Como polinizar utriculárias?
- BRUNOLUCIO939
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradecimentos: 10 vezes
- Contato:
Como polinizar utriculárias?
Ola,recebi minha utriculária sandesonii ontem e ela veio com flores gostaria de saber como poliniza-las?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Bruno, até onde sei este tipo de PC se autopoliniza, ou seja, dispensa a ajuda de agentes polinizadores para gerar sementes. Como sua Utric já veio florindo já lhe aviso que em breve ela ira se espalhar feito praga me seu cultivo
.
Abs
Rodrigo F. Costa

Abs
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- BRUNOLUCIO939
- Membro ativo (2)
- Contato:
agora você me deixou confuso pois o Ono disse que elas não se auto polinizamrdrgobra escreveu:Bruno, até onde sei este tipo de PC se autopoliniza, ou seja, dispensa a ajuda de agentes polinizadores para gerar sementes. Como sua Utric já veio florindo já lhe aviso que em breve ela ira se espalhar feito praga me seu cultivo.
Abs
Rodrigo F. Costa

- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Ué, isto é novidade para mim uma vez que sempre pensei que toda Utric se autopolinizasse. Bom, se foi o Ono que te disse isso então creio que não há o que fazer a respeito, visto que se elas precisarem de um polinizador específico dificilmente encontrará os mesmos por aqui e, se valer de polinização manual não será algo prático de se fazer pelo simples fato da flor desta Utricularia ser deveras diminuta
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- BRUNOLUCIO939
- Membro ativo (2)
- Contato:
eu estava examinando as flores dela e achei um pozinho branco que acredito que seja polem então peguei um pincel e passei na flor toda pois não faço a menor ideia de onde fica a parte feminina da flor,vamos ver no que da 

- gasagarcia
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 87 vezes
Levante as "orelhas do coelho" que verá o antera e o estigma da flor perto da mancha amarela 

Abçs
Gabriel
_____
Gabriel
_____
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Pois é,
A sandersonii, assim como boa parte das utrics, não tem auto-polinização. Dá para fazer manualmente mas a produção de seeds é baixa. Na natureza existem insetos especificos que fazem o serviço.
Em cultivo a propagação se dá geralmente por divisão dos estolões. Um pequeno pedaço da planta com raiz serve para formar outra planta nova.
Abç
A sandersonii, assim como boa parte das utrics, não tem auto-polinização. Dá para fazer manualmente mas a produção de seeds é baixa. Na natureza existem insetos especificos que fazem o serviço.
Em cultivo a propagação se dá geralmente por divisão dos estolões. Um pequeno pedaço da planta com raiz serve para formar outra planta nova.
Abç
- BRUNOLUCIO939
- Membro ativo (2)
- Contato:
Obrigado por me ajudarem se der certo eu posto o resultado neste tópico 

- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
A grosso modo as flores que abrem apenas por um curto período de tempo são auto-polinizáveis.
Tem ainda as 'brevíssimas' (também auto-polinizáveis) que abrem e assim ficam por uma hora ou menos.
Não é o caso das flores da U.sandersonii que duram um tempão e fica lotado de coelhinho na haste, ainda bem neh, rs.
Abç
Tem ainda as 'brevíssimas' (também auto-polinizáveis) que abrem e assim ficam por uma hora ou menos.
Não é o caso das flores da U.sandersonii que duram um tempão e fica lotado de coelhinho na haste, ainda bem neh, rs.

Abç
-