Substrato em plantas compradas

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Substrato em plantas compradas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Vou pegar o gancho de outro tópico e comentar sobre a experiência que tive ontem com substrato em plantas comercializadas.

Vamos lá, minha primeira nepenthes foi uma N. Xwrigleyana que comprei no Ceagesp aqui em Sorocaba em outubro/2009. Vejam o estado dela quando chegou aqui.
[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... ep1/n1.jpg[/thumbnail]

Eu disse acima que foi, porque para quem não sabe ela deu um broto basal bem forte e da planta mãe eu fiz 4 estaquias, mas precisei viajar e as estaquias morreram por falta de agua em setembro/2011.

O broto se desenvolveu bem forte, começou a dar jarros a poucos meses e nasceu um outro broto basal, vejam as fotos. A ultima é um close do broto basal. Fotos tiradas hoje, agora no inicio da noite.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=395[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=396[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=397[/thumbnail]

Bom, e aonde entra a história do substrato? Num outro tópico em que um colega comprou uma dionaea recomendamos a troca do substrato. Como tenho umas seedlings de dionaea que deu alga resolvi transplantar uma dionaea e ver com ela se porta e por tabela resolvi também transplantar a minha nepenthes. Isso foi ontem a noite.

Como em todo preparo de substrato deixei o sphagnum ferver por horas, não uso panela de pressão, para a dionaea usei sphagnum puro. Para a nepenthes usei 60% de sphagnum, 20% de perlita, 15% de bolas de cerâmica e 5% de carvão. O padrão que uso para todas a nepenthes que tenho. Por cima eu deixo uma camada de sphagnum puro.

Depois de preparado o substrato para a nepenthes comecei a fazer o transplante e não acreditei no substrato com o qual ela me foi vendida.
Acreditem se quiserem, era uma mistura de fibra de coco com terra, isso mesmo terra, além disso haviam cacos de material de construção, torrões de terra, pedaços de plástico, pedaços de madeira e sei lá mais o que.

Fiquei impressionado porque temos tanto cuidado no preparo do substrato e acabo encontrando tudo isso e
olhando fotos verão que a planta está forte e saudável.

É isso aí,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Olha Paulo, vamos dizer a verdade, mimamos demais nossas plantas, concorda?
Todos temos oc ostume de sempre ir pelo melhor substrato, melhor água, melhor...
Por exemplo, desde que comecei com as pcs (inclusive, uma nepenthes) usei o substrato mais básico, e errado que existe, fibra de coco + sphagnum, pois quando comprei (Não especificarei o site e o vendedor) dizia que era o substrato ideal para as plantas carnívoras.
Hoje, a minha planta, nepenthes Spp. Spotted está com +60 centímetros, já deu brotos basais, e está linda. Não só como a Spp. Spotted, a X Emarenne encontra-se no mesmo substrato, pois comprei na mesma época. A X Emarene, está grande, cheia de folhas, armadilhas se desenvolvendo bem, devagar devido ao calor, mais bem, no mesmo substrato, Fibra de coco + Musgo, com pra de 5 brotos e tals... Enfim.
Por mais que muitos dizem que isso é errado, tenho a péssima mania de seguir meu cultivo. Se deu certo antes, vamos testar, afinal, tudo tem as experiências como base, certo? Fora que as plantas, com o tempo, se adaptam ao ambiente em que vivem.
Outro exemplo é minha madrinha, que tem a Neph X Emarene e a Spp. Spotted, ambas doadas por mim, e ela molha com a água direto da torneira, sem nenhum cuidado específico, já eu tenho medo, e uso água filtrada, ambas as plantas em excelente estado.
E pra fechar, outro exemplo, eu raramento borrifo minhas nepenthes, pois não fico em casa, pelo menos não antes das 18:00hs. Alguns amigos meus, borrifam as plantas 8, 9 vezes por dia, já eu não tenho tempo para isso, e minhas plantas vão muito bem, principalmente minha nepenthes.
O que quis dizer com tudo isso:
Muitos cultivadores não questionam o cultivo, e as regras estabelecidas pelos outros.Claro, não digo que seja errado, não, mais muita gente segue exatamente o cultivo dos outros sem ao menos parar para pensar no que pode fazer em seu próprio cultivo, um exemplo bom disso é meu amigo que criar árvores e melancias em vasos e jardineiras, e nunca teve problemas.
Bom, minha opinião.
Abs, Gabriel Ribeiro.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pôxa que lixo de substrato heim Paulo! :shock:

Ainda bem que trocou ele, ótima atitude, parabéns!
Agora a nep vai se desenvolver com mais vigor. É por isso que sempre orientamos a troca do substrato.

Sabemos que para 'baixar os custos' muitos cultivam e comercializam suas plantas em substrato 'FREE', terra misturada a folhas e galhos em decomposição. Essa é a verdadeira razão (margem de lucro) de sempre encontrarmos pcs envasadas em substrato vagabundo. Para o comércio, a planta deve durar o suficiente para ser vendida e não para viverem eternamente. Tanto é que os próprios vendedores fazem que não sabem, ou não querem saber de como cultivar da maneira correta. Muitas de nossas pcs 'resistem' bem plantadas em terra, mas não vão viver todo o tempo que viveriam se estivessem plantadas em um substrato correto e limpo (sphagno).

Gabriel, entendo seu ponto de vista, mas penso que uma planta que levou milhares de anos para se adaptar as condições de um ambiente 'pobre' não se adapte a um cultivo 'rico' em tão pouco tempo.
Vai sobreviver em um 'substrato estranho e naturalmente contaminado?' Provavelmente sim, mas por quanto tempo?
Espécies puras de nepenthes tem suas raízes muito delicadas e uma vez plantadas em terra queimariam as raízes por causa dos nutrientes contidos nela.

É fato que o cultivo de nossas plantas em um ambiente limpo, livre de patógenos, de sujeira e de possíveis competidores prolonga a vida da planta. : joia :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu acho que se basear em algo que dá certo é hiper necessário, não só no cultivo das plantas carnívoras, mas em qualquer outra coisa que você faça.
Hoje em dia temos informação suficiente para não cometer esses equivocos, acho que não vale a pena arriscar o certo pelo duvidoso. Se nós temos a possibilidade de fornecer o melhor para as plantas, pra que fazer diferente?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bom ter relatado isso Paulo, a questão do substrato se for terra mesmo pode ter sido alguma terra sem adubo sei lá, mas o fato que achei interessante estes dias quando fui replantar uma planta que eu mesmo havia plantado para meu vizinho foi de que pensei que a planta havia sido plantada na terra. Me lembro que ultilizei fibras de xaxim um pouco de sphagnum (pois estava escaço) e quase 2 sacos inteiros de pó de coco. O dito pó de coco depois de um bocado de tempo lá se decompondo no substrato quando retirei tudo aqui jurei que era terra, saia uma água marrom escura na lavagem do substrato.
Podemos nos confundir fácil que é terra, mas acho bém mais provavel de ser pó de coco que ultilizam nas nepenthes.
A nepenthes do meu amigo ia muito bem no substrato de quase puro Pó de coco.

Bela atitude de trocar o substrato dela Paulo, está lindona a planta. Acho que um vaso maior iria bém, mas como quer compactar seu cultivo acho que já é suficiente um substrato novo para ela no vaso menor.

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

1o. O que achei no substrato era terra sim e não casca de coco decomposta, tinha até uns torrões de barro.

2o. O que mais me impressionou foi a quantidade de lixo no meio do substrato.

Quanto ao uso de terra estou em cima do muro. Vejam que no habitat natural das pc´s tem terra e elas se desenvolvem muito bem. O que acontece é que a terra é muito pobre em nutrientes e por isso são carnívoras.

O que procuramos é criar um substrato pobre em nutrientes e existem diversas composições para isso e muitas vezes o que dá certo com um cultivador não dá certo com outro.

Pelo sim pelo não, eu vou continuar a usar a composição que aprendi no fórum e tem dado certo com minhas carnívoras.
Não vejo problemas em alguém fazer experiências com substrato usando terra muito pobre (se conseguir achar), só que para isso vai precisar fazer um bom estudo da composição dessa terra.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pois é Paulo, sempre pensei em pegar estas terras de barrancos, cultivar estes musgos que crescem por lá mesmo e jogar umas sementes de PCs por cima para ver como que o negocio fica... Fora que o vasinho deve ficar bem bonito e diferente :P .
O que realmente intereça no final das contas é o substrato não ter adubo nem sal nem nada que prejudique a planta.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Miele
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Mar 2012, 14:25
Localização: bahia

Mensagem por Miele »

olá, estou meio desligado do fórum, más como disse meu pai trabalha com floricultura, e replantar pcs e inviável, faz tempo que ele não vende pcs, más ele me disse que nunca vinha sem terra e quando ficava alguma por um tempo maior ele acabava morrendo principalmente quando pegava insetos, as armadilhas apodreciam, os produtores se preocupam basicamente com os ganhos (lucros) e esquecem de cuidar do bem estar da planta, ainda não tenho pcs más como, criador também mimo minhas plantas. :roll:


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

MarcielS escreveu: penso que uma planta que levou milhares de anos para se adaptar as condições de um ambiente 'pobre' não se adapte a um cultivo 'rico' em tão pouco tempo.
Marciel, não digo é correto o uso de terra no substrato, muito pelo contrário, discordo totalmente com o uso de terra ou adubo, pois isso com certeza irá matar a planta, e quando digo adaptar, quero dizer que é como quando compramos uma planta nova, e ela se adapta ao ambiente, e não do processo de evolução da planta.
MarcielS escreveu:Vai sobreviver em um 'substrato estranho e naturalmente contaminado?' Provavelmente sim, mas por quanto tempo?
Isso é apenas o senso de cada um. Quanto melhor as condições, melhor será o desenvolvimento. Quando não há o melhor disponível, o jeito é apelar para os outros acessórios. Evidentemente, não terá o mesmo efeito que os componentes de melhores qualidade, mais antes o menor custo que manterá a planta, ao que matará a mesma, certo!?
MarcielS escreveu:Espécies puras de nepenthes tem suas raízes muito delicadas e uma vez plantadas em terra queimariam as raízes por causa dos nutrientes contidos nela.
Terra não é uma opção em nenhum caso.
Abs.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

g_Ribeiro escreveu: ...Marciel, não digo é correto o uso de terra no substrato, muito pelo contrário, discordo totalmente com o uso de terra ou adubo, pois isso com certeza irá matar a planta, e quando digo adaptar, quero dizer que é como quando compramos uma planta nova, e ela se adapta ao ambiente, e não do processo de evolução da planta...
Gabriel, eu entendi sua mensagem. 8-)

A minha preocupação com esse tipo de afirmação é relativa a interpretação que os novos cultivadores podem ter do comentário.
Alguns mais desavisados (acomodados) e com menos propensão a leitura, podem entender que a utilização de um substrato adequado não seja tão importante assim.

: joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem