Desculpem-me pela ausencia... depois de muitos infortúnios, agora é q meu cultivo tá se recuperando...
Pois bem... como vcs sabem eu quase perdi minha D. adelae... q de uma hora pra outra, enfraqueceu, e secou quase por completo... revirando vaso, encontrei pequenas mudas nas raizes mais profundas e delas consegui novos exemplares, fora uma muda pequena bem no meio da touceira q consegui salvar

Só q ontem, ao passar o pente fino nas plantas, notei no vaso da minha B. reducta duas "droserinhas"... uma delas (a maior da foto), tá parecendo a D. adelae... será isso mesmo??

Se for, o fato mais curioso é q o vaso da D. adelae, está na parede oposta a esse vaso, distante cerca de 2 ou 3 metros.... Será q em algum momento ela produziu sementes viaveis q voaram com o vento? O substrato da B. reducta já tem mais de um ano e foi devidamente esterilizado (fervido por 5min)... e esse vaso da B. reducta tem como vasos vizinhos apenas as nepenthes e uma orquidea...
A outra drosera da foto (mais ao alto, à esquerda) eu não faço menor idéia do q seja, mas ainda acho q tá cedo demais...
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/DSCN7120.jpg[/thumbnail]