Mecanismo de captura de presas - Utriculária

Assuntos sobre utriculárias.
Responder
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mecanismo de captura de presas - Utriculária

Mensagem por camilabrandao »

As espécies de Utricularia são classificadas como hidrófilas, embora cresçam no solo, e todas as espécies utilizem do meio líquido, para apanhar as presas de que se nutrem.
Existem algumas espécies terrestres, mas na sua grande maioria esta planta carnívora é aquática ou semi-aquática. As espécies aquáticas são semelhantes a uma massa filamentosa que pode atingir vários metros, com folha filiformes onde dispõe as armadilhas. Podem ser separadas em dois grupos distintos a) as flutuantes e b) as não flutuantes (Fromm-Trinta, 1985). As espécies flutuantes podem ou não apresentar órgãos muito inflados dispostos, em geral, ao redor do escapo, funcionando como flutuadores.
No Inverno a planta para o seu crescimento e passa à forma de hibernagem, um espécies de tubérculo que lhe permite resistir ao frio.


Estas plantas são consideradas carnívoras pois apanham e digerem organismos de várias categorias, desde que possam ser capturados com seus utrículos, que funcionam como armadilhas e estômagos (Hoehne, 1948).
O termo utriculária (do latim "utriculus" = pequena garrafa) refere-se a armadilhas. As espécies de Utricularia dispõem de várias armadilhas em forma de bolhas ovais translúcidas de 2 a 4 mm. Estes utrículos possuem cerca de 1 a 5 milímetros, apresentando uma abertura provida de válvula, que se projeta para fora através de pequenas cerdas.
A água contida no interior do utrículo é eliminada, ocasionando uma diminuição da pressão interna. Através de dois pelos sensíveis ao toque a planta aspira qualquer inseto (larva de mosquito por exemplo) que tocar. Este inseto não consegue escapar, pois a válvula abre-se apenas para dentro, sendo muito bem vedada, evitando a saída dos organismos capturados (Pinho et al., 1979). O interior da bolha esta em vácuo até o inseto tocar no pelo. Quando a planta faz abrir a bolha o inseto é brutalmente aspirado, com uma incrível rapidez.
A bolha é fechada novamente e a planta digere a presa. Depois de 1 a 2 dias (algumas plantas conseguem digerir em algumas horas), a planta cria novamente vácuo e a armadilha está de novo pronta.

O mecanismo de captura desta planta é o mais "rápido" de todas.


Estes vídeos mostram como funciona a captura das presas!
[BBvideo 640,480][/BBvideo]

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

*este vídeo está em inglês e mostra mais a parte técnica do processo de captura das presas
[BBvideo 640,480][/BBvideo]
Editado pela última vez por camilabrandao em 06 Jun 2014, 01:02, em um total de 3 vezes.


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

..........ótimo tópico camila..........


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente tópico, útil para todos aqueles que estão iniciando no hobby e desconhecem este tipo de PC, assim como o seu curioso mecanismo de captura de presas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ótimo tópico Camila. : joia :

Este outro tópico mostra mais um vídeo sobre a armadilha das Utricularias.

Abç


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

MarcielS escreveu:Ótimo tópico Camila. : joia :

Este outro tópico mostra mais um vídeo sobre a armadilha das Utricularias.

Abç

Obrigada Marciel,
eu não tinha visto que você já tinha feito um tópico com este vídeo que eu tb coloquei
este é o mais técnico, eu gostei mais dos outros dois, mais naturais rs :D

Porque o seu tópico sobre os utriculos não ta na parte das Utricularias??
eu sinto as informações deste gênero aqui no Fórum tão fraquinhas, por isto que estou coletando informações novas que eu acho na net.


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

camilabrandao escreveu:Porque o seu tópico sobre os utriculos não ta na parte das Utricularias??
Talvez pelo simples fato de ser um vídeo e estar na galeria de vídeos :lol: ...
camilabrandao escreveu:eu sinto as informações deste gênero aqui no Fórum tão fraquinhas, por isto que estou coletando informações novas que eu acho na net.
O pior que isto é verdade Camila, mas isto se deve ao fato do pessoal daqui apreciar mais Drosera e Nepenthes. Se parar para reparar, no PCBR, da-se maior valor as Drosera e Utricularia, ou seja, cada fórum conta suas preferências e elas se manifestam nos tópicos que são criados pelos membros.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

rdrgobra escreveu:
O pior que isto é verdade Camila, mas isto se deve ao fato do pessoal daqui apreciar mais Drosera e Nepenthes. Se parar para reparar, no PCBR, da-se maior valor as Drosera e Utricularia, ou seja, cada fórum conta suas preferências e elas se manifestam nos tópicos que são criados pelos membros.
Drosera, nepenthes e Dionaeas rs
Mas no que depender de mim, vou aumentar as informações sobre este gênero, porque eu gostei muito destas plantas,
e quanto mais informações tiver, mas as chances das pessoas se interessarem tb! : joia :


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem