Compostagem

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Compostagem

Mensagem por pritolone »

Estou começando a usar o fórum e como ainda não posso contribuir falando de plantas carnívoras (estou aprendendo muito com esse site) então pensei em falar de algo que também estou começando a fazer em casa: compostagem, um processo de reciclagem de alimentos que é ótimo para o meio ambiente (pois reduz o volume de lixo orgânico sem enviá-lo a aterros ou lixões) e também para as plantas que precisam de nutrientes.

Através de vários videos postados no youtube e de conversas com colegas que já fazem isso em casa escolhi um modelo de composteira (recipiente onde o processo será feito) e agora estou acompanhando o processo e quero discuti-lo com quem se interessar : joia :

É possível fazer a compostagem de várias formas conforme o espaço de sua casa:
- direto na terra: abra uma cova rasa de 40cmx40xcmx40cm, deposite cascas e restos de alimentos, cubra com terra e como uma lasanha, camada em cima de camada, até atingir o nível do solo. Depois de 15 dias abra outra cova igual, retire a terra de um e passe para o outro, o material mais novo ficará por baixo. Após 30 dias o material já pode ser utilizado nos vasos de plantas.
- composteira modelo industrial: tanto uma comprada quanto caseira segue o mesmo molde, você usa 3 potes encaixados um sobre o outro.

Imagem

Imagem

Faça pequenos furos na parte de baixo do primeiro e do segundo pote para que o líquido formado seja separado na última parte (note que no modelo industrial existe uma torneirinha, para seu escoamento). Esse líquido também serve como para regar ou borrifar as plantas.
Coloque terra com minhocas (compradas em lojas de pesca ou retiradas de algum lugar que tenha planta e umidade) no pote do meio e no pote superior coloque uma camada de terra misturada com folhas secas, uma com restos de comida, mais terra e por último mais folhas, também é possível colocar borra de café na mistura para afastar formigas e moscas. Com as minhocas não é preciso mexer na terra, apenas quando for depositado mais comida. Elas migraram de um pote a outro comendo o material orgânico e quando este tiver se dissipado já pode usar a terra como adubo.

Imagem

Esse vídeo explica bem esse modelo:



- Garrafa pet ou galão de água: explicar esse modelo ia deixar o tópico maior então vou deixar o vídeo que aprendi. Os dois são feitos do mesmo jeito só muda o tamanho mesmo.


- Balde - Foi o modelo que considerei mais simples de fazer, você só precisa de um balde com tampa (como aqueles de roupa), um pedaço de cano de pvc (para que o líquido produzido evapore em x de ser coletado) e uma telinha ou meia fina. Aprendi nesse vídeo, dividido em 3 partes:





O que eu vou fazer aqui em casa é usar um galão de água (pq não tinha dois) como se fosse um balde. Por enqto separei folhas secas (para ter um estoque) e formas de separar a comida e a borra de café sem que "acumule lixo na cozinha", misturei um pouco de cada em um pote até que eu corte o galão de água. Assim que fizer isso posto as fotos.

Aqui nesse trabalho, além de falar tudo o que eu falei, tem umas tabelas legais falando que alimentos podem ir na compostagem, problemas que podem ocorrer e como resolver:
https://www.geota.pt/xFiles/scContentDe ... ile140.pdf

É isso, ficou muito longo, mas espero ter ajudado : joia : E se mais alguém conhecer, fazer isso em casa acho que o assunto rende pano pra manga. Só nessa semana notei uma redução enorme na quantidade de lixo de casa, fora que separei as embalagens e os papéis para levar em algum outro lugar.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gostei do tópico, sem sombra de duvidas o mesmo será de grande valia a todos aqueles que não sabem o que fazer com o lixo orgânico que produzimos diariamente.

Muito obrigado por compartilhar conosco estas informações : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Aqui estão as fotos da minha composteira. Como disse eu misturei dois modelos, o do balde com o do galão de água e ficou assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Guardo ela em baixo da caixa d'água para não ficar exposta ao sol:

Imagem

Consegui achar umas minhocas, sem querer, enquanto arrastava os vasos da minha mãe para limpar o chão, agora é só esperar elas fazerem o restante do trabalho. : joia :


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Priscila,


Acho que vou te copiar... rs
Gostei muito da ideia!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q interessante, Priscilla! De tempos em tempos, vá atualizando esse topico pra gente acompanhar... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Só para manter o tópico atualizado:
A composteira embaixo da caixa d'água não deu muito certo, começou a mofar, então mudei para do lado de uma roseira, pq ela não pode ficar no sol forte, já que tem q manter a umidade e esta tem uma sombra bem larga. Agora eu não sei se é o local que deixei ou se coloquei algum alimento mofado.
Quanto aos alimentos na mistura dá para notar que uma parte já se dissolveu, enquanto que outras ainda estão inteiras, faz uma semana que estão lá. Como já disse consegui colocar umas minhocas lá dentro e elas aceleram o processo que sozinho podia durar até um mês (no caso da quantidade envolvida).
É isso ;)

PS.: Depois de quase um mês aprendi um pouco. Nas duas primeiras semanas mexi demais na composteira, cada hora por um motivo: pra saber se as minhocas estavam vivas, pra saber se a comida estava sendo processada, acrescentei água pq achei q não estava úmido (nunca façam isso!!! rs), enfim, fiz da primeira tentativa um verdadeiro poço de lama rs, mas as minhocas cresceram e ficaram bonitinhas. Como achei q não tinha mais jeito de tanto que mexi peguei a leva do mês (na foto está até a metade, mas depois ficou até a boca, pq eu add mais comida e mais terra), coloquei naquelas bacias de loja de um real e coloquei um pouco no sol, pq como add água o chorume criado e a umidade foi mto grande. Agora essa parte está na bacia para seguir o curso do processo em paz (longe da minha impaciência rs). Então comecei do zero na composteira, fiz alguns furos na parte de baixo da garrafa para sair o chorume (coloquei uma baciazinha em baixo) e coloquei a mistura novamente: terra, folhas, comida, terra, comida, folhas e as minhocas dividi entre as duas bacias. Estabeleci um dia da semana apenas para dar uma olhada (quando se tem poucas minhocas ou nenhuma é recomendável dar uma mexida na terra para oxigenar) e a cada 15 dias para add comida. Notei que a segunda composta está indo mto melhor, está sequinha de chorume, e a mistura ganha cara de terra mais rápido (a anterior tinha cara de lama rs).
É isso.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

pritolone escreveu:... a segunda composta está indo mto melhor, está sequinha de chorume, e a mistura ganha cara de terra mais rápido (a anterior tinha cara de lama rs).
Oi Priscilla.

A experiência da compostagem é muito interessante e seu tópico muito oportuno, parabéns! : joia :

Abç

ps estamos torcendo pelo seu sucesso.
ps continue atualizando.


Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Gente

Para quem mora em SP, a prefeitura de SP criou o programa Composta SP, o qual visa modificar os hábitos da população e utilizar uma verba destinada para educação ambiental que não estava sendo usada. Neste programa serão distribuídas 2000 composteiras e quem receber fará um mini curso de como usá-la e terá um acompanhamento para a prefeitura ter uma noção das facilidades e dificuldades do processo.

É isso, quem tiver interesse precisa se cadastrar no site: https://www.compostasaopaulo.eco.br/


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Atualizando - Ganhei uma composteira pelo projeto Composta São Paulo! Vou buscá-la quinta feira :)

O projeto terá 3 mini cursos e eles serão abertos à população. Quem tiver interesse e mora na capital paulista dá uma olhada no site: https://www.compostasaopaulo.eco.br/ ou entre no grupo do facebook criado para discutir o projeto, tirar dúvidas, enfim integrar: https://www.facebook.com/compostasaopaulo/

Existem vários grupos para se discutir, mas esse tem o fato de 2mil pessoas terem sido contempladas e incentivadas a acessar a página para troca de experiências. Então, mesmo quem mora em outras cidades pode entrar para discutir o tema.

Segue o cronograma das atividades do Composta SP:

Agosto/ início Setembro: Oficina 1 – Compostagem Doméstica com Minhocas (informações sobre o projeto, funcionamento e manejo da composteira doméstica)
Outubro: Oficina 2 – Agricultura Urbana e Plantio Doméstico
Novembro: Oficina 3 – Encerramento e troca de experiências


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Só aproveitando o tópico, aqui em casa tenho uma composteira que improvisei com um balde retangular e um "protótipo" de berçário para minhocas, a uma semana atrás fiz a experiência de dar uma minhoca para minha Dionaea, e me impressionei quando a armadilha abriu, pois a minhoca foi quase completamente dissolvida e absorvida pela planta.
Como moro em apartamento raramente as plantas conseguem capturar um inseto sozinhas e esse foi um meio simples que encontrei de alimentar elas. As armadilhas não sofrerem quaisquer danos como quando se usa formigas para alimentação delas.
Abraços,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Responder