Fungo em orquideas

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Krebs
Newbie
Newbie
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Fungo em orquideas

Mensagem por Krebs »

Pessoal, recentemente adquiri quatro orquídeas e uma delas esta apresentando manchas pretas formadas por diversos pontos pretos.
Atualmente estou deixando ela dentro de casa perto de uma janela tomando um pouco de sol apenas quando esta se pondo, de acordo com a instrução do vendedor do orquidário eu rego apenas uma vez por semana pois ela não gosta de muita água e reguei ela na segunda.

Alguém sabe o que pode ser, o que causa e como tratar ? Devo me preocupar ou é normal isso ?

Acho estranho que ao redor da mancha parece que a folha foi amassada ou batida.

Foto:

Imagem

MichelWochner
Newbie
Newbie
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por MichelWochner »

1ml de pinho sol diluido pra cada 100ml de agua, borrifar 1 vez a cada 3 dias até sumir qualquer vestigio do fungo. Uso nas minhas essa soluçao, sempre funcionou que é uma beleza.

Se puder postar uma foto com mais zoom e foco na mancha pois esses pontos pretos podem ser tanto estruturas reprodutivas de fungos como um pequeno aglomerado de acaros, nao estou conseguindo identificar com clareza qual dos dois seria.

Pelos diversos pontos pretos espalhados pela folhas creio que essa orquidea sofreu um severo ataque de acaros e o que ve nessa foto seriam os remanescentes, indico para acaros borrifar oleo de neem (facilmente encontrado em agropecuarias) uma vez a cada 3 dias tambem. Ja fiz testes com inseticidas quimicos como abamectina e um pequeno erro na dosagem ou uma orquidea mais sensivel nao resistem ao tratamento por isso opto pelo oleo de neem msm por nao agredir tanto a planta.
Espero ter ajudado.

Krebs
Newbie
Newbie
Contato:

Mensagem por Krebs »

Segue link da foto com zoom, no momento não tenho como enviar para um servidor de imagens ...

https://photos.app.goo.gl/EahM8HxBG28A874bA

MichelWochner
Newbie
Newbie
Contato:

Krebs escreveu: 18 Jul 2019, 10:26 Segue link da foto com zoom, no momento não tenho como enviar para um servidor de imagens ...

Parecem mais acaros que estruturas de fungos, pra você tirar a ctz coloque a planta no sol e se tiver uma lupa ou uma exclente visao msm :lol: sera possivel ve-los se movimentando.

Krebs
Newbie
Newbie
Contato:

Mensagem por Krebs »

MichelWochner escreveu: 18 Jul 2019, 10:39
Krebs escreveu: 18 Jul 2019, 10:26 Segue link da foto com zoom, no momento não tenho como enviar para um servidor de imagens ...

Parecem mais acaros que estruturas de fungos, pra você tirar a ctz coloque a planta no sol e se tiver uma lupa ou uma exclente visao msm :lol: sera possivel ve-los se movimentando.
Poxa, fez sol durante um mês e hoje que preciso do sol está nublado kkkk

Vou tentar o óleo, está bem com cara de ácaro! Assim que der eu posto foto do resultado!

Obrigado!

Krebs
Newbie
Newbie
Contato:

Mensagem por Krebs »

Ontem de noite eu coloquei o óleo de Neem nas plantas borrifando com água, borrifei nas outras três plantas também e depois de uma hora eu vi nas outras orquídeas alguns pontos pretos e cinzas parecidos com os da primeira foto andando pela planta e agora a pouco achei um que parecia estar morto!
Mas a planta das fotos já esta bem ruinzinha, pelo visto esses ácaros se multiplicam bem rápido :-? mas a foto que tirei agora, apesar de ter mais pontos pretos e da folha ter piorado, parece que estão morrendo pois não estão com uma cara muito legal.

Imagem

Sera que estão morrendo mesmo ?

enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Krebs escreveu: 19 Jul 2019, 21:08 Ontem de noite eu coloquei o óleo de Neem nas plantas borrifando com água, borrifei nas outras três plantas também e depois de uma hora eu vi nas outras orquídeas alguns pontos pretos e cinzas parecidos com os da primeira foto andando pela planta e agora a pouco achei um que parecia estar morto!
Mas a planta das fotos já esta bem ruinzinha, pelo visto esses ácaros se multiplicam bem rápido :-? mas a foto que tirei agora, apesar de ter mais pontos pretos e da folha ter piorado, parece que estão morrendo pois não estão com uma cara muito legal.

Imagem

Cara, eu vi um biólogo no YouTube indicando o uso de álcool isopropílico, o título está que é para cochonilha, mas ele diz que serve também para fungos e pulgões. Dê uma olhada no vídeo, tem o passo a passo como diluir certinho, sem cometer erros. Boa sorte aí!

"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
MichelWochner
Newbie
Newbie
Contato:

Se tiver interesse em ler ta ae:

ÓLEO DE NEEM

Óleo Vegetal de Neem Ophicina Agrícola é um inseticida orgânico/natural composto de óleo puro obtido a partir da prensagem à frio das amêndoas de sementes de Neem Indiano (Azadirachta Indica). São encontrados mais de 150 compostos bioativos presentes no Neem, sendo que nove deles apresentam ação inseticida cientificamente comprovada.

O principal deles é um tetranortriterpenóide ou limonóide chamado Azadiractina Apresenta quatro formas de ação sobre os insetos, sendo o efeito anti-alimentar, o efeito regular do crescimento, o efeito inibidor da reprodução e o efeito repelência de postura. 

Óleo Vegetal de Neem Ophicina Agrícola apresenta ainda ação por contato e por ingestão, sendo essa última mais pronunciada. Atua sobre todas as fases dos insetos (ovos, larvas, ninfas e adultos) é indicado no controle de mais de 500 espécies de insetos e ácaros nas mais variadas culturas comerciais e ornamentais. O Óleo de Neem da Ophicina Agrícola ao ser aplicado os princípios ativos ficam aderidos à superfície das plantas e frutos, e parte é absorvido e passa a circular na seiva. 

Os insetos ao ingerirem os tecidos vegetais contendo os princípios ativos do Óleo Vegetal de Neem, passam a sofrer a ação deletéria do Neem, morrendo em poucos dias. O produto é totalmente biodegradável e não é bioacumulável, sendo inofensivo ao meio ambiente e a animais de sangue quente. O Óleo Vegetal de Neem Ophicina Agrícola é um inseticida orgânico/natural de baixo custo, é de fácil manuseio e aplicação, apresentando grande eficácia no controle de insetos indesejáveis. 

Benefícios

O Óleo Vegetal de Neem Ophicina Agrícola controla as populações de insetos indesejáveis na agricultura, na pecuária e em “residências”, sendo inofensivo ao homem e a animais de sangue quente (animais domésticos). É totalmente orgânico e biodegradável além de não ser bioacumulável, ainda, é mundialmente aprovado para o uso na agricultura e pecuária orgânica. Pode ser associado ao controle biológico, não afetando inimigos naturais e polinizadores.

• Único produto 100% orgânico do mercado Brasileiro;
• Inofensivo a animais de sangue quente (animais domésticos);
• Mata Larvas e Insetos adultos;
• Envenena ovos e larvas dos insetos;
• Não contamina inimigos naturais das pragas;
• Não polui o meio ambiente nem sua propriedade;
• Não necessita uso de EPI pra aplicação (luvas, máscaras etc). 

Insetos Controláveis

• Mosca branca, mosca da fruta, mosca minadora e mosca do chifre;
• Pulgões, tripes, ácaros, percevejos e cochonilhas;
• Lagartas;
• Carrapatos e pulgas;
• Ácaros (branco, rajado e vermelho);
• Grafolita;
• Psilidio. 

MichelWochner
Newbie
Newbie
Contato:

Krebs escreveu: 19 Jul 2019, 21:08 Ontem de noite eu coloquei o óleo de Neem nas plantas borrifando com água, borrifei nas outras três plantas também e depois de uma hora eu vi nas outras orquídeas alguns pontos pretos e cinzas parecidos com os da primeira foto andando pela planta e agora a pouco achei um que parecia estar morto!

Imagem

Pode ficar tranquilo que morrem dentro de poucos dias.

Krebs
Newbie
Newbie
Contato:

Mensagem por Krebs »

Bom, acho que deu tudo certo com a planta, porem, as folhas que foram atacadas(duas folhas) eu perdi e a haste floral secou e tive que cortar e não tive mais problemas, agora é torcer pra a planta se recuperar e continuar a crescer!

Agradeço a todos pelas dicas e informações!

Responder