Bem, pessoal... Hoje levei o vídeo para a turma do 3º ano que eu dou aula de Biologia em Passa e Fica-RN. Fizemos lá um debate sobre as relações ecológicas, bem como se há ou não simbiose entre organismos citados no vídeo. Foi uma aula proveitosa para tirarmos qualquer dúvida que ainda existisse sobre relações ecológicas.
Roberta Duval escreveu:eu ainda não entendo pq os livros de biologia são tão desatualizados......
aí a gente chega na facul e leva um tapa na cara!!
ohhh!!!! como eu apanhei!!!
Oi Roberta. Esse foi um dos pontos tratados hoje durante a aula no 3º ano.
Lembro-me que durante o meu Curso na universidade, os professores proibiam que os alunos levassem livros do ensino médio para a sala de aula. E é fácil saber o motivo...
Os livros e Biologia (mas, não só de Biologia) trazem conteúdos errôneos devido à falta de necessidade de aprofundamento naquela área, muitas vezes.
Exemplo: no 2º ano do ensino fundamental, a "tia" explica que existem 3 reinos (animal, vegetal e mineral); quando chegamos no 7º ano do fundamental, a professora (geralmente) explica que há 5 reinos (Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae); e, por fim, quando chegamos no 1º ano do ensino médio, o professor (Profº Caio

) ensina que existem, além dos reinos (Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae), 3 domínios (Archaea, Eubacteria e Eukaria) que agrupam os seres vivos em grupos maiores. Ora, quem está correto? Os três casos estão corretos, cada um para o seu contexto. Cada um traz a sua verdade. Ao nos aprofundarmos em um assunto, passamos a conhecer o que na verdade é verdade para nós. Enfim, saber o que é fotossíntese (fase clara e fase escura) tintim por tintim, é muito puxado pra um aluno do 1º ano do médio, pois ali você só tem um resumo no livro e o professor tem muito pouco tempo pra explicar tudo, além de ser inviável fazê-lo até porque só sobre a fase clara da fotossíntese, por exemplo, você encontra um "livrinho" de quase 15cm de espessura! Logo, eles têm a verdade que merecem para aquele momento!...

Porém, nada impede que busquemos mais!
Espero ter esclarecido algo.
Abs!
P. S.: aproveitei hoje, como já o fiz, para fazer um "merchan" do Carnívoras.com!