Fibra de coco no substrato
- d18
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradecimentos: 6 vezes
Fibra de coco no substrato
Tava lendo pelos tópicos fo fórum alguns comentarios sobre fibra de coco evitar algas...confere isso?
Mas como faz? Deve se misturar em todo o substrato (esfagno + perlita + areia q uso em meus bogs) ou só na parte de cima?
Qto posso usar (qual proporção)?
Ela é inerte ou libera alguma substancia danosa a longo prazo?
Deve-se esterelizar fibra de coco tbm?
Algas desenvolvem-se nas partes inferiores do substrato ou só na superfície?
No bog novo q estou montando terão apenas Dios e Droseras.
T+
Mas como faz? Deve se misturar em todo o substrato (esfagno + perlita + areia q uso em meus bogs) ou só na parte de cima?
Qto posso usar (qual proporção)?
Ela é inerte ou libera alguma substancia danosa a longo prazo?
Deve-se esterelizar fibra de coco tbm?
Algas desenvolvem-se nas partes inferiores do substrato ou só na superfície?
No bog novo q estou montando terão apenas Dios e Droseras.
T+
- Vinilokão:P:D
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradecimentos: 97 vezes
Só para nepenthes q presta, o tanino eh prejudicial as raizes, tem que ser tratado 

Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Pode fazer o substrato padrão para nepenthes (porção de 1:1:1 de sphagnum, perlita ou isopor e areia), caso vá plantar no vaso definitivo. Ou somente o sphagnum mesmo, se for só germinar e transplantar depois. ou só musgo e fibra de côco. Ou musgo50% areia 25% e fibra côco 25%. * mais indicado.
Apesar do porte avantajado do gênero Nepenthes, cada espécie tem suas exigências e particularidades. A Nep é exigente quanto a umidade, fique de olho.
chips de coco (tratado para extrair o máximo de tanino) para que a mesma se desenvolva plenamente. *eu adquiri já sem o tanino.
amigo, este é um resumo dos assuntos q acho importante copiar e deixar em uma pasta.
Apesar do porte avantajado do gênero Nepenthes, cada espécie tem suas exigências e particularidades. A Nep é exigente quanto a umidade, fique de olho.
chips de coco (tratado para extrair o máximo de tanino) para que a mesma se desenvolva plenamente. *eu adquiri já sem o tanino.
amigo, este é um resumo dos assuntos q acho importante copiar e deixar em uma pasta.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Pois é, o chips/fibra/pó de coco só se presta para cultivar Neps e mesmo assim o mesmo deve ser devidamente tratado para se eliminar o excesso de tanino.
Acredite, muitos já tentaram usá-la em outras PCs, mas não obtiveram sucesso.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Wictor
- Membro ativo (3)
- Agradecimentos: 36 vezes
Olha Rodrigo, não sei se vingaram, mas nos fóruns americanos eu encontrei isso aqui ->rdrgobra escreveu:Pois é, o chips/fibra/pó de coco só se presta para cultivar Neps e mesmo assim o mesmo deve ser devidamente tratado para se eliminar o excesso de tanino.
Abs,
Rodrigo F. Costa
[img][/img]
São sementes de Dionaea Muscipula que germinaram em fibra do coco pura.
"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Já havia visto estas fotos, mas conversando com membros experientes do CPUK eles me alertaram que a taxa de sobrevivência destes seedlings quando comparados a aqueles cultivados em turfa (lá fora este é substrato padrão) é infinitamente menor. Até é possível geminar sementes de PCs (Dionaea, Drosera, Neps etc), mas com o tempo o substrato se deteriora e passa liberar toxinas para a planta o que acaba levando-as a morte.
Obs.: Recentemente eu troquei o substrato de algumas de minhas Nepenthes, plantas que se adaptam bem aos subprodutos do coco, e percebi que em cerca de 1 ano de uso o mesmo estava bastante deteriorado.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Obs.: Recentemente eu troquei o substrato de algumas de minhas Nepenthes, plantas que se adaptam bem aos subprodutos do coco, e percebi que em cerca de 1 ano de uso o mesmo estava bastante deteriorado.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Dionaea germina até em algodão. Mas germinar é uma coisa e mantê-las vivas, algo completamente diferente.
Nessa última imagem tem além da fibra, o pó do coco, que eu acredito que ambas sejam tratadas previamente, pois o tanino é implpacável com as raízes mais delicadas.
Existem relatos de cultivos de Dionaea em derivados do coco, mas todos não atualizados, portanto fica difícil ter noção real do sucesso obtido neste substrato.
Acreditem, ainda é mais fácil cultivá-las em sphagno + areia.
Abç
Nessa última imagem tem além da fibra, o pó do coco, que eu acredito que ambas sejam tratadas previamente, pois o tanino é implpacável com as raízes mais delicadas.
Existem relatos de cultivos de Dionaea em derivados do coco, mas todos não atualizados, portanto fica difícil ter noção real do sucesso obtido neste substrato.
Acreditem, ainda é mais fácil cultivá-las em sphagno + areia.

Abç
- Vinilokão:P:D
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradecimentos: 97 vezes
Eu usei muito pó de coco em 3 dioneias, se desenvolveram de boa, mas mudei pro sphagnum e areia e ai uma deu flor 

Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
- Eco-matheus
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 35 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
- Contato:
Pode usar a fibra de coco sem medo
Essa coisa de germinar e plantar carnívoras só em Sphagnum + Areia já caiu por terra
Veja os relatos do cultivo do smart2, as plantas dele ficaram lindas
viewtopic.php?f=57&t=6425&start=120
viewtopic.php?t=9277
Dionaeas, Droseras e Sarracenias podem ser plantadas em fibra/pó de coco sem problemas
Essa coisa de germinar e plantar carnívoras só em Sphagnum + Areia já caiu por terra
Veja os relatos do cultivo do smart2, as plantas dele ficaram lindas
viewtopic.php?f=57&t=6425&start=120
viewtopic.php?t=9277
Dionaeas, Droseras e Sarracenias podem ser plantadas em fibra/pó de coco sem problemas
"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
-