Agua destilada

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Agua destilada

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Me digam se realmente é obrigado o uso de agua destilada nas pcs.
Eu consultei o fornecedor de minhas sementes que não germinaram sobre isso e ele me disse que poderia ser agua fervida para tirar o cloro.
Aí na neura eu ainda deixei a agua descansar por mais de 24 horas e a fervi. Claro que só basta ferver, aí eu sei que ela perde dois elementos o cloro e o oxigênio, ficando é claro outros elementos.

Eu procurei por aqui agua destilada e não achei, só esqueci de verificar se ainda vendem em postos de gasolina ou casas de bateria. Antigamente era necessário completar a agua da bateria de vez em quando e essa era obrigatória ser destilada.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Paulo, você está querendo fazer a mistura do substrato é isso?

Se for para rega, não é necessário usar água destilada, nem mesmo ferver a água.
Basta deixar a água descansando 48h que o cloro evapora....

Aqui em casa eu faço assim, tenho um regador daqueles de desenho animado pra regar as plantas
e deixo sempre 4 litros de água descansando em um jarro de suco, daí sempre que acaba a água do regador
eu coloco a água descansada do jarro no regador e já coloco mais água filtrada pra descançar no jarro, o jarro fica dentro do meu armário pra não ocupar espaço.

Agora se for pra fazer o substrato, você tem realmente que ferver não só a água,
mas também o musgo, pó de côco, xaxim. E tudo mais que você utilizar no substrato para eliminar qualquer tipo de matéria orgânica,
e também para evitar que dê fungos no seu substrato.

Abrx


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

uma dica: pra guardar agua, procure deixar em locais escuros, ajuda a evitar as algas...


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Obrigado pelas dicas.
O lance da luz na agua eu não sabia.


Abraços


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Paulo eu nao sei te responder, mas acho que ferver a água tem um metodo que so ultiliza a agua que evaporou, por que ela nao contem nenhum tipo de sais.
Na verdade nao intendo muito.
Mas intendo a sua preocupação, quando as PCs germinem.
Aqui eu uso água de poço, e funciona muito bem. agora água com cloro eu nunca usei :[

se voce usa aqueles galões de agua mineral da para voce molhar elas para testar.
ai pode ser que seja melhor que água com cloro.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

Suas plantas provavelmente nao morrerão se receberem água aquém de ótimas, desde que os outros requisitos pra seu bom crescimento estejam sendo supridos, PRINCIPALMENTE luminosidade adequada (bato nessa tecla toda vez). Mas se receberem água mais pura, terão uma vantagem. E há plantas mais tolerantes e menos tolerantes a sais e impurezas na agua.... Nepenthes sao bem resistentes e menos exigentes nesse sentido do que a maioria das PCs. :)


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Quando comecei a me interessar por PC´s no inicio do ano esse negócio da agua destilada me intrigou muito.

A primeira coisa é que na natureza as pc´s só recebem agua de chuva, que quer queira ou não sempre tem algum sal diluído nela ou então é provido pelo solo em que está.

A segunda coisa na agua tratada o grande problema é o cloro que pode ser retirado deixando a agua descansar ou então ferver.

Agua de poço ou mineral praticamente seriam iguais a agua tratada descansada, eu prefiro dar uma fervida.

Encerrando esse meu devaneio no inicio do ano passado eu tinha um outro projeto e iria precisar destilar agua e andei lendo muito.
Nisso uma das coisas que me chamou a atenção é que em Israel fizeram um estudo sobre porque as plantações deles não rendiam o que era esperado e a conclusão foi que o problema estava na agua que era destilada (retirada do mar) e faltavam sais minerais.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

paulo escreveu:...Quando comecei a me interessar por PC´s no inicio do ano esse negócio da agua destilada me intrigou muito... uma das coisas que me chamou a atenção é que em Israel fizeram um estudo sobre porque as plantações deles não rendiam o que era esperado e a conclusão foi que o problema estava na agua que era destilada (retirada do mar) e faltavam sais minerais.
Olá Paulo!

Foi esse processo de desalinização da agua marinha que gerou o baixo rendimento nas plantações israelenses pois as plantas não carnivoras precisam justamente desses minerais.

No caso das plantas carnivoras, minerais na agua, é exatamente o que não precisamos. Por isso que nos cultivos de pcs (principalmente na Europa) recomenda-se o uso de agua da chuva (coletada antes do contato com o chão/solo para evitar contaminação por minerais e outros) ou destilada.

Agua descansada apenas retira o cloro = a agua fervida (cloro evapora).

O uso de agua mineral também é descartado (como já diz no nome é mineral).

Agua de poço as vezes é = a agua mineral.
André Fabri escreveu:... provavelmente nao morrerão se receberem água aquém de ótimas, desde que os outros requisitos pra seu bom crescimento estejam sendo supridos, PRINCIPALMENTE luminosidade adequada (bato nessa tecla toda vez). Mas se receberem água mais pura, terão uma vantagem. E há plantas mais tolerantes e menos tolerantes a sais e impurezas na agua.... Nepenthes sao bem resistentes e menos exigentes nesse sentido do que a maioria das PCs. :)
Concordo plenamente.
Felipe_Steinthaler escreveu:... mas acho que ferver a água tem um metodo que so ultiliza a agua que evaporou, por que ela nao contem nenhum tipo de sais...
Condensar a agua é inviável, imagina quanto custaria evaporar/condensar 20 litros de agua dia sim/dia não.

Eu apenas amoleço a agua (baixo o ph) com acidificante de aquario pois não tenho como coletar agua da chuva.

Lembrando também que em um punhado de sementes nem todas estão viáveis (fora o lance de estarem frescas e/ou extratificadas). A agua pode (ou não)ter sido um fator negativo.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Eu uso água de torneira mesmo e nunca tive nenhum problema, mas se quiser, deixa a água descansar ou ferver, não precisa fazer os dois não. Não acredito que seja necessário o uso de acidificante para a água pois o sphagnum já é ácido, mas talvez dê uma ajudada na germinação.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O problema é que aqui a agua da torneira sai com o ph em torno de 6,5 (alcalino).
E como desde o começo uso o acidificante na agua da rega (2 gotas/ 2 litros) já virou costume :| .


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem