Resposta do vendedor sobre a dormência da PC
- flp010
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradecimentos: 60 vezes
A planta chegou hoje mas não tinha ninguém em casa para receber, mais um dia de estresse para ela, amanhã deve chegar cedo quando estou em casa então vou postar fotos.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Paulo escreveu:Discordo totalmente do tal hobbysta profissional. Claro que existem modificações feitas por humanos em que uma planta foi dominada, exemplo é o milho. Mas quanto tempo isso deve ter demorado.
Se tivéssemos conseguido as primeiras plantas há muito tempo e não houvesse entrado novas plantas nesse período, talvez elas já estivessem parcialmente domadas e climatizadas.
Mas veja, com a abertura dos portos toda hora chegam novas sementes e plantas vindas do hemisfério norte e aí nunca conseguiremos doma-las.
É como eu disse, o Brasil não tem oliveiras por causa da falta de frio.
Rapaz, da uma olha na MP que te enviei que aí tu entenderá o que disse. Agora, quanto as oliveiras há um projeto de aclimatação/melhoramento genético sendo desenvolvido pela Embrapa que visa possibilitar o cultivo desta árvore nas terras brasileiras, em regiões montanhosas (MG) e no Sul do Brasil
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Rodrigo,
Eu li sua mp e depois vou te responder.
Agora quanto a isso aqui.
Mas voltando é como eu disse anteriormente, se não fosse o ingresso de novas sementes e novas plantas até que já poderiam ter sido domadas.
Agora veja só, além de um inverno mais rigoroso e bem definido que o nosso tem que levar em conta que também é invertido.
De qualquer forma pela pouca experiencia que tenho, penso que qualquer experimento seja valido e precisa ser divulgado.
Abraço,
Paulo
Eu li sua mp e depois vou te responder.
Agora quanto a isso aqui.
É um projeto tão antigo que somente agora vão começar a fazer os primeiros testes a nível comercial e isso com muita tecnologia. Praticamente desde o final do século 18 tenta-se cultivar oliveira no Brasil.Agora, quanto as oliveiras há um projeto de aclimatação/melhoramento genético sendo desenvolvido pela Embrapa que visa possibilitar o cultivo desta árvore nas terras brasileiras, em regiões montanhosas (MG) e no Sul do Brasil
Mas voltando é como eu disse anteriormente, se não fosse o ingresso de novas sementes e novas plantas até que já poderiam ter sido domadas.
Agora veja só, além de um inverno mais rigoroso e bem definido que o nosso tem que levar em conta que também é invertido.
De qualquer forma pela pouca experiencia que tenho, penso que qualquer experimento seja valido e precisa ser divulgado.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
tá bonita,
penso q pouco a pouco com o sol, ficará mais. abç

penso q pouco a pouco com o sol, ficará mais. abç
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bacana! Parabéns!
Pelas imagens, está bem saudável. Forneça bastante insolação e umidade.
Abç
Pelas imagens, está bem saudável. Forneça bastante insolação e umidade.

Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
A planta esta bonita, penso eu que a dormência por este ano pode ser deixada de lado. Preocupe-se com isso no ano que vem e curta o desenvolvimento de sua PC
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Father_Time
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradecimentos: 17 vezes
- Contato:
Fala Paulão! E aí pessoal, tudo em paz?! Só apareço aqui para responder, né? Realmente estou num débito grande com a comunidade!Paulo escreveu:Rodrigo,
Discordo totalmente do tal hobbysta profissional. Claro que existem modificações feitas por humanos em que uma planta foi dominada, exemplo é o milho. Mas quanto tempo isso deve ter demorado.
Se tivéssemos conseguido as primeiras plantas há muito tempo e não houvesse entrado novas plantas nesse período, talvez elas já estivessem parcialmente domadas e climatizadas.
Mas veja, com a abertura dos portos toda hora chegam novas sementes e plantas vindas do hemisfério norte e aí nunca conseguiremos doma-las.
É como eu disse, o Brasil não tem oliveiras por causa da falta de frio.
Paulo

De fato, o tal vendedor e hobbysta profissional sou eu, o Gino do plantascarnivoras.com.br! =)

A propósito, temos realizado diversas exposições e trabalhos com a comunidade por aqui! Convido vocês a acompanharem as fotos dos últimos eventos! Estão muito legais!
Essa questão de dormência sempre incomoda um pouco, né? Mas como vendedor e, acima de tudo, com o compromisso que tenho com os exemplares que cultivo, realmente tenho a obrigação de passar minha experiência para o cliente e minhas recomendações também.
Não tenho experiência com oliveiras, embora tenha parentes no Sul que as cultivem e, quem sabe um dia, tenhamos condições de arriscar algumas experiências no centro-oeste. No caso destas e de outras plantas, não estamos falando de dormência, mas sim, de condições ideais de cultivo e, neste caso, de fato, o frio não é apenas um fator sazonal. Da mesma forma, não seria oportuno lançar um pinguim numa panela de pressão e dizer que a natureza fará o seu trabalho. É certo que o animal terá problemas e, tanto um quanto o outro (oliveira e pinguim) precisam de temperaturas corretas para viver.
Com relação às Dionaeas, especificamente, a planta mais antiga que tenho está comigo há 6 anos (ou algo bem próximo disso) e nunca viu uma geladeira em sua vida. O mesmo ocorre com tantas outras, de tantos outros locais que já vendi. Tenho criadores em Belém do Pará, que compraram do site, e outros em locais ainda mais quentes. Essas plantas ainda não passaram por dormência induzida e estão muito bem mesmo! Conversei com cultivadores de outros países, produtores e mesmo colegas da Embrapa. Fiz um benchmarking com eles há alguns meses, não sobre PCs, mas, enfim, tive oportunidade de abordar o tema. A dormência aqui ocorre em várias estações do ano, como já relatei em alguns posts semelhantes a esse. Há uma Dionaea low Giant que tenho há anos e que só entra em dormência em Dezembro/Janeiro, quando a média em Brasília está acima dos 28°. Enfim, considerando a experiência que tenho, sinto-me seguro para dizer que, de fato, a geladeira é dispensável sim. Caso algum amigo queira conferir pessoalmente, longe dos livros, meu viveiro está de portas abertas quando quiserem e será um imenso prazer recebê-los aqui, com direito a churrasco e cerveja artesanal (para os maiores de 18).

Longe de mim querer ser o portador da "verdade", nada disso. Apenas realmente sinto-me na responsabilidade de compartilhar as informações que tenho dos exemplares que comercializo e produzo e também da experiência que adquiri ao longo de tantos anos comercializando e propagando estas plantas. Sempre com respeito às opiniões divergentes e sem qualquer tipo de arrogância, é uma grande satisfação ajudar, sempre.

Abraços!

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Gino,
Meu irmão, realmente você está em falta com o fórum, pois seria ótimo contar com seus conhecimentos.
Esse lance da dormência no frio já deu muito o que falar por aqui e sempre é indicado colocar as plantas na geladeira, tem tópico e mais tópico sobre isso por aqui. E aí aparece uma informação nova dizendo que o frio é desnecessário, para mim foi uma tremenda surpresa, principalmente quando não foi informado de onde provinha tal informação.
Então agora eu fico na duvida se certas pc´s, como a que descreveu que entra em dormência no verão, estão na mesma categoria de algumas plantas frutíferas que conheço. O caqui que dá frutos no inverno e perde as folhas na primavera/verão, a tangerina e laranja para fazer doce que não perdem as folhas, mas dão frutos no inverno. Esses são alguns exemplos de plantas do hemisfério norte que não estão nem aí para a necessidade do frio, mas mantém as características genéticas das estações do ano originais.
Mas a dormência não o único paradigma a ser quebrado, temos alguns exemplos, o Marciel que está cultivando nepenthes em água, a composição de substratos, a necessidade de estratificação, etc.
O importante em todos esses tabus é que quando alguém apareça com uma novidade seja mencionado a fonte.
Abraço,
Paulo
Meu irmão, realmente você está em falta com o fórum, pois seria ótimo contar com seus conhecimentos.
Esse lance da dormência no frio já deu muito o que falar por aqui e sempre é indicado colocar as plantas na geladeira, tem tópico e mais tópico sobre isso por aqui. E aí aparece uma informação nova dizendo que o frio é desnecessário, para mim foi uma tremenda surpresa, principalmente quando não foi informado de onde provinha tal informação.
Então agora eu fico na duvida se certas pc´s, como a que descreveu que entra em dormência no verão, estão na mesma categoria de algumas plantas frutíferas que conheço. O caqui que dá frutos no inverno e perde as folhas na primavera/verão, a tangerina e laranja para fazer doce que não perdem as folhas, mas dão frutos no inverno. Esses são alguns exemplos de plantas do hemisfério norte que não estão nem aí para a necessidade do frio, mas mantém as características genéticas das estações do ano originais.
Mas a dormência não o único paradigma a ser quebrado, temos alguns exemplos, o Marciel que está cultivando nepenthes em água, a composição de substratos, a necessidade de estratificação, etc.
O importante em todos esses tabus é que quando alguém apareça com uma novidade seja mencionado a fonte.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
-