Utricularia longilifolia: já é hora de trocar de vaso?

Assuntos sobre utriculárias.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Utricularia longilifolia: já é hora de trocar de vaso?

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal!

Tô com uma dúvida aqui com a minha U. longifolia... já faz um tempo ela tá querendo "fugir do vaso". Esses seriam os estolões?

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-iR35 ... CN0183.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-VJMO ... CN0185.JPG[/thumbnail]

Essas fotos fiz já tem uma semana, mais ou menos.... hj tem muito mais dessas estruturas fora do vaso... Isso é uma forma dessa pc "mostrar" q precisa de mais espaço?

Melhor trocar de vaso? :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Fatima.

Isso mesmo, a Utric. está 'escapando', rs. :lol:

Pode providenciar a troca de vaso. : joia :

Abç


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Como o Marciel já disse, é melhor reenvasar :)

Me parece que a planta está estiolada. Pelo que me lembro das que vi no habitat, apreciam bastante luz, inclusive, cultivo as minhas debaixo de um sombrite 50%.
Mudar a bichinha pra um lugar mais insolarado deve fazer as folhas atuais dela secarem, mas novas repõem as antigas em poucas semanas.

Uma vez um gringo me disse que basta replantar U. longifolia em um vaso largo que rapidamente ela floresce. Fiz isso primeiro com U. calycifida pra testar. Ela cresceu bem rápido, primeiramente emitindo estolões e depois aparecendo folhas. A primeira haste saíu quando o raio das folhas estava com +- 5 cm

Agora, mexendo com algumas variáveis do processo. :roll:
Tomando em consideração a colonização mínima do substrato capaz de sustentar uma floração, fico pensando que deve existir uma proporção entre tamanho da folha e o tamanho mínimo em que cada espécie flore.
Em outras palavras, parece que quanto maior a folha, maior o tamanho que a planta deve atingir, em área, para poder florir. Assim, espécies com folhas grandes precisam de mais espaço para se desenvolver e as com folhas pequenas precisam de menos. Talvez por isso algumas Utrics nunca floresçam...


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Valeu, Marciel e Gabriel! : joia :

Gabriel, você tocou em dois pontos q eu queria abordar: tamanho do vaso pro reenvase e tb o aspecto das folhas... :roll:

Vejo q as minhas são diferentes das fotos q encontro na internet... e elas estão num local com menos sol... Vou mudá-la de local e vou providenciar tb um vaso maior.. Logo q ela chegou (jan/15) fiquei com medo de coloca-las junto com as sarras, droseras e dios (canto do quintal com maior incidência solar) mas sabe qdo você olha e acha q algo não tá certo? Tava sentindo isso... :mrgreen:

Vou trocar o vaso por um bem gde.. será q pode ser uma bacia? ...rs...rs... é preciso ter muita altura tb?. e vou colocá-la no mesmo canto das dios e cia... :mrgreen:

obrigada!!!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Acho que a bacia é um pouquinho grande :lol:
Pelo que vi nas minhas plantas, elas pouco se aprofundam, então acho que um vaso raso serve.

Usando aquela razão doida a que cheguei e assumindo que todas as espécies seguem a mesma proporção, se a folha da U. calycifida tem 4 cm, o raio mínimo para floração foi 5 cm e a folha da U. longifolia tiver 10 cm, usando a boa e velha regra de 3, então o raio mínimo para floração será de 12,5 cm, mas acho que um vaso de 20 cm de diâmetro deve dar.
Estou usando aqueles vasos para bonsais, bem rasinhos, de 15 x 25 cm, as folhas já estão com quase 20 cm, mas até agora nenhum sinal de flores. :roll:

Não sei direito como é a iluminação de onde está a longifolia, mas coloque-a junto com as Droseras e Sarras, só cuidado que ela migra bem fácil entre vasos.


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sugestão; ao invés de plantá-la em um vaso porque não usa uma jardineira? Espaço de sobra eu garanto que ela vai ter :D .

Fica a dica ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Sugestão; ao invés de plantá-la em um vaso porque não usa uma jardineira? Espaço de sobra eu garanto que ela vai ter .
Boa, Rodrigo!!! : joia : Pq não pensei nisso antes!! Mas ainda bem q vi isso a tempo! Valeu!!! : joia :
gasagarcia escreveu:Não sei direito como é a iluminação de onde está a longifolia,
É luz indireta, Gabriel... as poucas horas em q o sol incide ali no final da tarde, é filtrado por 3 folhas de sombrite 50%... não sei se ajuda a informação, mas é o único canto q a minha N. x chelsonii consegue manter as folhas sem esturricar...
gasagarcia escreveu:mas coloque-a junto com as Droseras e Sarras, só cuidado que ela migra bem fácil entre vasos.
:o :o :lol:

Brigada pelo help, meu amigos!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

É melhor a jardineira, como o Rodrigo disse :)
Três camadas de sombrite é escuro demais! O único problema é que elas não se dão bem com substratos muito quentes.
Na natureza, a maioria das longifolias crescem sobre margens de rios de água estupidamente gelada para banho :roll: :lol:
E o resto, em Sphagnum vivo

Então, sugiro uma jardineira com esfagno vivo : joia :


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ihhhhhhhh... fiz mais ou menos certo, então, Gabriel... rs...rs.. usei sphagnum esterilizado, shagnum apenas lavado. Por se tratar de uma utric, achei q o sphagnum lavado seria mais interessante pra ela do q um completamente limpo... fiz mais ou menos meio a meio

Troquei o vaso ontem à noite.. coloquei numa jardineira e essa jardineira coloquei dentro de outra jardineira um pouco maior com água... vamos ver como ela vai reagir agora...

Valeu pela ajuda!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Fátima, eu vou usar seu tópico pq meu problema é parecido com o seu...
Eu comprei 2 utricularias (longifolia e tricolor) com o Ono, tem mais de 2 meses...

Mas eu comecei a perceber uma coisa estranha com minhas plantinhas...
*Tem 1 folha nova da longifolia que nasceu fininha fininha... e ontem achei uma "raiz" pra fora da terra.
*Minha tricolor está com algumas folhas ficando marrom (mas isto eu acho que é normal...)
Meu problema maior é o SUBSTRATO!!!!
por ter vindo do Ono, e por ele cultivar muito mais plantas do que eu... eu não mexi no substrato desde então, apesar de achar estranho aquela coloração preta (mas quando eu comprei minhas Dios shark com ele veio musgo, terra e até pedaços de madeira, então achei que deveria ter musgo mais pra baixo... ou algum substrato mais específico para estas espécies de utricularias...) mas ontem fui futucar no substrato e acho que é só terra mesmo, inclusive vi uns bichinhos parecendo pequenas minhocas no substrato!!
[img]https://i1264.photobucket.com/albums/jj ... pc3qdf.jpg[/img]
[img]https://i1264.photobucket.com/albums/jj ... tbsxip.jpg[/img]
[img]https://i1264.photobucket.com/albums/jj ... xgfpt4.jpg[/img]

As minhas 2 outras estão no musgo, com um pouco de areia e até que estão indo bem...
Mas eu ví o Gabriel falando pra colocar em musgo puro e sem ferver, aí eu queria saber qual o melhor substrato pra trocar logo elas!!

Abraço!
e muito obrigada!! : joia :


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem