Como o Marciel já disse, é melhor reenvasar
Me parece que a planta está estiolada. Pelo que me lembro das que vi no habitat, apreciam bastante luz, inclusive, cultivo as minhas debaixo de um sombrite 50%.
Mudar a bichinha pra um lugar mais insolarado deve fazer as folhas atuais dela secarem, mas novas repõem as antigas em poucas semanas.
Uma vez um gringo me disse que basta replantar U. longifolia em um vaso largo que rapidamente ela floresce. Fiz isso primeiro com U. calycifida pra testar. Ela cresceu bem rápido, primeiramente emitindo estolões e depois aparecendo folhas. A primeira haste saíu quando o raio das folhas estava com +- 5 cm
Agora, mexendo com algumas variáveis do processo.
Tomando em consideração a colonização mínima do substrato capaz de sustentar uma floração, fico pensando que deve existir uma proporção entre tamanho da folha e o tamanho mínimo em que cada espécie flore.
Em outras palavras, parece que quanto maior a folha, maior o tamanho que a planta deve atingir, em área, para poder florir. Assim, espécies com folhas grandes precisam de mais espaço para se desenvolver e as com folhas pequenas precisam de menos. Talvez por isso algumas Utrics nunca floresçam...