Alguém sabe o nome desse cacto?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Alguém sabe o nome desse cacto?

Mensagem por biel campos »

Oi pessoal.
Ganhei essa espécie de cacto e não faço ideia de como se chama ou nem se realmente é um cacto. Uma coisa é certa, achei ele super interessante.
Alguém poderia me dar uma luz? :? :?


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

talvez possa ser um tipo de suculenta... n seii afirmar


Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá Biel, certamente é uma suculenta, mas não um cacto; todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto, apenas os que pertencem a família botânica Cactaceae são cactos.
Essa sua suculenta eu diria que certamente é da família Aspholedaceae, sendo que nesta família o gênero Haworthia é o que sem dúvida mais se assemelha a sua planta, dentro desse gênero finalmente as espécies mais próximas que posso imaginar são Haworthia coarctata e Haworthia reinwardtii, eu apostaria mais no primeiro, que sua planta seja uma coarcatata jovem, mas não posso ter certeza, não tenho conhecimento para afirmar, talvez se você desejar pode pesquisar sobre estas espécies, mas já lhe adianto que muitas vezes cactos e suculentas podem somente ser realmente identificados pela flor. A propósito, essas flores em sua planta são as conhecidas como "sempre vivas", não são realmente da suculenta, são enfeites. Espero ter ajudado e ao menos ter dado um caminho para sua pesquisa : joia :


Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

Errera00 escreveu:talvez possa ser um tipo de suculenta... n seii afirmar

Pois é, também pensei isso...


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

elinston escreveu:Olá Biel, certamente é uma suculenta, mas não um cacto; todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto, apenas os que pertencem a família botânica Cactaceae são cactos.
Essa sua suculenta eu diria que certamente é da família Aspholedaceae, sendo que nesta família o gênero Haworthia é o que sem dúvida mais se assemelha a sua planta, dentro desse gênero finalmente as espécies mais próximas que posso imaginar são Haworthia coarctata e Haworthia reinwardtii, eu apostaria mais no primeiro, que sua planta seja uma coarcatata jovem, mas não posso ter certeza, não tenho conhecimento para afirmar, talvez se você desejar pode pesquisar sobre estas espécies, mas já lhe adianto que muitas vezes cactos e suculentas podem somente ser realmente identificados pela flor. A propósito, essas flores em sua planta são as conhecidas como "sempre vivas", não são realmente da suculenta, são enfeites. Espero ter ajudado e ao menos ter dado um caminho para sua pesquisa : joia :

Elinston, obrigada pela atenção. Primeira coisa que tenho que dizer é que já observei bem essas "sempre vivas" mas estão entranhadas na planta de tal forma que não conseguiria acreditar que são artificiais se você não me passasse essa informação.
Quanto a todo o resto, agradeço o suporte e já estou começando a pesquisar (é muita informação!). Já imagino que seja provável uma certa espera pelas flores verdadeiras, mas é normal... Negócio é controlar a ansiedade. rsrs


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

Amigo, mais uma dúvida.

Devo retirar as "flores" ou as deixo lá por enquanto? :S


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Avatar do usuário
Martiu
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 245
Registrado em: 29 Ago 2016, 18:55
Localização: Tefé/AM
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 64 vezes

Mensagem por Martiu »

É uma pena, cheguei atrasado, mas o amigo elinston está certíssimo.
Quanto as flores pode retirar...

Eu ainda vu ganhar uma muda dessa especie ai, mas conheço bem ela.. : joia :


" Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a a fazê-lo também."
(3º Pressuposto da Programação Neurolinguística - PNL)

Se Inscrevam no meu canal..

https://youtu.be/YleZDrn5G60
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá Biel, se você quiser pode retirar sim, eu sempre retiro, o furinho q ficará na planta logo irá cicatrizar, como cactos não são mantidos em lugares úmidos não acredito haver chances de fungos aparecerem.

Boa sorte!


Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

elinston escreveu:Olá Biel, se você quiser pode retirar sim, eu sempre retiro, o furinho q ficará na planta logo irá cicatrizar, como cactos não são mantidos em lugares úmidos não acredito haver chances de fungos aparecerem.

Boa sorte!

Vou retirá-las hoje mesmo então. Valeu muito pelas dicas. : joia :


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

Martiu escreveu:É uma pena, cheguei atrasado, mas o amigo elinston está certíssimo.
Quanto as flores pode retirar...

Eu ainda vu ganhar uma muda dessa especie ai, mas conheço bem ela.. : joia :

Quando ganhei, gostei pacas pois achei super interessante. Desconfiei das flores mas preferi não "futucar" muito ela. Agora é aprender e esperar...

Valeu pela atenção Martiu!!! Abraço. : joia :


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem