Regras de escrita no fórum

Avisos, concursos, promoções, descontos, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Regras de escrita no fórum

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

É o seguinte, apesar de ser um dinossauro, pois tenho 57 anos não sou purista quanto ao português, mas algumas regras devem ser observadas.

1. Internetês está proibido, ninguém é obrigado a tentar decifrar o que um membro escreveu, usem isso nos chats da vida não aqui.

2. Gírias não tenho nada contra, mas não se esqueçam que o fórum tem membros de todas as regiões do país e muitas vezes uma gíria é inofensiva numa região e altamente ofensiva em outra. Então usem com parcimônia.

3. Todos cometem erros de ortografia na digitação, etc. e isso é muito comum, mas tem alguns que parecerem não saber escrever então recomendo que usem o corretor ortográfico do browser.

Espero que entendam.

Abraços,



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Olá paulo... Tambem tenho um português péssimo... Mas tento escrever mais próximo do certo que minha cabeça permite... Já li coisas extremamente absurdas em questão de escrita, mas com total sentido... Então eu acho que o pessoal deveria, antes de falar o que cara é um analfabeto... Ver se tem sentido o que o cara fala, reposder o que ele pede e depois falar do portugues dele... Pois vejo muita gente criticando por erros ortograficos e deixando o tópico de lado...

ps.:aqui não vi essas coisas ainda... Mas em outros foruns, todos tinha essas coisas...

pps.: 57 anos? Eita...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Concordo.

"Para passar adiante uma idéia escrita hà de ter certeza de quem ler entenderá o que foi escrito"

Ler sempre, mesmo que seja um jornal do dia, melhora bastante a qualidade da escrita e da maneira de se expressar.
Muitos erros ocorrem pelo simples fato de ter pressa em postar as mensagens.

E 57 anos ainda é novinho (como diz meu pai: "ainda tem muita coisa pra aprender")!! :lol:


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Concordo com essas regras!! Só tenho uma dúvida:
"não se esqueçam que o fórum tem membros de todas as regiões do país e muitas vezes uma gíria é inofensiva numa região e altamente ofensiva em outra."

Bom, pode parecer meio ridículo, mas cada um fala uma coisa e eu queria comferir o que está certo. Fod# é palavrão??? :lol: Censurei pois se for, eu não quero que apareçam palavrões no forum ^^

57 anos... Ainda dá pra fazer muita coisa legal!! Minha avó tem uns 60 anos e escala! É só aproveitar bem. :D

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Vou dar uma idéia do que a gíria pode causar.

Até o meados dos anos 90 os bancos não trabalhavam on line como hoje, eles tinham um centro de processamento de dados principal que ficava na matriz e centros regionais que atendiam um numero X de agências.

Esses centros de processamentos de dados regionais faziam os trabalhos de receber os cheques, boletos de compensação, depósitos, etc. e transmitiam para a matriz e essa devolvia os dados processados que eram impressas nesses centros.

Então quando um cliente ia descontar um cheque os caixas viam numa listagem se o cliente tinha saldo ou não.

Pois bem, nos anos 70 um centro regional do Bradesco no nordeste parou e enquanto consertavam o computador local os caixas pagaram os cheques, mas depois de 3 dias não dava mais e pararam de pagar os cheques, benefícios, etc..

Como a situação ficou insustentável pegaram todos os documentos que seriam processados nesse centro regional trouxeram para São Paulo de avião e aqui mesmo geraram as tais listas.

Eu contei tudo isso para entenderem como funcionava o processamento de dados nessa época e agora vem o problema da gíria.

Quando o funcionário do Bradesco chegou na agência estava o maior burburinho, gente gritando de um lado querendo receber de outro lado querendo descontar um cheque e quando ele viu isso disse para acalmar o povo;

- Pessoal, segurem as pontas que daqui a pouco tudo vai se resolver.

Aí um cliente do banco meteu uma arma na cara dele e disse;

- Quem vai segurar as pontas aqui seu filho de uma égua.

Tudo isso porque "segurar as pontas" em São Paulo significava calma, tranquilidade, etc. e na região significava "corno".

Espero que tenham entendido.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bom, entao coisas do tipo... "to ligado" , "saca", "saquei"... "podes crer"... "putz" , "moh legal", "sussa" não devem mais ser escritas ? :(


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Daniel Souza escreveu:Bom, entao coisas do tipo... "to ligado" , "saca", "saquei"... "podes crer"... "putz" , "moh legal", "sussa" não devem mais ser escritas ? :(

Daniel,


Acho que essas são nacionais. :lol:


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Concordo com a citação do Marciel
"Para passar adiante uma idéia escrita hà de ter certeza de quem ler entenderá o que foi escrito"

Acho que abreviar palavras não é um problema... Pois algumas como "você", "q" e "pq" já é bem aceito no brasil inteiro... Mas é logico que todos tem que entender o que elas significam...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Dê forma nenhuma eu falei em postar em português acadêmico e nem sou um erudito, mas sim de uma forma que todos entendam. O duro é o raio do internetês e ainda por cima as gírias desta nova língua.

Eu tenho um neto de 15 anos que outro dia me chamou no MSN, escreveu um monte de coisa e tentei entender, mas não consegui. Aí eu disse para ele traduzir.

Nos fóruns internacionais se usam muitas abreviações e muitas vezes eu consulto um dicionário online para saber o que estão dizendo. https://www.urbandictionary.com/

Agora fico grato pelo que os amigos disseram sobre minha idade, eu sei que ainda tenho muita lenha para queimar e nesse fogo eu tenho um filho de 7 anos :D e não precisei de nenhum comprimido e muito menos de uma ajuda amiga :lol: , meu pai tem 88 anos e é forte e lúcido. Aliás minha familia tem uma grande longevidade.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

paulo qndo comentou sobre o internetês achei que envolviam um modo geral...
Mas isso é um problema que atinge todos mesmo...
Até você conseguir entender o que o cara quer dizer, tu já perdeu o foco da leitura...

ps. Sobre a idade... Fugindo um pouco da sua idade paulo e contando um "causo"... Cara... Eu conheci meu avo por parte de pai está com 2 anos... Cara num sei se tu vai conhecer, mas lembra do Mestre Kame do desenho Dragon Ball(velho tarado)? é a melhor descrição pra ele que eu achei.. hahahah... E pensa num velho forte... O velhote tem 75 anos +-... Esta cuidando de uma fazenda na beira do rio Parana... Diz ele que já levou 3 picada de escorpião... hehehehe... Mas o engraçado é escutar ele falando: "qndo vejo um escorpião chega da um arrepio nas costa..." hehehh... Tem até uma lenda que rondam sobre ele.. hahaha...

falou... abraços..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem