smart2 escreveu: ↑24 Set 2019, 12:34
Ola erik...
Dionaea se não tiver origem detalhada ja deverá ser considerada como tipica sempre... mesmo demonstrando caracteristicas de algum cultivar... ou seja caso quem te doou não informou ou não tenha certeza de origem dela, identifique -a como tipica msm...
ja as dróseras estão bem debilitadas com poucas folhas, porem ao que tudo indica o transplante foi bem feito e a especies apesar de estarem debilitadas tudo indica serem D. Intermédia
imagem ilustrativa da intermedia (foto do google)

obs: a coloração e devido a saúde e quantia de sol q recebem alem de outros fatores, e normal estarem verdes em certas fazes do ano.
E ai Smart, obrigado pela resposta e informações.
Ganhei essas mudas da minha irmã que mora em Poços de Caldas - MG, ela comprou numa lojinha de 1,99, sem informação nenhuma, e a loja provavelmente é revendedora de uma revendedora, então acho que nunca saberemos a procedência, mas olhando umas fotos na internet eu também estava desconfiado que seria uma drosera intermédia, e tava lendo sobre a questão da dionaea e seus cultivares, estou entendendo ainda como funciona e essa questão das identificações e nomenclaturas, ex: "b52 x b14" ou que eu vi nas nepenthes "Nepenthes x [ampullaria x (spectabilis x ventricosa)]", não entendi nada disso ainda, imagino que o "x" é a indicação de cruzamento, então fica uma variedade cruzada com outra variedade que cruzada com uma variedade que veio de cruzamento de outras variedades. sei lá, preciso pesquisar mais sobre isso. enfim, voltando ao foco.
sobre a debilitação da d. intermédias, como disse elas vieram de Poços de Caldas dentro de um carro, através de alguém que não tem nem ideia de como cultivar, e ficou numa cidade vizinha na casa de outra irmã por alguns dias, essa tb não tem ideia nenhuma de cultivo de PC, qndo eu consegui pegar elas, vi que o substrato estava quase sem umidade e elas estavam secando, nisso ja umidifiquei o substrato, mesmo sendo serrapilheira e coloquei elas num local bem iluminado sem sol direto. imagino que esse período de logística tenha judiado delas, mas 3 dias depois ja fiz o transplante para sfagno puro, já tem 4 dias que fiz o transplante e estou bem aos poucos colocando elas em lugares com maior incidência de raios solares, ao meu ver elas ja deram uma leve melhorada de quando eu peguei, infelizmente não tirei fotos para comparar, mas na minha cabeça parece que melhorou um pouco.
Ja ficou longa a resposta, vou deixar outros assuntos para outros tópicos, preciso contabilizar posts para me candidatar a doação de sementes, quero me dedicar inicialmente as droseras, fiquei encantado com a diversidade natural da espécie. ja pesquisei bastante sobre BOG's e ja vou preparar o meu para as futuras sementes de droseras, enfim, perdi o foco denovo, heheheh.
fica meus agradecimentos.
Viva e deixe Viver.