Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Barbaridade thcê, fiquei impressionado agora com os vasos das minhas plantas. Estava fazendo uns transplante e me assustei com a temperatura do substrato. É sabido que o vaso preto esquenta mais, mas não sabia que era tanto.
As plantas estão no sol a mais ou menos 2 hora e meia, talvez um pouco menos. A temperatura ambiente está em torno de 30 Graus e o substrato está com a incrível temperatura de 34, achei um com 38 Graus. .
Agora eu sei porque minha D. indica morreu. Ela estava numa estufa no mesmo lugar, imagina a temperatura que chegou lá dentro. hahah
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
O problema da alta temperatura nos vasos das PCs vai muito além do simples fato deles serem pretos, pois o substrato que utilizamos para cultivar nossas plantas também tem sua parcela de culpa. Certa vez o Gino (Father_time) disse que optou por utilizar turfa em seu cultivo ao notar que este substrato aquecia menos se comparado ao Sphagnum.
A ideia é boa, porém antes de partirmos para a substituição do musgo temos que ter em mente que é muito difícil encontrar turfa sem fertilizantes. Pois é amigos, por hora creio que a dica fornecida pelo Marciel é o que mais se aproxima de nossa realidade.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Certa vez o Gino (Father_time) disse que optou por utilizar turfa em seu cultivo ao notar que este substrato aquecia menos se comparado ao Sphagnum.
A ideia é boa, porém antes de partirmos para a substituição do musgo temos que ter em mente que é muito difícil encontrar turfa sem fertilizantes.
Rodrigo,
Eu sei aonde comprar a turfa sem fertilizantes, com ph próximo de 4, e tenho até uma cotação, quando voltar para casa eu passo os dados para quem se interessar. O grande problema é o valor do frete, pois a turfa em si é barata.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Opa!!! Isso seria deveras interessante Paulo, pois por aqui (Mogi das Cruzes) eu já desisti de procurar por este substrato. O curioso é que na cidade aonde resido existe uma expressiva colônia de japoneses especialistas no cultivo de Cogumelos (Shimeji, Shiitake, Champignon etc) e, eles deveriam em tese fazer uso deste produto, mas ao que tudo indica esse não é o caso.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Bom eu acredito que uma possível solução para o aquecimento dos vasos de plástico, seria "enrolar" os mesmos em papel alumínio, eu sei que é meio estranho mas como o alumínio é um metal, impediria a penetração dos comprimentos de onda emitidos pelo sol, pois os metais como o alumínio (metais de transição) fazem ligações do tipo nuvem eletrônica e é exatamente por conter esta nuvem de elétrons na sua "superfície" que o alumínio reflete as ondas emitidas pelo sol.
Ainda não fiz este teste mas acho que funciona.
Paulo escreveu:Eu sei aonde comprar a turfa sem fertilizantes, com ph próximo de 4, e tenho até uma cotação, quando voltar para casa eu passo os dados para quem se interessar. O grande problema é o valor do frete, pois a turfa em si é barata.
Opa.... tô na fila, Paulo....
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo