Hj vim contribuir para o forum com uma informação biológica kkkk Quero falar com vcs sobre a evolução das plantas carnívoras. Como as plantas carnívoras chegaram a este comportamento de predação.
Primeiramente todos os mecanismos que existem de captura evoluiram paralelamente no decorrer da historia natural. Por exemplo, o mecanismo de droseras é paralelo ao mecanismo de nerpentes ( bem é de se perceber pela diversidades de mecanismos ).
As Angiospermas (plantas capazes de desenvolver flor e fruto como mecanismo reprodutivo ) evoluíram no período cretáceo, o mesmo dos dinossauros, e todas as carnívoras são angiospermas! Com o passar os milhares/milhões de anos a diversificação de angiospermas estava em seu ápice ( ainda mais depois da extinção do cretáceo).
Pragas são altamente naturais e necessárias para a manutenção e equilíbrio das espécies e reparamos até hoje como por exemplo os parasitas.Como acúleos em roseiras para proteção de lagartas.
Acredita-se que esse mecanismo se desenvolveu e na falta de Nitrogênio presente no solo ( com a ajuda da seleção natural né rs) elas começaram a absorver os nutrientes presentes nos parasitas. Assim começando a evolução das plantas carnívoras! Muito Legal né

Essa é a teoria mais aceita, o que vcs acham ?