Ajuda na Identificação das minhas PC's

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Responder
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Ajuda na Identificação das minhas PC's

Mensagem por erickre2 »

Olá, este é meu primeiro tópico, ganhei uma muda de dioneia e 5 mudas de droseras (tudo junto e misturado), que eu separei após ler algumas dicas de transplante para tirar da serrapilheira e passar para o sfagno, enfim. Gostaria da ajuda de vcs para confirmar as espécies se a dioneia é típica mesmo e qual drosera é a minha.

ImagemImagem

ImagemImagemImagem

Galera, agradeço desde já,

PS: Caso tenha atentado a alguma regra do fórum, favor me pontuar para devidas correções.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Ola erik...
Dionaea se não tiver origem detalhada ja deverá ser considerada como tipica sempre... mesmo demonstrando caracteristicas de algum cultivar... ou seja caso quem te doou não informou ou não tenha certeza de origem dela, identifique -a como tipica msm...

ja as dróseras estão bem debilitadas com poucas folhas, porem ao que tudo indica o transplante foi bem feito e a especies apesar de estarem debilitadas tudo indica serem D. Intermédia

imagem ilustrativa da intermedia (foto do google)
ImagemImagem

obs: a coloração e devido a saúde e quantia de sol q recebem alem de outros fatores, e normal estarem verdes em certas fazes do ano.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

smart2 escreveu: 24 Set 2019, 12:34 Ola erik...
Dionaea se não tiver origem detalhada ja deverá ser considerada como tipica sempre... mesmo demonstrando caracteristicas de algum cultivar... ou seja caso quem te doou não informou ou não tenha certeza de origem dela, identifique -a como tipica msm...

ja as dróseras estão bem debilitadas com poucas folhas, porem ao que tudo indica o transplante foi bem feito e a especies apesar de estarem debilitadas tudo indica serem D. Intermédia

imagem ilustrativa da intermedia (foto do google)
ImagemImagem

obs: a coloração e devido a saúde e quantia de sol q recebem alem de outros fatores, e normal estarem verdes em certas fazes do ano.
E ai Smart, obrigado pela resposta e informações.

Ganhei essas mudas da minha irmã que mora em Poços de Caldas - MG, ela comprou numa lojinha de 1,99, sem informação nenhuma, e a loja provavelmente é revendedora de uma revendedora, então acho que nunca saberemos a procedência, mas olhando umas fotos na internet eu também estava desconfiado que seria uma drosera intermédia, e tava lendo sobre a questão da dionaea e seus cultivares, estou entendendo ainda como funciona e essa questão das identificações e nomenclaturas, ex: "b52 x b14" ou que eu vi nas nepenthes "Nepenthes x [ampullaria x (spectabilis x ventricosa)]", não entendi nada disso ainda, imagino que o "x" é a indicação de cruzamento, então fica uma variedade cruzada com outra variedade que cruzada com uma variedade que veio de cruzamento de outras variedades. sei lá, preciso pesquisar mais sobre isso. enfim, voltando ao foco.
sobre a debilitação da d. intermédias, como disse elas vieram de Poços de Caldas dentro de um carro, através de alguém que não tem nem ideia de como cultivar, e ficou numa cidade vizinha na casa de outra irmã por alguns dias, essa tb não tem ideia nenhuma de cultivo de PC, qndo eu consegui pegar elas, vi que o substrato estava quase sem umidade e elas estavam secando, nisso ja umidifiquei o substrato, mesmo sendo serrapilheira e coloquei elas num local bem iluminado sem sol direto. imagino que esse período de logística tenha judiado delas, mas 3 dias depois ja fiz o transplante para sfagno puro, já tem 4 dias que fiz o transplante e estou bem aos poucos colocando elas em lugares com maior incidência de raios solares, ao meu ver elas ja deram uma leve melhorada de quando eu peguei, infelizmente não tirei fotos para comparar, mas na minha cabeça parece que melhorou um pouco.

Ja ficou longa a resposta, vou deixar outros assuntos para outros tópicos, preciso contabilizar posts para me candidatar a doação de sementes, quero me dedicar inicialmente as droseras, fiquei encantado com a diversidade natural da espécie. ja pesquisei bastante sobre BOG's e ja vou preparar o meu para as futuras sementes de droseras, enfim, perdi o foco denovo, heheheh.

fica meus agradecimentos.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Fala gente blz? Adquiri uma Dio e uma Drósera, no CEASA campinas. Em pesquisas no fórum descobri que qualquer dioneia muscípula que não tenha "pedigree" deve ser considerada Típica, porém descobri também que a Drósera Spatulata é bem difícil de se diferenciar da Drósera Tokaiensis.
Sendo assim, alguém consegue me ajudar a identificar as minhas?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Viva e deixe Viver.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem