Areia liberando algo alaranjado

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Areia liberando algo alaranjado

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal. Recentemente percebi que nos vasos em que uso a areia de construção, a água está com uma cor laranja.
Fica uma espécie de pó no fundo dos recipientes. O que pode ser? É prejudicial às PC's?

Imagem


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Oi Cau, eu acredito que pode haver um pouco de terra misturado na areia.
A areia de construção é obtida dos leitos de rio e muitas vezes vem com lama e outras impurezas junto. Ela passa por processos de lavagem e decantação para retirar as impurezas como terra, pedras entre outros. Mas pode ter acontecido de areia que você pegou, estar contaminada com mais terra do que o normal. E essa terra está sendo “lavada” quando é realizada a rega das suas plantas colorindo a água que sai do vaso.
Esse é meu melhor palpite hahaha :mrgreen: . Outra possibilidade é que no meio do substrato das suas plantas tenha algum componente com tanino (casca de pinus, chips de coco, pó de coco, fibra de coco). O tanino deixa esse tom avermelhado na água.
Cau foram as duas possibilidades que pensei, mas acredito que suas plantas ficarão bem.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Arthur Vinicius escreveu:Oi Cau, eu acredito que pode haver um pouco de terra misturado na areia.
A areia de construção é obtida dos leitos de rio e muitas vezes vem com lama e outras impurezas junto. Ela passa por processos de lavagem e decantação para retirar as impurezas como terra, pedras entre outros. Mas pode ter acontecido de areia que você pegou, estar contaminada com mais terra do que o normal. E essa terra está sendo “lavada” quando é realizada a rega das suas plantas colorindo a água que sai do vaso.
Esse é meu melhor palpite hahaha :mrgreen: . Outra possibilidade é que no meio do substrato das suas plantas tenha algum componente com tanino (casca de pinus, chips de coco, pó de coco, fibra de coco). O tanino deixa esse tom avermelhado na água.
Cau foram as duas possibilidades que pensei, mas acredito que suas plantas ficarão bem.
Agradeço pela sua análise Arthur!
Pode ser somente sujeira então, já que aqui não uso os derivados de côco com areia.

Pensei que poderia ser algum composto com ferro, mas acho que estou viajando

Sent from my Redmi 8 using Tapatalk



"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Mensagem por BlitzGod »

CauPlantas escreveu: 27 Jun 2021, 18:27
Arthur Vinicius escreveu:Oi Cau, eu acredito que pode haver um pouco de terra misturado na areia.
A areia de construção é obtida dos leitos de rio e muitas vezes vem com lama e outras impurezas junto. Ela passa por processos de lavagem e decantação para retirar as impurezas como terra, pedras entre outros. Mas pode ter acontecido de areia que você pegou, estar contaminada com mais terra do que o normal. E essa terra está sendo “lavada” quando é realizada a rega das suas plantas colorindo a água que sai do vaso.
Esse é meu melhor palpite hahaha :mrgreen: . Outra possibilidade é que no meio do substrato das suas plantas tenha algum componente com tanino (casca de pinus, chips de coco, pó de coco, fibra de coco). O tanino deixa esse tom avermelhado na água.
Cau foram as duas possibilidades que pensei, mas acredito que suas plantas ficarão bem.
Agradeço pela sua análise Arthur!
Pode ser somente sujeira então, já que aqui não uso os derivados de côco com areia.

Pensei que poderia ser algum composto com ferro, mas acho que estou viajando

Sent from my Redmi 8 using Tapatalk
Se considerar a areia suja um problema. Você pode lavar ela quando for montar outros vasos. Basta apenas mergulhar ela na água várias vezes até chegar ao ponto da água que você jogar fora sair cristalina.
O vídeo abaixo é sobre o tratamento da areia de construção para aquários, mas também serve neste caso:


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Já observei muitas vezes no musgo mesmo uma cor alaranjada similar a cor de cobre em vasos com musgos velhos.
Ainda não consegui concluir do porquê dele... só acredito pelo menos aqui ser muito prejudicial.
Já desconfiei até de musgo invadido por blood worms ficarem com essa aparência(só teorias).
Pensei em fazer testes de PH na água da bandeja...
Ainda nada concluído 🤔😑


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o substrato tem a composição de areia comum de construção? essa, por mais lavada ficam minúsculos formações escuros e vai saber se não tem ferro lá ou algo que ocasione isso.

vi comentários tbm de sphagnum,

sei lá, talvez um aviso de troca de substrato?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Sim, é possível que possa ser o musgo também. Observo aqui que os meus vasos mais antigos tem essa cor alaranjada também, só que mais relacionada com a areia. Porém as plantas parecem saudáveis. (Com exceção de uma intermedia que não sei se murchou por dormência ou outra coisa)

Neste caso, era um vaso novo que eu tinha preparado e logo começou a soltar esse alaranjado. Estou com receio disso pois fiz transplante de seedlings e logo morreram. Pensei que a areia podia ser um fator ou mesmo um estresse muito grande que eu causei nas raízes.

Vou tentar fazer a troca de substrato e tratar melhor essa areia. Se persistir, talvez seja melhor investir em areia de filtro de piscina.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem