Fibra de coco no substrato

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ja tava ficando abismado com os relatos aqui depois de tudo q postei... aida bem q observei as datas das postagens, para verem como isso era um mito

hoje digo que a composição pode ser variada, a fibra de coco so faz bem... a questão dela e a retenção de umidade q e baixa, então caso não fique pedaços de pó grudados nela a retenção será minima, essas compradas em mercado msm vem bem limpas so os fios mesmo... ja a fabricada em casa e mais tranquilo... pensando nisso você faz a mistura como preferir podendo usar desde 100% fibra a 50/50 etc meu bog q inclusive atualizai recentemente completando o fundo com mais fibra ja esta ativo com 100% fibra a uns 3 anos sei la nem conto mais...

substrato ainda perfeito mesmo apos mais de 3 anos...
Imagem


pra quem tem olho bom... temos 1 intermedia perto do cano, mais a baixo 1 poko tem 1 binata, no rumo da binada pra esquerda tem uma burmanni assim como no canto esquerdo da pra ver outra haste de uma burmanni red, a filiformis red vc6 não viram né, atraz da filiformis red da pra ver 1 haste vermelhinha tb e outra burmanni red.
Imagem

Imagem
3 anos, 3 meses


esse e o video de outro teste q documentei


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

smart2 escreveu: 04 Mar 2019, 12:56 ja tava ficando abismado com os relatos aqui depois de tudo q postei... aida bem q observei as datas das postagens, para verem como isso era um mito

hoje digo que a composição pode ser variada, a fibra de coco so faz bem... a questão dela e a retenção de umidade q e baixa, então caso não fique pedaços de pó grudados nela a retenção será minima, essas compradas em mercado msm vem bem limpas so os fios mesmo... ja a fabricada em casa e mais tranquilo... pensando nisso você faz a mistura como preferir podendo usar desde 100% fibra a 50/50 etc meu bog q inclusive atualizai recentemente completando o fundo com mais fibra ja esta ativo com 100% fibra a uns 3 anos sei la nem conto mais...

substrato ainda perfeito mesmo apos mais de 3 anos...
Imagem


pra quem tem olho bom... temos 1 intermedia perto do cano, mais a baixo 1 poko tem 1 binata, no rumo da binada pra esquerda tem uma burmanni assim como no canto esquerdo da pra ver outra haste de uma burmanni red, a filiformis red vc6 não viram né, atraz da filiformis red da pra ver 1 haste vermelhinha tb e outra burmanni red.
Imagem

Imagem
3 anos, 3 meses


esse e o video de outro teste q documentei
Gostei dessa sugestão, no ato do preparo do substrato poderia ser 60% fibra, 30% Sphagnum e 10% areia?
Caso sim, devo ferver a fibra antes do uso? Posso moer ela no liquidificador?


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Gostei dessa sugestão, no ato do preparo do substrato poderia ser 60% fibra, 30% Sphagnum e 10% areia?
sim
Caso sim, devo ferver a fibra antes do uso?

sim para comprovar se a água irá ficar clarinha
Posso moer ela no liquidificador?
qdo verde, e ótimo. mas analise a capacidade do aparelho...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem