Chuva ácida
Se você morar no campo, verá marcas de árvores enfraquecidas e mortas. Se morar na cidade, verá construções de pedra deterioradas, riscos no capô do carro ou grades e estátuas metálicas corroídas. Você pode observar os efeitos da chuva ácida praticamente em todo lugar, mas com a atenção do público e da mídia voltada para a ameaça do aquecimento global, a chuva ácida foi deixada de lado. O castigo do céu parece um problema do século XX - uma questão tratada nas décadas de 80 e 90 pela legislação.
A chuva ácida ocorre com mais freqüência no Hemisfério Norte - a parte mais industrializada e poluída do globo. Os ventos podem soprar os gases das chaminés altas e carregar os poluentes para longe, atravessando estados e fronteiras nacionais no processo. Pode não ter a mesma abrangência global que os gases de estufa, mas é um problema transfronteira, conseqüentemente, internacional.
Também conhecida como deposição ácida, é provocada por emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) de usinas de energia, carros e fábricas. Fontes naturais, como vulcões, incêndios florestais e relâmpagos também contribuem para a poluição feita pelo homem. SO2 e NOx tornam-se ácidos quando entram na atmosfera e reagem com o vapor d'água. Os ácidos nítrico e sulfúrico resultantes podem cair como deposições secas ou úmidas. A deposição úmida é a precipitação: chuva ácida, neve, granizo ou neblina. A deposição seca cai como particulados ácidos ou gases.
O pH da chuva ácida
Os cientistas expressam a acidez da chuva ácida usando a escala de pH. A escala define a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução com base em sua concentração de íons de hidrogênio. Os ácidos possuem uma alta concentração de íons de hidrogênio e um baixo pH. A escala varia de zero a 14, com a água pura a um 7.0 neutro. A maior parte da água, no entanto, não é exatamente pura. Mesmo limpa, a chuva normal possui um pH de aproximadamente 5.6. Isso porque ela reage com o dióxido de carbono na atmosfera e forma o ácido carbônico levemente ácido antes de se transformar em chuva.
A chuva ácida possui um pH de 5.0 ou menos. A maior parte da deposição ácida varia de pH 4.3 a 5.0 - algo entre a acidez do suco de laranja e do café preto. Mas a comparação entre a chuva ácida e os ácidos naturais e seguros pode ser enganosa. Mesmo sendo mais fraca, a chuva ácida destrói os ecossistemas, impedindo o crescimento de plantas sensíveis e matando ovos aquáticos delicados.
Os programas que monitoram a chuva ácida analisam o conteúdo de hidrogênio para determinar o pH. Eles também medem as concentrações atmosféricas de ácido nítrico, nitrato, dióxido de enxofre, sulfato e amônio. Nos Estados Unidos, o NADP (National Atmospheric Deposition Program - Programa Nacional de Deposição Atmosférica) supervisiona a deposição úmida, enquanto o CASTNET (Clean Air Status and Trends Network - Rede de Tendências e Status do Ar Limpo) observa a deposição seca. O monitoramento da deposição ácida ajuda a determinar as cargas críticas, ou a quantidade de poluentes que um ecossistema pode suportar antes de ser prejudicado. As cargas críticas precisas ajudam a estabelecer metas eficazes de reduções do SO2 e NOx.
Ácido Carbônico + Chuva
Na ausência de qualquer contaminante atmosférico, a água precipitada pela chuva é levemente ácida, sendo de esperar um pH de aproximadamente 5,2 a 20 ºC, valor inferior ao que resultaria se a solução ocorresse em água destilada (pH = 5,6) devido à presença de outros compostos na atmosfera terrestre não poluída.[3] Essa acidez natural, apesar de localmente poder ser influenciada pela presença de compostos orgânicos voláteis e de óxidos de azoto gerados por trovoadas, resulta essencialmente da dissociação do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água, formando um ácido fraco, conhecido como ácido carbónico, segundo a reacção:
CO2 (g) + H2O (l) ? H2CO3 (aq)
O ácido carbónico sofre ionização em solução aquosa, formando baixas concentração acidificantes de iões hidrónio:
2H2O (l) + H2CO3 (aq) ? CO32- (aq) + 2H3O+(aq)
A ionização acima referida ocorre tanto nas gotículas de água atmosférica (nas nuvens, nevoeiros e neblinas), na água existente na superfície de gelos ou cristais de neve e ainda no orvalho e na água adsorvida em partículas sólidas em suspensão no ar. É devido a essa multiplicidade de vias de formação que o termo chuva ácida, apesar de muito difundido, deve ser preferencialmente substituído por deposição ácida, já que a acidificação da precipitação, com todas as consequências ambientais resultantes, pode ocorrer na ausência de chuva.
Em resultado dessa acidez natural, o limite para se considerar a precipitação como ácida é em geral um pH inferior a 4,5 (a 20 °C), o que corresponde a precipitação que contém concentrações mensuráveis de um ou mais ácidos fortes e que pela sua acidez causa comprovados efeitos negativos sobre as plantas, os organismos vivos aquáticos e as estruturas construídas e equipamentos com os quais entre em contacto.
Águas das superfícies
As águas das superfícies e seus ecossistemas frágeis talvez sejam as vítimas mais famosas da chuva ácida. A maior parte da precipitação que penetra um lago, rio, canal ou pântano deve primeiro passar pelo solo e infiltrá-lo. Todo solo tem uma capacidade de tamponamento, ou capacidade de resistir às mudanças da acidez e alcalinidade. A capacidade de tamponamento do solo determina a acidez de um corpo de água. Se a capacidade for baixa, ou se tiver chegado ao limite, a chuva ácida poderá passar sem ser neutralizada.
A maioria dos seres vivos vive confortavelmente a um pH quase neutro - longe do pH 7.0, e os organismos delicados começam a morrer. O plâncton e os invertebrados são sensíveis às mudanças de acidez e acabam morrendo primeiro. A um pH 5.0, as ovas de peixes degradam e os filhotes não conseguem se desenvolver. Os peixes adultos e as rãs às vezes podem tolerar a acidez que chegue a pH 4.0, mas eles morrem de fome à medida que suas fontes de alimentos mais fracas morrem. Quando a chuva ácida quebra a cadeia alimentar, a biodiversidade se reduz.
A deposição de nitrogênio da chuva ácida também prejudica as águas costeiras e os estuários. A água rica em nitrogênio suporta o crescimento maciço das algas e sua proliferação. As bactérias decompõem as algas mortas, proliferam-se e absorvem o oxigênio disponível da água. Peixes, moluscos, ervas marinhas e recifes de corais morrem nas águas sem oxigênio e cheias de algas. Os cientistas estimam que de 10% a 45% do nitrogênio produzido pelo homem que chega nas águas costeiras originam-se da deposição atmosférica.
A maioria dos corpos de água ácidos não parece poluída. À medida que a matéria orgânica que decai se assenta, a água acidificada pode parecer clara e azul. Algumas espécies, como junco e musgo, podem se desenvolver em condições ácidas. Mas as verduras e as águas límpidas não suportam ambientes nocivos. Há uma queda da diversidade, e as espécies sem predadores geralmente crescem de modo preocupante.
Fonte: Environmental Protection Agency - (Agência de Proteção Ambiental)
Fonte: ambiente.hsw.uol.com.br
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Chuva
Colaboração de Daniel Souza.
O 'pH' da chuva ácida
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Mensagens: 8608
- Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
- Localização: São Paulo - São Paulo
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
O 'pH' da chuva ácida
Editado pela última vez por MarcielS em 27 Jan 2011, 14:04, em um total de 2 vezes.
-
- Membro ativo (4)
- Mensagens: 518
- Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
- Localização: Brasília - DF
- Agradecimentos: 20 vezes
- Contato:
Material interessante, bom saber um pouco sobre o ph da chuva.
Parabéns, valeu pela contribuição!!
Parabéns, valeu pela contribuição!!

Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Mensagens: 4626
- Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
- Localização: São José dos Pinhais - PR
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Muito boas as informações, obrigado por compartilhar 

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
-
- Membro ativo (4)
- Mensagens: 881
- Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradecimentos: 1 vez
Concordo! Ótimo material é sempre bom aprender um pouco mais!
Fabio Castro

Fabio Castro
-
- Membro ativo (5)
- Mensagens: 1269
- Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
- Localização: Sinop - MT
- Agradecimentos: 3 vezes
Olha belo material... não sabia que era tão prejudicial a chuva acida. É uma pena os Paises de potencia não se preocupa tanto quanto os pequenos, poderia ter uma lei mundial pra essas coisas... E os humanos deveriam pensar menos em dinheiro, poder e petroleo. O raça maldita...
valeu pelo material Marciel...
falows...
valeu pelo material Marciel...
falows...
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
-
- Membro ativo (5)
- Mensagens: 2855
- Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
- Localização: São Paulo - SP
- Agradecimentos: 9 vezes
- Contato:
O problema é que mesmo tendo as leis, para alguns paízes 'não vale a pena' cumprí-las...
O protocolo de Kyoto, por exemplo, os EUA preferem pagar a multa por poluir do que poluir menos e não pagar... Eles acham que vale a pena, não enxergam a situação do planeta... Tinham que ter mais punições para isso, assim começaria a 'valer a pena' cumprir essas leis...
Abraço
O protocolo de Kyoto, por exemplo, os EUA preferem pagar a multa por poluir do que poluir menos e não pagar... Eles acham que vale a pena, não enxergam a situação do planeta... Tinham que ter mais punições para isso, assim começaria a 'valer a pena' cumprir essas leis...
Abraço
In the fullness of time, a garden to nurture and protect
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 4 Respostas
- 999 Exibições
-
Última mensagem por CauPlantas
-
- 3 Respostas
- 1143 Exibições
-
Última mensagem por Nico
-
- 12 Respostas
- 2575 Exibições
-
Última mensagem por philippegarrido
-
- 10 Respostas
- 3665 Exibições
-
Última mensagem por Gujohn
-
- 9 Respostas
- 3403 Exibições
-
Última mensagem por Kato