Há 3 anos atraz...foi quando comecei meu cultivo de plantas carnívoras...eita tempos kkk..
Eu era curioso, sempre fui, apaixonado por coisas exoticas que não é tao facil se ver por ai...eu sempre me perguntava se realmente existiam plantas carnivoras ate que certa vez, por curiosidade pesquisei na internet e vi lá suas fotos, eu nao acreditei quando vi que realmente eram reais e fui lendo cada vez mais sobre elas kk...e um dia disse assim para minha mãe: ''mãe depois me dá uma planta carnivora???'' kkkk... e ela disse com tom de humor ''kkk':
''Sim se eu encontrar por ai alguma eu compro para voce...'', depois de um tempo minha mae me dá a noticia que viu em uma floricultura uma planta carnivora, que a moça disse que era carnivoras mas nao sabia o nome...eu fiquei todoo feliz, fomos lá e buscamos a planta, assim que eu á vi fiquei fascinado com o exoctismo daquela planta e seus jarros dependurados...pagamos 25,00 na planta, que depois pesquizei e descobri que se tratava de uma Nepenthes alata...dai comecei a pesquizar mais, porem não o suficiente, fui parar em um sait ...onde comprei uma Drosera spatulata depois de um tempo recebi a planta e outra bde brinde, fiquei muito feliz, já eram tres plantas que queria muito!! Então resolvi mudalas de vasos, pela minha falta de experiencia, e com ajuda de minha mae que tmbm nao tinah experiencia, compramos dois vasos desses para plantas grandes bem fundos..uns 30 cm fundura, largura..( grande...) coloquei poedaços de pedras adubos, pó de coco areia....e plantei as plantinhas cada uma em um vaso destes kkk...depois foram definhando...definhando...e morrendo..foi uma tristeza imenssa...ate minhas Droseras morreram esverdeadas e feias...e minha enpenthes alata durou mais..mas nunca deu se quer um jarro no meu cultivo nakela epoca...ai deixei ela dentro de casa pindurada na parede do meu quarto, ate que ela se foi aos poucos...entao muito chtaedo decidi parar de cultivar..mas então minha mãe me deu força...e entao aquilo me deu animo novamente, peasquizei mais e mais, ate achar um forum chamado Plantas Carnivoras BR..lá aprendi coisas como substratos adequados, etc tamanhos dos vasos, e tal..aten que vi onde eu estava errando e começei novamente!...procurei com esforço pelo tal musgo sphagnum ate que encontrei, e ate hoje compro neste lugar..comprei sementes aos montes plantas novas e minah primeira Dionaea...fiz tudo correto, ao meu ver as plantas viveram bem e cresceram bem deram sementes...e se foram..mas quando se foram as sementes delas eu ja havia plantado e ja haviam germinado..e meu cultivo estava crescendo e evoluindo....ate que conheci este forum, o Carnivoras.com e aqui estou até hoje, meu cultivo evoluiu muito, compleot cerca de 3 anos de cultivo e amor pelas plantas carnivoras...já as encontrei ate em habitat oque na primeira vez, foi algo incrivel para mim...e por ai vai muita historia kk...minha mãe me ajudou muito e me ajuda até hoje...ela dis que as plantas são mais dela que minhas que quando eu viajos elas ficam ate mais bonitas..e sinceramente eu acredito nisso tmbm...minha mãe leva jeito com as carnivoras, é como se eu e ela cultivassemos juntos

NJos ultimos tempos quase não tive nenhuma perda de plantas...e elas se multiplicam cada vez mais, pessoas como Léo leonelo, Bruno Millan , Felipe Steintaler, Roberta Duval, são pessoas que tmbm em ajudaram muito no meu cultivo,

e a quem sou grato por longo tempo,...pretendo que esse vicio do bem e gostoso com essas plantas esteja comigo ate a hora final, e que eu descubra muitos outros hobies e aventuraras para entrar de cabeça como essa, e desejo isso a todos que tmbm acham que vale a pena...Grande abraço, espero que não tenha falado muito kk