Solicito informações sobre esse musgo.

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Solicito informações sobre esse musgo.

Mensagem por AntonioC »

Adquiri na floricultura esse musgo para fazer alguns testes (ao que tudo indica ele está vivo ainda, preservando cores verdes nas pontas, bem diferente do sphagnum) enquanto o ideal (Sphagnum) não chega. Qual o nome dele?

A questão é que eu já vi posts que tinha um musgo parecido com esse e que cresceu antes de as sementes nascerem, portanto, caso fosse nele a semeadura, teria de ferver ele e depois moer? Ainda sim quero usar o Sphagnum, mas outra duvida é: ele continuando molhado como esta na foto no vaso (sem ferver), corre risco de crescer novamente? Se sim, daria certo aplicar ele na parte superior de todos os vasos de cultivo, a fim de criar um tapete vivo por cima? Seria benéfico? Caso sim, se picotado também cresceria ou isso o mataria?
Grato pela ajuda.
ImagemImagem

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então ate onde sabemos, se não me engano esse e o musgo Java, o qual so sei te dizer que não e indicado (não serve) mais digo isso pq sem dizem... nunca fiz testes com ele, de vista parece criar um tapete que poderia sufocar as raizes porem sem testes dificil confirmar assim como durabilidade, mais ja posso te garantir q ele e mais resistente a morte q o Sphagnum sem duvida


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
MichelWochner
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 24 Jun 2019, 08:52
Localização: Gaucha do Norte - MT
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por MichelWochner »

É muito parecido com os musgos do genero Polytrichum, esses talos mais grossos e as folhas pontudas lembram muito esse genero.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

este não serve, mata as plantas...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

smart2 escreveu:então ate onde sabemos, se não me engano esse e o musgo Java, o qual so sei te dizer que não e indicado (não serve) mais digo isso pq sem dizem... nunca fiz testes com ele, de vista parece criar um tapete que poderia sufocar as raizes porem sem testes dificil confirmar assim como durabilidade, mais ja posso te garantir q ele e mais resistente a morte q o Sphagnum sem duvida
Também pensei nisso, e uma coisa que me ocorreu foi que fervi um pouco dele e vou deixar em observação para ver se compensa usá-lo numa proporção X=90% + 10% desse musgo fervido e picotado

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk



"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

MichelWochner escreveu:É muito parecido com os musgos do genero Polytrichum, esses talos mais grossos e as folhas pontudas lembram muito esse genero.
Para entender mais deles eu vou deixar um vaso só com eles como teste, torcer para que cresçam e eu consiga observar como é o padrão. Logo logo creio que posso informar isso.

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk



"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

Edson Poscai escreveu:este não serve, mata as plantas...
Pensei nessa possibilidade dele sufocar elas, até pelo fato de como ele já salta para fora do suposto vaso. Caso eu adquira musgo Sphagnum vivo, compensa criar um tapete dele por cima? (A idéia era criar com esse, mas ainda bem que foi confirmado que seria uma má escolha).

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk



"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem