fibra+areia
-
- Newbie
- Agradecimentos: 1 vez
fibra+areia
Pessoal, estou preparando meu substrato pra por minha dio substrato vai ser areia e fibra de coco. Alguém tem alguma dica pra me dar? Que quantidade ponho de areia e fibra? Ex 50% fibra 50% areia, 70% fibra 30% areia, etc..que cor deve ficar a areia? Obg desde já...
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Ambas a composições podem ser usadas sem problemas, visto essa PC ser de uma região de solo arenoso.
Obs.: Melhor do que a fibra seria se usasse pó de coco
.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Obs.: Melhor do que a fibra seria se usasse pó de coco

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Newbie
Pó de coco não achei em parte nenhuma ;( não tem riscos de a areia se compactar e acabar que as raízes não consigam crescer? E como devo fazer o transplante?
Outra pergunta, devo por do jeito q está a fibra ou cortar/triturar no liquidificador?
Outra pergunta, devo por do jeito q está a fibra ou cortar/triturar no liquidificador?
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
João Vitor,
tenho 4 plantas em 50% areia e 50% fibra de coco, estão em experiência. está sendo em usar fibra de coco verde, mas mesmo assim, com mais de mes o tempo já fez o papel de deixá-lo quase como o comum, embora o q acho principal é entre as fibras ainda conter um material da fibra coco q ajuda na absorção e a armazenar umidade, na adquirida isso será bem mais dificil.
unica coisa q posso adiantar até o momento é q nenhuma morreu ou sentiu alguma diferença. mas eu em um mes já observei, vi q o crescimento/desenvolvimento qto a dionaea está sendo menor. qto a droseras percebi ser maior.
acho em seu caso, fazendo a experiência com fibra adquirida (tenho e sei como é) a planta irá sentir sim a necessidade de algo mais, q neste caso como o Rodrigo comentou o pó de coco é o mais indicado, este absorve a armazena umidade, mas lembre-se de tratá-lo antes devido o tanino.
caso tenha várias plantas para testes, sugiro começar. caso tenha poucas, sugiro analisar bem.
tenho 4 plantas em 50% areia e 50% fibra de coco, estão em experiência. está sendo em usar fibra de coco verde, mas mesmo assim, com mais de mes o tempo já fez o papel de deixá-lo quase como o comum, embora o q acho principal é entre as fibras ainda conter um material da fibra coco q ajuda na absorção e a armazenar umidade, na adquirida isso será bem mais dificil.
unica coisa q posso adiantar até o momento é q nenhuma morreu ou sentiu alguma diferença. mas eu em um mes já observei, vi q o crescimento/desenvolvimento qto a dionaea está sendo menor. qto a droseras percebi ser maior.

acho em seu caso, fazendo a experiência com fibra adquirida (tenho e sei como é) a planta irá sentir sim a necessidade de algo mais, q neste caso como o Rodrigo comentou o pó de coco é o mais indicado, este absorve a armazena umidade, mas lembre-se de tratá-lo antes devido o tanino.
caso tenha várias plantas para testes, sugiro começar. caso tenha poucas, sugiro analisar bem.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- viniafreire
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 14 vezes
Como você preparou a fibra do coco? Acha que consigo germinar umas droseras nesse substrato?Edson Poscai escreveu:João Vitor,
unica coisa q posso adiantar até o momento é q nenhuma morreu ou sentiu alguma diferença. mas eu em um mes já observei, vi q o crescimento/desenvolvimento qto a dionaea está sendo menor. qto a droseras percebi ser maior.![]()
Siga
Instagram: @pcarnivoras
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
o processo q nosso amigo usa e q vim a fazer a experiência, é trabalhoso, antecipo. veja o link dele q o ajudará a entender bem.
fabricacao-de-fibra-de-coco-caseira-t6777.html
o Ricardo conseguiu boas germinações. mas estamos de todo em experiência. fique ciente amigo.

fabricacao-de-fibra-de-coco-caseira-t6777.html
o Ricardo conseguiu boas germinações. mas estamos de todo em experiência. fique ciente amigo.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- viniafreire
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 14 vezes
Comprei umas sementes do Ricardo, ele me enviou hoje, chegando vou semear na fibra de coco, ainda não encontrei musgo na minha cidade, e o valor do frete está muito caro.
Siga
-
- Newbie
Creio que valha a pena pois plantei minha dio na fibra faz 2 dias e já notei uma melhora imensa dela...
- smart2
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 613 vezes
- Agradecimentos: 759 vezes
olha o teste que estou fazendo com as sementes que tenho, das mesmas que lhe enviei, a partir da pg 6, tentarei atualizar amanhãviniafreire escreveu:Comprei umas sementes do Ricardo, ele me enviou hoje, chegando vou semear na fibra de coco, ainda não encontrei musgo na minha cidade, e o valor do frete está muito caro.
experiencia-com-fibra-de-coco-t6425-50.html
Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
-