Drosera

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Responder
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Drosera

Mensagem por cdoc »

Olá, tudo bem? Gostaria de ajuda para identificar a espécie dessa plantinha. Ganhei ela de presente e só sei que veio de MG. Não tenho experiência com plantas, então, estou buscando me informar para cuidá-la da melhor maneira possível. Agradeço desde já.
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá. Parece uma drosera intermedia, e já adianto que nesse substrato ela não vai pra frente, ideal trocar o mais rápido possível, usar musgo sphagnum puro ou misturado com perlita. Pela coloração muito verde, estava tomando pouco sol, após a troca do substrato ir aumentando gradualmente a exposição solar, não colocar de uma vez, faça a aclimatação primeiro.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

enniolima escreveu: 12 Set 2022, 19:59 Olá. Parece uma drosera intermedia, e já adianto que nesse substrato ela não vai pra frente, ideal trocar o mais rápido possível, usar musgo sphagnum puro ou misturado com perlita. Pela coloração muito verde, estava tomando pouco sol, após a troca do substrato ir aumentando gradualmente a exposição solar, não colocar de uma vez, faça a aclimatação primeiro.
Siga o conselho do Ennio : joia :


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Agradeço pelas dicas, pois eu ainda estou bem perdida. Como faço a aclimatação? Já que ela foi trazida de MG para o RS, isso influencia, né? Ainda bem que o frio intenso já está passando. Sobre o substrato, alguma sugestão de onde comprar online? E, já que é necessário trocá-lo, vocês recomendam trocar o vaso também? Alguma dica quanto às regas?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

cdoc escreveu: 12 Set 2022, 21:02 Agradeço pelas dicas, pois eu ainda estou bem perdida. Como faço a aclimatação? Já que ela foi trazida de MG para o RS, isso influencia, né? Ainda bem que o frio intenso já está passando. Sobre o substrato, alguma sugestão de onde comprar online? E, já que é necessário trocá-lo, vocês recomendam trocar o vaso também? Alguma dica quanto às regas?
Eu costumo comprar musgo no mercado livre, geralmente quando chega você tem que fazer uma limpeza no substrato antes, retirar folhas e galhos, alguns cultivadores fervem também, eu prefiro não ferver pois o substrato se degrada mais rápido após a fervura. Mas vê se acha por aí em floricultura mesmo, lojas de orquídeas por exemplo, pois comprando online pode demorar a chegar e a planta não aguentar até lá.

Aclimatação é ir expondo ao sol aos poucos, não tem muita regra não, vaso acho que não tem necessidade de trocar, não é interessante regar por cima plantas carnivoras, o ideal é deixar um pratinho ou bandeja de água embaixo, o musgo mesmo já absorve por capilaridade, quanto mais sol e calor mais água, em estações frias de pouco sol pode reduzir.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Olá, gente. Hoje troquei o antigo substrato por musgo sphagnum puro. Primeiramente, removi os galhos e folhas do musgo, fervi em água filtrada por 4min e escoei. Enquanto esperava esfriar, removi cuidadosamente o substrato velho, lavei as raízes das plantas e podei as folhas secas com uma tesoura previamente esterilizada. Havia muitas folhas secas, mas as raízes pareciam íntegras e compridas. Depois de lavar o vasinho, coloquei o musgo sem apertar muito e, por fim, acomodei as plantas.
Ademais, tenho deixado um prato com água filtrada e estou realizando a aclimatação.
Uma preocupação que surgiu está relacionada com alguns pontinhos brancos minúsculos que encontrei nas folhas. Tentei remover todos que encontrei, não eram muitos. Acredito ter visto esses pontinhos no antigo substrato também, mas não tenho certeza se tratam-se da mesma coisa. Isso pode ser um problema?
Ah, o que vocês acham de alimentar as plantas com ração de peixe beta? Nessa situação em específico, não sei se ajudaria elas a recuperarem as forças ou teria o efeito contrário, já que estão frágeis.
Por hora, é isso, espero que as plantas se adaptem. Em breve, postarei mais atualizações.

Imagem


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

cdoc escreveu: 18 Set 2022, 03:38 Olá, gente. Hoje troquei o antigo substrato por musgo sphagnum puro. Primeiramente, removi os galhos e folhas do musgo, fervi em água filtrada por 4min e escoei. Enquanto esperava esfriar, removi cuidadosamente o substrato velho, lavei as raízes das plantas e podei as folhas secas com uma tesoura previamente esterilizada. Havia muitas folhas secas, mas as raízes pareciam íntegras e compridas. Depois de lavar o vasinho, coloquei o musgo sem apertar muito e, por fim, acomodei as plantas.
Ademais, tenho deixado um prato com água filtrada e estou realizando a aclimatação.
Uma preocupação que surgiu está relacionada com alguns pontinhos brancos minúsculos que encontrei nas folhas. Tentei remover todos que encontrei, não eram muitos. Acredito ter visto esses pontinhos no antigo substrato também, mas não tenho certeza se tratam-se da mesma coisa. Isso pode ser um problema?
Ah, o que vocês acham de alimentar as plantas com ração de peixe beta? Nessa situação em específico, não sei se ajudaria elas a recuperarem as forças ou teria o efeito contrário, já que estão frágeis.
Por hora, é isso, espero que as plantas se adaptem. Em breve, postarei mais atualizações.

Imagem
Você parece ter feito um bom trabalho, com relação aos pontos brancos talvez sejam pulgões, se não forem muitos, vá removendo com um palito de dentes umidecidos em água para conseguir segurar eles, e a planta ficará bem.
Com relação a alimentação com ração, eu esperaria até que as folhas voltem a ter a mucilagem, aquelas gotinhas pegajosas, do contrário, você irá piorar a situação com os fungos.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Hoje faz 10 dias que troquei o substrato das minhas Droseras. Infelizmente, das três plantinhas, uma não sobreviveu. Acho que fiz uma aclimatação muito apressada e acabei queimando as plantas, porém, já dei um passo atrás, e as que sobreviveram estão reagindo bem. A Drosera maior tem folhas novas, está produzindo mucilagem vermelha, tem muitos brotos e já até pegou uma mosquinha de fruta; a menor se desenvolve mais lentamente, mas parece apresentar alguma evolução e também tem brotos.
Ontem, só a título de curiosidade, tirei algumas fotos das minhas plantas ao lado das plantas do meu sogro. Elas foram compradas juntas e estavam em estado semelhante, a diferença é que eu troquei o substrato e usei um prato com água embaixo do vaso, meu sogro não. É visível a diferença de desenvolvimento (as minhas estão no vaso da direita).

Imagem

Como vi que as plantas não estavam muito bem, me ofereci para mudar o substrato e dei algumas dicas. Ficaram assim depois (as minhas estão à direita):

Imagem
Imagem

Espero que dê tudo certo! Por enquanto, é só isso.


cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Olá. Breves atualizações.
As Droseras têm se desenvolvido bem, estão cheias de folhas novas, estão produzindo mucilagem, e uma delas tem até botões de flor.

Imagem

Porém, estou tendo alguns problemas.
As plantas estão cheias de pontinhos, não sei se são pulgões, cochonilhas ou outra coisa, não entendo bem disso. Alguém sabe me dizer o que são e como eu posso resolver?

Imagem

Além disso, notei mofo no substrato e em algumas folhas mortas. Em relação a isso, aumentei a exposição solar e parece estar reduzindo; também removerei as folhas secas assim que puder.
Ademais, o substrato está ficando verde, parece um musgo vivo. É um problema?


cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Ah, encontrei este produto aqui em casa, alguém já usou? É bom?

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem