minha dionéia

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
selvenca
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 10 Dez 2014, 21:18
Localização: Santópolis do Aguapeí
Agradecimentos: 2 vezes

minha dionéia

Mensagem por selvenca »

Venho por meio deste, informa-lhes que as sementes solicitadas aqui neste fórum
Foram recebidas com êxito. E é também por meio deste que venho comunicá-los que
As sementes de (Dionaea muscipula) demoram 15 dias para nascer no clima de minha cidade
Um clima bastante confuso ora sol ora chuva. Como sou do tipo que gosto de inovar as sementes foram plantadas em um musgo bastante criticado por todos aqui do fórum
O musgo é a “barba de velho” muito usado em decorações e ele esta sendo excelente para a planta que esta na fase de saída da casca que é a fase que a planta encontra a maior dificuldade até então estão se desenvolvendo muito bem, o único problema com este musgo é ele ser muito ralo e deixar as sementes atingirem a areia e assim não podem germinar, pois necessita de estar na superfície para poder germinar corretamente uma gema foi doada a uma amiga para que eu possa analisar seu desenvolvimento em outro lugar diferente do que ela esta acostumada.
Sabendo que todo ser vivo deve ser tratado com o maior carinho e respeito à dionéia, ou melhor, sua gema foi doada a uma pessoa de responsabilidade alta que tem condições suficientes para participar de minha pesquisa.
Atesto que todos os métodos aqui utilizados para pesquisa não surtiram efeitos para a semente da (Drosera filiformis). Que nem chegou germinar nestas condições em que a dionéia conseguiu-se estabelecer
Sabendo que a dionéia ou qualquer planta carnívora vive em solo de baixo teor de nutrientes principalmente o nitrogênio qualquer que seja o solo pobre ela se estabelecera.
O principal vilão das sementes são os fungos que degeneram a semente em poucas horas este é o principal fator de muitos não obterem sucesso com outros tipos de musgo, pois a turfa que é utilizada para plantar a dionéia produz muito pouco fungo facilitando a germinação
Ficando aqui comprovado que para que se obtenha uma germinação de qualidade das plantas carnívoras o solo deve ser pobre em todos os quesitos e sempre ser regada com água que não contenha sais minerais
Hoje dia 22 de março de 2015 analisando as dioneias percebo que uma armadilha já esta bem desenvolvida


"Que vossa, sabedoria vós abençoe até que as estrelas caíam do céu"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Primeiro, Barba-de-velho (Tillandsia usneoides) não é musgo e sim uma Bromeliaceae. Segundo, o substrato além de ser pobre em nutrientes precisa ser ácido e desde que estes requisitos sejam atendidos a PC tem tudo para se desenvolver com sucesso. Terceiro, eu fico feliz em saber que o pessoal mais jovem anda ousando no cultivo de carnívoras, no quesito realizar experimentos que podem tanto confirmar quanto refutar antigos mitos acerca do cultivo destas plantas.

Esse tipo de atitude só faz engrandecer o hobby :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem