Que inseto é este?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Que inseto é este?

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos do fórum, desta vez sou eu quem precisa da ajuda de vocês. Meu irmão planta tomates e o cultivo dele está sendo atacado por este inseto:

[img]http://imageshack.us/scaled/landing/191/1005610t.jpg[/img]

Se possível poderiam identificá-lo, para que eu possa saber com que estou lidando.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Olá, Rodrigo

andei olhando alguma coisa sobre pragas esses dias e acho que esse besouro pode ser o mesmo que encontrei nessa página. Dê uma olhada. Ele se apresenta em várias cores diferentes: https://cultivehortaorganica.blogspot.c ... as_27.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Essas pragas são uma praga mesmo : diablo :


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Quando plantamos tomates aqui é a mesma coisa, deve haver algum inseticida específico para estes insetos pois pelo visto são famosos em atacar os pés de tomate. Eu capturo eles e jogo dentro das nepenthes :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Caio, muito obrigado pela ajuda. Pelo que li no blog, esta praga e comum em todo o Brasil e pode ser combatida por inseticidas naturais. Isso é bom pra mim, uma vez que abomino pesticidas químicos. Há inclusive algumas receitas no site.

Felipe, quer dizer que por aí também há está praga. E eu pensando que fosse um problema local. Bom, como dito acima, vou me valer de um inseticida natural e ver se consigo exterminar/rechaçar esta praga do cultivo de tomates do meu irmão.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Parece aqueles besouros que chamamos de 'maria fedida'. É um inferno esse bicho.

Pode ser utilizado o óleo de Neem.
Também é recomendado plantar o tomateiro junto de outras plantas que espantam essas pragas, tipo Sálvia e outras.

Desejo boa sorte.

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Felipe, quer dizer que por aí também há está praga. E eu pensando que fosse um problema local. Bom, como dito acima, vou me valer de um inseticida natural e ver se consigo exterminar/rechaçar esta praga do cultivo de tomates do meu irmão.
E se mexer com eles, eles ficam furiosos. É realmente uma praga indesejável e deve ter por todas as partes.
Boa sorte na eliminação deles : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, valeu pela dica vou testar o óleo de neem e ver se resolvo o problema do meu irmão.

Felipe, obrigado pela força.

Obs.: Segundo as informações disponibilizadas pelo forista Caio Lima, esse bicho não é um percevejo e sim uma "Vaquinha", besouro que possui várias espécies e cores e é considerado uma praga em todo o território nacional, pois além de consumir as folhas das plantas, é transmissor de vários tipos de fítovírus.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem