O que está acontecendo???
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Eu tenho tido muitas perdas.
Minhas sarracenias foram praticamente todas exterminadas pelo mesmo problema do ano passado. Vontade de prosseguir? Nenhuma...
Minhas sarracenias foram praticamente todas exterminadas pelo mesmo problema do ano passado. Vontade de prosseguir? Nenhuma...
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Poxa amigo, não se deixe abater por conta das perdas que teve. Perseverança Fernando, perseverança.WFERnando escreveu:Eu tenho tido muitas perdas.
Vontade de prosseguir? Nenhuma...
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Fernando,WFERnando escreveu:Eu tenho tido muitas perdas.
Me lembro de suas perdas, sei que é duro. No meu caso as perdas com dionaeas foi 100% e com nepenthes uns 70%, mas com tudo já vou proseguir novamente.
Só não me atrevo com as sarras por falta de luz.
Abraço e bola para frente,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Sentimento normal nesta situação.WFERnando escreveu:Vontade de prosseguir? Nenhuma...
Mas, leve o tempo que levar, mais cedo ou mais tarde todos retornam ao cultivo.

Assim como as plantas, nós também temos fases.
Cá entre nós, se eu tivesse a idade que tem a maioria dos membros deste fórum, não estaria cultivando plantas, rs.

Abç
ps não estou afirmando que é um hobby de velhos heim, hahahahahhh!

- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Q triste, Fernando.... Mas não desiste, não....WFERnando escreveu:Minhas sarracenias foram praticamente todas exterminadas pelo mesmo problema do ano passado. Vontade de prosseguir? Nenhuma...

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Não tenho condições de continuar, pessoal. Me sinto um tremendo fracasso por ter do nada perdido praticamente tudo. Tudo o que eu me empenhei ao máximo pra conseguir.
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- Thveigas
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradecimentos: 6 vezes
Cara, infelizmente são coisas que acontecem. Se você realmente gosta de pc's, não deve desistir! Poxa, é muito ruim ver um ótimo cultivador como você largando o hobby... Não faça isso. Continue com as poucas que te restam, tente fazer algo para que não aconteça o mesmo do que com as sarracênias. Deve ter alguma solução simples para o que está acontecendo com as plantas de muitos cultivadores pelo Brasil afora.
Por favor, não desista. Como o Marciel mesmo já aqui: Cuidar de coisas vivas consiste em vê-las viver, lindas e fortes, mas também morrer, o que em muitos dos casos é inevitável.
Também tenho certeza que muitos aqui do fórum e do Facebook estão dispostos a te ajudar no recomeço, doando sementes e mudas. Eu mesmo se pudesse te ajudaria, mas meu cultivo é muito pequeno ainda.
abraços, amigo
Por favor, não desista. Como o Marciel mesmo já aqui: Cuidar de coisas vivas consiste em vê-las viver, lindas e fortes, mas também morrer, o que em muitos dos casos é inevitável.
Também tenho certeza que muitos aqui do fórum e do Facebook estão dispostos a te ajudar no recomeço, doando sementes e mudas. Eu mesmo se pudesse te ajudaria, mas meu cultivo é muito pequeno ainda.
abraços, amigo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Fernando,WFERnando escreveu:... sinto um tremendo fracasso por ter do nada perdido praticamente tudo.
Aqueles que acompanharam seu cultivo desde o inicio sabem bem o quanto você se dedicou a elas. Obteve vários êxitos onde muitos nada conseguiram.
Todas as suas plantas cresceram belas e saudáveis em seu cultivo.
Penso que, mesmo que dê um tempo, dias, meses, ou até alguns anos, voltará a cultivá-las com a alegria que sempre teve.
Coisas boas e coisas ruins, tudo serve como experiência de vida.
Conhecendo-o, virtualmente como conheço, estou certo que em breve o 'bichinho' do cultivo novamente despertará e terá outro belo cultivo de pcs.
Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Da mesma forma que o Marciel, eu duvido que você (Fernando) vá largar o hobby. Carnivorólogo que é carnivorólogo não desiste nunca, haja o que houver
.

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Juliano Alves
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradecimentos: 38 vezes
Olá pessoal, bom fiquei alguns dias ausente, mas o cultivo continua indo bem, até adquiri mais moradoras, em breve vou atualizar a galeria, vi que muitos perderam pcs com o último verão, mas não desanimem pessoal, faz parte,temos que recomeçar,sejam iguais a maioria das plantas e imaginem que foi um fogo que passou, teve perdas, mas ele também dará forças pra brotarem ainda mais forte.
O mesmo vale pra todos, perdas serão inevitáveis, mas cabe a nós não encarar como uma derrota.
Abraços a todos e no que precisar pode contar comigo!
Poxa Fernando não desista, vi pelo face a quantidade de perdas, mas com a ajuda de todos garanto que em breve estará com um bom cultivo.WFERnando escreveu:Não tenho condições de continuar, pessoal. Me sinto um tremendo fracasso por ter do nada perdido praticamente tudo. Tudo o que eu me empenhei ao máximo pra conseguir.
O mesmo vale pra todos, perdas serão inevitáveis, mas cabe a nós não encarar como uma derrota.
Abraços a todos e no que precisar pode contar comigo!
"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."
Nenhum de Nós
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."
Nenhum de Nós
-