Duas Nepenthes sem ID

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Duas Nepenthes sem ID

Mensagem por Rodrigo Selis »

Boa Noite! Eu comprei uma Nepenthes numa floricultura sem ID, e ganhei uma estaca de outra (que pegou e está soltando folhas novas!). Esta última, também sem identificação. Eu plantei elas num vaso suspenso com substrato para orquídeas (casca de pinus bem pequenas, sphagnum, carvão e chips de côco e 3 bolinhas de osmocote para dar uma turbinada. Pegam sol a manhã toda, debaixo de um sombrite de 60%. Estão indo muito bem.

Imagem
Imagem
Imagem
---------------------------------------------------------------------------
Imagem
Imagem
Imagem
(As folhas queimadas foram frutos do cultivo na floricultura)
Imagem
Imagem


Pelas fotos, dá para ter uma idéia de quais espécies pertencem essas duas Nepenthes?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom dia, Rodrigo.

Belas plantas. N. graciliflora.


... : joia :


Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

MarcielS escreveu: 13 Jan 2020, 10:49 Bom dia, Rodrigo.

Belas plantas. N. graciliflora.


... : joia :
Muito obrigado Marciel, por identificar! Me tira uma dúvida: sendo as duas plantas N. graciliflora, por que em uma delas tem esses "pelinhos" nas asas, enquanto a outra é toda lisa?
Imagem


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo Selis escreveu: 13 Jan 2020, 11:57... Me tira uma dúvida: sendo as duas plantas N. graciliflora, por que em uma delas tem esses "pelinhos" nas asas, enquanto a outra é toda lisa?
Imagem
Então,


Os pelinhos nas 'asas' da N. graciliflora indicam que o ascídio é lower. :geek:

... : joia :

ps: esta espécie não apresenta diferenças marcantes entre os ascídios lower e upper (somente detalhes e tamanho dos jarros).


Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

MarcielS escreveu: 13 Jan 2020, 12:27
Rodrigo Selis escreveu: 13 Jan 2020, 11:57... Me tira uma dúvida: sendo as duas plantas N. graciliflora, por que em uma delas tem esses "pelinhos" nas asas, enquanto a outra é toda lisa?
Imagem
Então,


Os pelinhos nas 'asas' da N. graciliflora indicam que o ascídio é lower. :geek:

... : joia :

ps: esta espécie não apresenta diferenças marcantes entre os ascídios lower e upper (somente detalhes e tamanho dos jarros).
Como assim?! :o A mesma planta/espécie pode apresentar ascídios lower e upper? Eu preciso ler mais sobre Nepenthes...
Edit: Fiz uma busca aqui no fórum e encontrei uma explicação do meu xará explicando que os pelinhos são dos ascídios jovens que crescem no solo, e as lisas são dos ascídios aéreos. Que incrível essa característica. Eu achei que lower e upper era a indicação da altitude da planta na natureza.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo Selis escreveu: 13 Jan 2020, 12:37 Edit: Fiz uma busca aqui no fórum e encontrei uma explicação do meu xará explicando que os pelinhos são dos ascídios jovens que crescem no solo, e as lisas são dos ascídios aéreos. Que incrível essa característica. Eu achei que lower e upper era a indicação da altitude da planta na natureza.
:mrgreen:


... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem