Plantas Carnívoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Plantas Carnívoras

Mensagem por briancarnieri »

Plantas carnívoras

Um dia estava passando por uma floricultura com alguém da minha família, me interessei e pedi uma planta carnívora.. era uma Dioneia.

Fui pesquisar sobre elas para saber mais sobre. Achei magnifico que essas espetaculares e interessantes plantas, por terem um solo pobre em nutrientes, passam a busca-los nos insetos!!!

Também descobri a existência das outras espécies..

Nepenthes (lembra da equipe Rocket do Pokémon? Eles tinham um pokemon que era uma! o Victreebel vivia engolindo eles rsrs)

Imagem

Droseras que são minhas favoritas.. fico encantado com as gotículas nas pontas de finos pelinhos, dependendo de como a luz bate parece Glitter!
Sarracenia, Pinguicula, etc…

Tive uma conta que perdi acesso aqui no fórum que perdi acesso, acredito que era algo como Brian_Loko pois encontrei escrito em envelopes preparados para o sistema de trocas. Uma vez até recebi uns tenébrios molitores, usava as larvas para alimentar a Dio.

Porém, mesmo tendo a conta, ao invés de pesquisar e analisar como a planta vive in natura para replicar suas condições, ouvi minha Avó quanto a rega então molhava elas apenas 1x na semana.. Rega essa que seria para plantas com terra, não as carnívoras que vivem em solo encharcado. Sendo assim, minhas plantas secaram e eu por alguns anos mesmo admirando, vendo coisas sobre online, fiquei sem cultivar.
Os tenébrios, alguém derrubou o pote deles, espalhando-os pela casa e me proibiram de criar lá :p

Depois de um tempo, em 2016 comprei da loja Carnivora Shopping um exemplar de Nepenthes Sp Spotted e também um Kit contendo musgo sphagnum, perlita expandida e sementes de diversas Carnívoras, dentre elas uma espécie de Dioneia e duas de Droseras.

https://www.carnivorashopping.com.br/

Quando chegou eu simplesmente dividi o vaso da Nep com marcações e coloquei as sementes das Carnívoras nele.. Não sei se foi por não ter deixado água no pratinho (molhei em cima e talvez as enterrei) ou se as sementes já estavam inviabilizadas mas nenhuma delas germinou, infelizmente.

Dura e finalmente aprendi a deixar a água no pratinho. :P

Ainda tenho essa Nepenthes, está aqui na casa da minha família (fica a 2 quadras do meu atelier) deixo na frente de onde tomamos banho, então tem uma umidade relativa extra pra ela no ar. Tinha em torno de 12 jarros mas devido eu ter viajado e minha tia não ter molhado direito eles secaram. Mas causou alguns brotamentos no Caule e parece ter sido bom pra ela se renovar, agora está com essa armadilha pequena e crescendo mais.. parece que deu uma renovada.

Imagem

Imagem

Recentemente passando por uma banquinha na rua XV, comprei uma Drosera (ainda não identifiquei qual espécie dela). Lembrando que são minhas favoritas, voltou toda vontade de cultivar, pesquisar, entrar no blog e fazer acontecer! Particularmente estou louco para participar do banco de sementes :)

Já que minha Drosera (um vaso com várias delas) que chamo de planta mãe, dá muitas hastes florais, tenho muitas sementes!

Imagem

Imagem

Imagem

Já fiz mudas a partir da germinação das sementes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Essas só caíram ali, germinaram naturalmente.

Também de Leafcuts:

Imagem

No momento, estou testando Vermiculita para germinação.

Imagem

Decidi que além de cultivar vou vender algumas plantas, vocês sabem sabemos o trabalhão que dá e que podemos nos valorizar! Esse é meu primeiro vaso, cobrei R$ 20 reais por ele :3

Imagem

Depois também comprei uma Dio. na mesma banquinha, também sem saber a subespécie.

Imagem

No momento tenho:

Nepenthes SP Spotted
Dioneia (?)
Drosera (?)

Abraços, Brian Cristian :)


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Bem vindo Brian : joia :
É muito bom ver que está voltando! Parabéns pelas plantas.
Sobre as id's, a drosera parece ser intermedia e as Dioneias sem prévia identificação são tomadas como típicas mesmo.

Boa sorte no cultivo!


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

Oi, briancarnieri !

Uau, muito bonito o detalhe do jarro da sua Nep!!

Concordo com o CauPlantas, as outras plantas parecem ser uma drosera intermedia e uma dio típica. Estão muito bonitas!

Se você tiver uma lente macro, pode verificar o formato e a textura das sementes e comparar com as desse site:

http://www.honda-e.com/A04_Seed%20Libra ... rary02.htm


Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Colheita de hoje!ImagemImagemImagem

Enviado de meu motorola one fusion usando o Tapatalk



Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Já faz um mês e meio.. que adquiri novas carnivoras já adultas!! Agora elas também compõem minha Growlist ImagemImagem

São essas espécies de Droseras:

Adelae
Capensis Alba
Capensis Típica
Filiformis típica
Affinis

Chegaram com pulgões, folhas mortas e mais fraquinhas, já dei conta disso tudo podando e desinsetizando.

A Capensis alba foi/é a que mais cresceu e que tem mais vigor, já a affinis mais fraquinha e a Adelae deu uma secada, não sei se essa espécie sofre com o sol ou é algum tipo de hibernação com o inverno e frio chegando.. pois aqui em Curitiba já tem feito bastante frio principalmente a noite.

Elas tbm vieram com alguns bichinhos no musgo que ainda não consegui identificar, não sei se são benéficos ou não!

Seguem fotos de quando chegaram e agora:

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu motorola one fusion usando o Tapatalk



Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Parabéns pelas novas plantas Brian!

As adelaes ficam menores e mais vermelhas com exposição solar forte. Se deixar com sol da manhã ou somente claridade ficam maiores e mais verdes.

Boa sorte

Sent from my Redmi 8 using Tapatalk



"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem