Planta identificada: N. maxima

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Responder
lhpg90
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 11 Abr 2014, 17:49
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Planta identificada: N. maxima

Mensagem por lhpg90 »

Boa noite!
Recentemente virei portador de uma nepenthes(acredito que seja uma N.khasiana) e gostaria de algumas informações a respeito de como cuidar dela.
Quando eu comprei, ela veio com 4 jarros desenvolvidos e um no inicio do desenvolvimento, e mais ou menos 2 meses depois estou com 2 jarros (sendo q um deles ja ta ressecando e o outro apresentando principio de ressecamento) e o mesmo q estava em desenvolvimento ainda não amadureceu. Borrifo ela umas 2-3x por dia e ainda coloco agua no solo dela até que pingue por baixo do vaso. Ela apresenta muitas gavinhas com brotos de jarros que nunca se desenvolvem e gostaria de saber se alguém saberia me dizer o porquê.
A água que utilizo é da torneira com 72h+ de descanso em balde coberto com pano.
Se puderem me dar algumas dicas do que eu poderia fazer para torná-la mais saudável e bonita eu agradeço :D
Desculpem-me pela qualidade das imagens, só tinha um smartphone simples para o serviço; se precisarem ver algum detalhe posso tentar providenciar imagens melhores.
[thumbnail]https://imageshack.com/a/img845/1318/j1ct.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://imageshack.com/a/img534/823/4v5j.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://imageshack.com/a/img197/4384/wvpb.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://imageshack.com/a/img838/3336/y8se.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A priori a planta esta bem, mas este substrato tá com cara de ser o famoso genérico que com o tempo se deteriora e passa a liberar toxinas para a planta. Eu sugiro que o troque por musgo Sphagnum puro ou misturado a chips de coco (tratado para extrair o máximo de tanino) para que a mesma se desenvolva plenamente.

O taxon aparenta ser o correto, mas a prudência me diz que devemos esperar a opinião dos demais foristas antes de batermos o martelo sobre esta questão ;) .

Abaixo deixo alguns links que lhe serão uteis no trato desta planta:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Lucas.

Quando menciona ter adiquirido a planta 'recentemente', isso significa quanto tempo?

Em geral as plantas que compramos necessitam de um tempo para a adaptação ao clima da região e ao local de cultivo. O transporte e as más condições a que são submetidas no comércio estressam muito.

Defina um local para ela ficar e aguarde a resposta da planta. Se após um período de cuidados a planta não desenvolve ou não produz ascidios é por que o local escolhido não satifez a planta.

Não é uma N.khasiana. As folhas são largas demais e os jarros remanescentes (upper) estão mais para N.maxima. 8-)

Abç


lhpg90
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 11 Abr 2014, 17:49
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por lhpg90 »

Comprei faz uns 2 meses no máximo, porém acho que ela n está tendo problemas com o local escolhido visto que o broto central já se desenvolveu bastante(umas 4 folhas)


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Então é dar tempo ao tempo, até que ela adapte-se por completo e começe a amadurecer os jarros. : joia :

Abç


lhpg90
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 11 Abr 2014, 17:49
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por lhpg90 »

aproveitando o tópico eu gostaria de saber como eu poderia fazer para criar uma muda por estaquiamento. achei um tópico propagacao-de-nepenthes-por-cortes-estaquia-t4310.html , mas não sei se funciona exatamente igual para todos as espécies de nepenthes.
Aceito dicas e sugestões :D
obrigado


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucas, o que esta relatado no tópico, cujo link disponibilizou a pouco, se aplica a todas as Neps. Pode segui-lo sem medo que creio que obterá sucesso na confecção de algumas estacas de sua N. maxima.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Correto.

Como disse o Rodrigo o procedimento é o mesmo para todas as Nepenthes. O que muda são os resultados, pois cada espécie/hibrido responde de uma maneira ao método de propagação.

A N.maxima, e a maioria das Neps com caule (galho) fino, demanda uma atenção maior no quesito umidade. 8-)

Abç


lhpg90
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 11 Abr 2014, 17:49
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por lhpg90 »

Boa Tarde!!
gostaria de aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida em relação a minha planta. Gostaria de saber o que é esse broto pequeno que nasceu na base dela e porque que ele não se desenvolve. E se daria pra eu transplantar ele e como que eu faria se desse.
Obrigado :D

[img][/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucas, isto daí nada mais do que um broto basal e seu desenvolvimento é lento num primeiro momento só acelerando conforme a planta vai se desenvolvendo.

Agora quanto a retirá-lo daí e plantá-lo em outro vaso, até onde eu sei isto não é possível e, sendo assim, convém deixá-lo aonde esta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem