CLIMA BRASILEIRO ( dormencia ou nao ? )

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Carnivorense
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Dez 2016, 20:54
Localização: Sao Paulo - Zona Leste
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

CLIMA BRASILEIRO ( dormencia ou nao ? )

Mensagem por Carnivorense »

Boa tarde pessoal,

sou novo aqui no forum mas cultivo PC a alguns meses ( é, acho qeu sou novo nisso tambem ! :lol: ) se falei alguma besteira me corrijam, mas faz bons anos que estudo ( por hobby ) plantas de diversos tipos e como cultivar, quando abro o youtube para ver videos sobre cuidados e germinações eu nao paro mais é uma coisa sem fim ! kkk

bom vamos ao assunto do topico, moro em sao paulo - capital, tenho algumas dioneias desenvolvendo muito bem, uma nepenthes e algumas droseras, recentemente comprei sarracenias do Ono ( ainda nao chegaram, ele costuma enviar exemplares bonitos e suadaveis ? gosto de escolher minhas PCs primeira vez que compro " as cegas " ), me deparei varias vezes com o fato da dormencia, sera minha primeira experiencia esse ano ( quando chegar o inverno ), pesquisei muitas informações em diversos foruns e infelizmente nao achei nada muito explicativo e direto, então tomei a iniciativa de compartilhar com voces o que encontrei, bom, dioneias e sarracenias sao comumentes achadas na florida, mais especificamente na regiao de palm bay e west palm beach, tambem inclui algumas dioneias em Blountstown ( https://edis.ifas.ufl.edu/uw378 ) ( https://florida.plantatlas.usf.edu/Plant.aspx?id=1651 ), pois bem, fui pesquisar o clima da regiao e verifiquei que essas areas e praticamente a florida inteira se enquadra no clima subtropical umido, é ai que vem o pulo do gato !

esse tipo de clima é " simetrico " para os dois lados da linha do equador, portanto temos exatamente o mesmo clima reproduzido aqui no Brasil ! quer dizer entao que em alguns estados aqui do Brasil nao precisamos induzir a dormencia ?! a resposta para mim esta bem obvio de que nao, nao precisa induzir ! as plantas estao com medias de temperaturas similares se nao identicas as que acontecem no habittat original delas ! segue um link abaixo com os estados que correspondem ao mesmo tipo de clima da Florida :

https://en.wikipedia.org/wiki/Humid_subtropical_climate

basicamente todo o sul e parte do sudeste brasileiro ! :afraid: :shock: :o 8-)

resumindo, acho que quem esta induzindo a dormencia em sao paulo no parana em santa catarina e no rio grande do sul nao precisaria ... nesse inverno sera o teste minhas plantas ficarao para fora o inverno todo vou apenas coloca-las debaixo de uma telha para tomar menos sol direto e facilitar a dormencia, e vamos ver o que acontece ! hahaha

segue mais uma referencia do clima brasileiro

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ge ... brasil.htm


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

hum... eu moro em Rondônia e não introduzo as minhas a dormência, porem varias de minhas PC, droseras e dionaeas entraram em dormência automaticamente, embora o sol estivesse escaldante...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Carnivorense
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Dez 2016, 20:54
Localização: Sao Paulo - Zona Leste
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Carnivorense »

qualquer clima que difere um pouco o verao do inverno pode fazer as plantas adormecerem acredito eu, mas o clima com as mesmas caracteristicas do habitat delas seria a regiao em verde mesmo, sul e parte de sao paulo, incluindo capital, pelo que vi em sites gringos qualquer area onde o inverno tenha temperaturas noturnas menores que 12 graus induz elas a dormencia, ja que na florida mesmo no inverno temperaturas chegam proxima de 30 graus, mas caindo para 10 ou ate menos de noite


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

aqui nunca vi temperatura inferior a 17C... mais ja vi o tal 42...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

smart2 escreveu:aqui nunca vi temperatura inferior a 17C... mais ja vi o tal 42...
42 Graus? :afraid:


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Ano passado aqui em ribeirão preto bateu 48°e coisa de 20~30% de umidade relativa!

A cidade é um buraco e só existe cana de açucar em volta... Dia desses, que bateu 39º, uma das minhas dio tiveram armadilhas que esturricaram...
Pelo pouco que ja vi, o problema nem é a temperatura... É a mudança brusca! Inclusive pro frio!

Aí entra minha duvida... Um frio fora de época pode induzir a dormencia?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Em minha opinião, tenho certeza que não a menos que... a temperatura matute durante semanas...
Pode ser que sim, se neste caso, chuvas constantes e tempo fechado direto com leve queda de tempo.

Alias, deveria existir um tópico único falando da dormência de todas as carnívoras, isto ajudaria muito numa pesquisa, até gostaria de fazer, mas não sei por onde começar. Na verdade até sei, porém precisaria de ajuda. ;)


Avatar do usuário
tsb
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Dez 2016, 13:44
Localização: Criciúma SC
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por tsb »

JessiB escreveu:Em minha opinião, tenho certeza que não a menos que... a temperatura matute durante semanas...
Pode ser que sim, se neste caso, chuvas constantes e tempo fechado direto com leve queda de tempo.

Alias, deveria existir um tópico único falando da dormência de todas as carnívoras, isto ajudaria muito numa pesquisa, até gostaria de fazer, mas não sei por onde começar. Na verdade até sei, porém precisaria de ajuda. ;)
basta criar um tópico com título "Dormência 2017" e no post "poste aqui quando perceber que sua planta dentrou em dormência e em que região você mora", mas o tópico deveria ser oficial, assim o pessoal vai perceber quando a dormência tá muito fora de época : joia :


01000001 01100100 01101111 01110010 01101111 00100000 01000100 01101001 01101111 01101110 01100001 01100101 01100001 01110011 00100001
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

Boa ideia jessi, eu tbm tenho duvidas sobre dormencia..


Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

tsb escreveu:"...basta criar um tópico com título "Dormência 2017" e no post "poste aqui quando perceber que sua planta dentrou em dormência e em que região você mora", mas o tópico deveria ser oficial, assim o pessoal vai perceber quando a dormência tá muito fora de época" : joia :
Não é bem assim que funciona isto leva tempo e estudo, há pessoas no forum incluindo os mais experientes, fazem, criam o ambiente para a hibernação. E independente do nome do tópico, o certo seria já fazer o tópico com as espécies que hibernam já fixo, o tempo exato em data inicial e data final.
E o que vier por seguinte sim seriam informações adicionais.

Ao meu ver acredito que não precisa ficar INDUZINDO a planta a dormência, deve ter um período que a própria planta faça isto, compreende agora? ;) : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem