ID de Drosera

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

CauPlantas escreveu: 15 Jan 2021, 10:13 Esse site aqui é um acervo bem legal de fotos de carnívoras, tente dar uma olhada:
https://cpphotofinder.com/
Vou olhar! =D
Se tiver mais dicas de sites, serão muito bem vindas!


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Existem Spatulatas de origem diferentes também com flores rosa e lilás. A diferença que notei é que a da Tokaiensis tem as pétalas mais compactas. Segue as fotos abaixo, a última é Tokaiensis do meu cultivo próprio. Por enquanto não tenho Spatulata aqui, mas quando tiver tentarei encontrar outros padrões para adicionar no fórum para diferenciação mais precisa.

Spatulata(www.carnivorousplants.org)

ImagemImagem

Tokaiensis( do meu cultivo)

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

enniolima escreveu: 15 Jan 2021, 13:34 Existem variações de Spatulatas também com flores rosa e lilás. A diferença que notei é que a da Tokaiensis tem as pétalas mais compactas. Segue as fotos abaixo, a última é Tokaiensis do meu cultivo próprio. Por enquanto não tenho Spatulata aqui, mas quando tiver tentarei encontrar outros padrões para adicionar no fórum para diferenciação mais precisa.
Entendi! Quando abrir a próxima flor vou tentar tirar uma boa foto frontal.
A minha deu duas guias de flor seguidas. Quase simultaneamente. É normal?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Meire escreveu: 15 Jan 2021, 13:57
enniolima escreveu: 15 Jan 2021, 13:34 Existem variações de Spatulatas também com flores rosa e lilás. A diferença que notei é que a da Tokaiensis tem as pétalas mais compactas. Segue as fotos abaixo, a última é Tokaiensis do meu cultivo próprio. Por enquanto não tenho Spatulata aqui, mas quando tiver tentarei encontrar outros padrões para adicionar no fórum para diferenciação mais precisa.
Entendi! Quando abrir a próxima flor vou tentar tirar uma boa foto frontal.
A minha deu duas guias de flor seguidas. Quase simultaneamente. É normal?

Você fala que deu duas hastes florais? Se for, é até normal, mas pode cortar a que tiver menos desenvolvida, poupa gasto de energia da planta e a outra haste se desenvolve melhor e mais rápido.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

enniolima escreveu: 15 Jan 2021, 14:00 Você fala que deu duas hastes florais? Se for, é até normal, mas pode cortar a que tiver menos desenvolvida, poupa gasto de energia da planta e a outra haste se desenvolve melhor e mais rápido.
Isso, duas hastes florais.
Quando as flores da primeira haste estavam terminando de abrir, nasceu outra haste. Fiquei na dúvida se sobrecarregaria a planta.


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

enniolima escreveu: 15 Jan 2021, 13:34 Existem Spatulatas de origem diferentes também com flores rosa e lilás. A diferença que notei é que a da Tokaiensis tem as pétalas mais compactas. Segue as fotos abaixo, a última é Tokaiensis do meu cultivo próprio. Por enquanto não tenho Spatulata aqui, mas quando tiver tentarei encontrar outros padrões para adicionar no fórum para diferenciação mais precisa.

Spatulata(www.carnivorousplants.org)

ImagemImagem

Tokaiensis( do meu cultivo)

Imagem
Eu realmente não sabia dessa informação, :roll:


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

aquis escreveu: 15 Jan 2021, 16:54
enniolima escreveu: 15 Jan 2021, 13:34 Existem Spatulatas de origem diferentes também com flores rosa e lilás. A diferença que notei é que a da Tokaiensis tem as pétalas mais compactas. Segue as fotos abaixo, a última é Tokaiensis do meu cultivo próprio. Por enquanto não tenho Spatulata aqui, mas quando tiver tentarei encontrar outros padrões para adicionar no fórum para diferenciação mais precisa.

Spatulata(www.carnivorousplants.org)

ImagemImagem

Tokaiensis( do meu cultivo)

Imagem
Eu realmente não sabia dessa informação, :roll:

Normal amigo. Estou doido pra conseguir uma Spatulata sem ser híbrida, cortar uma armadilha já totalmente formada e comparar com uma de Tokaiensis lado a lado, aí bater uma foto boa pra deixar mais claro as diferenças.

Mas por enquanto deixo esse link mais esclarecedor, é uma postagem de um biólogo, também vendedor de PCs.

Fonte e créditos das fotos: Bruno(Flora Garcia)



"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

enniolima escreveu: 15 Jan 2021, 17:11 Normal amigo. Estou doido pra conseguir uma Spatulata sem ser híbrida, cortar uma armadilha já totalmente formada e comparar com uma de Tokaiensis lado a lado, aí bater uma foto boa pra deixar mais claro as diferenças.

Mas por enquanto deixo esse link mais esclarecedor, é uma postagem de um biólogo, também vendedor de PCs.

Fonte e créditos das fotos: Bruno(Flora Garcia)
Interessante!
Eu tirei mais uma foto, com destaque para a armadilha. Infelizmente ela está sem mucilagem. =/
A ponta não parece ser tão arredondada, mas acho que a flor é bem parecida com a da sua tokaiensis.
Amanhã devo conseguir uma foto da flor aberta.

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

Olha quando bate a dúvida... no site plantascarnivorasbrasil.com.br ... a foto parece demais com a minha!

https://www.plantascarnivorasbrasil.com ... spatulata/


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Meire escreveu: 15 Jan 2021, 19:15 Olha quando bate a dúvida... no site plantascarnivorasbrasil.com.br ... a foto parece demais com a minha!

https://www.plantascarnivorasbrasil.com ... spatulata/
A foto é uma Tokaiensis, provavelmente foto antiga da época que ainda se discutia as diferenças entre as duas, tanto que nem tem mais em estoque há bastante tempo. Muitos vendiam Tokaiensis como se fosse Spatulata, até por ser difícil diferenciar e a Spatulata ser mais rara.

Eu não tenho dúvidas que a sua é uma Tokaiensis. Mas aguarde mais opiniões do pessoal mais antigo de cultivo.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem