foto acho que não passou tão bem, mas é uma cor próxima ao VINHO, inclusive os dentinhos nessa cor, bem pequena e não cresceu nadinha...

MÃE DE TODAS
comprada em floricultura, vinda em serrapilheira, a guerreira, dividida em 5 primeiras, aquela que resiste, aquela que já tem novos bebes atrelados 1 mês depois de separar das filhas. enfim essa é Á DIONÉIA

E olhem, apreciem que senhora haste floral. :D

por fim a haste floral das outras duas, a amarradinha e a irmazinha da ponta.

um verão bem movimentado ao que parece, minha ideia inicial é iniciar nas sementes, não sei se sementes de clones polinizadas entre sí pode desenvolver alguma mutação, mas, por enquanto esse não é meu propósito, se ocorrer, legal, se não ocorrer, legal também afinal oque importa agora é meu aprendizado com sementes...
inclusive, digam, existe possibilidade de dar algo diferente na "cruza" de dois clones? :geek:
espero que tenham gostado, ainda na procura de droseras legais na floricultura, mas nunca chegam...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parabéns, e que boa sorte! boa coleta de sementes. : joia :
inclusive, digam, existe possibilidade de dar algo diferente na "cruza" de dois clones? :geek:
espero que tenham gostado, ainda na procura de droseras legais na floricultura, mas nunca chegam...
1 - não, são plantas vindas da mesma planta-mãe.
2 - por ventura fosse polinização cruzada com outra variedade, tbm seriam dionaea muscipula típica. mesmo que alguma planta com algo diferente.

*cultivares somente por divisão de rizomas, leaf's ou haste cutting.

: joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem