Agua destilada

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
willianccoelho
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Jan 2019, 09:04
Localização: Belo Horizonte-MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por willianccoelho »

Olá pessoal,

Como químico acredito que posso ajudar neste ponto.

Usar cloro é uma forma de se matar bactérias e tornar a água potável. Existem duas formas de se tratar a água com compostos com cloro: o gás cloro e o hipoclorito de sódio/cálcio (mesmo componente da água sanitária ou cândida). O gás cloro é mais eficiente e deixa residual de cloro muito pequeno, já o hipoclorito é uma solução mais barata, porém deixa o residual de cloro bem mais alto, mas deve ser menor que 0,004 g a cada litro de água.

Para remover o gás cloro basta deixar a água aberta e parada por um tempo que o residual de gás cloro irá embora por evaporação, já que não se mistura bem na água. O hipoclorito dissolve-se muito bem na água e portanto apenas deixar a água parada não removerá o cloro tóxico da água. Ferver a água acelera a evaporação do gás cloro e pode acelerar a destruição do hipoclorito (porém não achei informação segura sobre isto acontecer). Para destruir efetivamente o hipoclorito deve-se usar soluções anti-cloro, dessas que são usadas em aquarismo. Destruir o hipoclorito destrói o cloro tóxico, inativando-o e deixando para trás o cloreto de sódio (sal de cozinha) que é uma forma de cloro atoxica, porém aumenta a salinidade da água. Vale lembrar que deixar a água parada também pode ter seus problemas, pois ela abosorve CO2 do ar e deixa ela mais ácida. Usar filtros de carvão ativado só filtra impurezas grandes como bactérias, vírus, particulas que o filtro simples não consegue pegar, mas não os sais dissolvidos na água, como os casos apresentados.

Portanto, acredito que valha a pena primeiro verificar o tipo de tratamento que a empresa de saneamento da região usa. Se for gás cloro ferver e deixar por um período pequeno (da noite para o dia após ferver) minimizaria os efeitos secundários. Já para tem água tratada com hipoclorito, usar os anticloros e arcar com a salinidade extra.

Acredito que resumindo a história água destilada (comprada) e água da chuva são melhores que água tratada com gás cloro e por último as tratadas com hipoclorito. E a água da chuva é facil de pegar, mesmo quem mora em prédio é só ir até a calha e deixar um balde lá. Só vai uma dica sobre a água da chuva que é evitar pegar a água da primeira chuva depois de um período de seca muito grande. Essa água lava a atmosfera que é cheia de poluidores que a deixam ácida. E ela fica MUITO ácida mesmo, pode ser prejudicial para suas PCs menos resistentes.

Até mais


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

na vdd você acabou de explicar o pq ela e tão boa heh... eu sabia que um químico aqui ajudaria muito heh vlw amigo

PC em geral gostam do ACIDO, a turfa por exemplo tem PH na faixa de 3, musgo um pouco mais, pensando por esse lado jogar uma agua mais acida so iria ajudar a não lavar e mudar esse PH, eu pessoalmente evito apenas pegar a primeira água q cai da calha pelo fato q ela costuma vir cheio de sujeiras, de coco de pássaros a terra depois dessa ja encho meu balde...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Aproveitando esse tópico, cada região além do cloro tem outros elementos dissolvidos.
Aqui na minha região a água vem com tantos sais que acabam entupido o cano do chuveiro.

Pesquisando achei o produto abaixo no ML. A pergunta. Dá para acreditar nele?

Abraços,

Paulo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 9372336363


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu não compraria não amigo. mas será bom amigos de aquarismo e outros lhe responderem.

eu ao invés de lhe passar incentivo, lhe jogo banho de água fria. assim não dá, né.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu: 29 Jan 2019, 14:45 eu não compraria não amigo. mas será bom amigos de aquarismo e outros lhe responderem.

eu ao invés de lhe passar incentivo, lhe jogo banho de água fria. assim não dá, né.

Meu amigo, foi justamente por isso que postei. Primeiro eu preciso de opiniões e depois de $$$$$$. :mrgreen:

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem