Valeu Rodrigo.

Agora é ver se não faço bobagens.

Quanto mais informação melhor.
Fala Marciel...
No que lí a respeito fala duas partes de areia, uma de substrato (ulmus de minhoca) e uma de terra de jardim, mas eu usei só uma parte de areia para uma de substrato e uma de ulmus, que foi o que o vendedor me passou, uma vez que o sustrato que encontrei aqui é bem drenante.
Aí vai uma ficha sobre o que lí.
De site pra site há divergencias pois acho que é devido as diferenças de clima, luminosidade, umidade relativa... O resumo que escrevi foi o que acredito ser o ideal para o clima que tenho no noroeste mineiro:
Informações Gerais
Pachypodium Lamerei é uma espécie de Pachypodium. Tem espinhos grandes e deixa a maior parte apenas na parte superior da planta. É um suculento mas uma suculenta da família Apocyanaceae. De caule e vem da ilha de Madagascar. A planta tem grandes flores perfumadas. A espécie tornou-se um dos melhores pachypodiums conhecidos no cultivo, sendo relativamente fácil de propagar e crescer. No cultivo muitas vezes é comercializada como "Madagascar Palm", apesar de não ser uma palma em si.
Cuidados
No verão, os caixos de perfumadas flores brancas aparecerão nas plantas maduras que são cultivadas ao ar livre. Não espere florescimento quando cultivada dentro de casa, a menos que você possa fornecer em abundância da luz solar direta.
Você pode colocar estas suculentas amantes do sol ao ar livre em sua varanda ou quintal durante o verão. Basta lembrar de trazê-la de volta para dentro quando a temperatura cai pois ela não tolera geadas. Em climas quentes e podem crescer em cerca de 10 centímetros por ano.
A queda de folhas no inverno é perfeitamente normal. A Palmeira de Madagascar pode até cair todas as suas folhas. Mas, não se preocupe. Crescerão mais folhas na primavera, quando ela recebe a luz do sol e calor que ama. Quando ele volta da dormência e você vê as folhas novas em crescimento, é a dica para retomar a rega normal e adubação.
Cultivo
A Palmeira precisa de um envasamento e misturas de terra de drenagem como a de um cacto e água regular quando a planta tem folhas, ao contrário da crença popular, ela gosta muito de água nos verões quentes, desde que plantada em um solo bem drenante. Dentro de casa é melhor errar com falta de água, ou ela tenderá a apodrecer. Ela realmente gosta de sol em abundancia e com temperaturas quentes. Evite deixá-las sob temperatura inferior a 15 graus.
Sem folhas sem água, no inverno, quando a planta entra em dormência e tende a perder as folhas, corte também a água.
Em sua composição de solo, a planta exige duas partes de areia, uma de substrato (ulmus de minhoca) e uma de terra de jardim.
O transplante deve ocorrer na primavera (22 de setembro a 21 de dezembro) a cada 3-4 anos ou quando ela supera o vaso. É uma boa idéia usar um recipiente pesado para evitar tombamento em decorrencia de vento. Esta árvore grossa troncalizada pode ficar pesada quando jovem ou adulta. Além disso, tome cuidado com os espinhos ao manusear essa planta. Usar luvas de jardinagem grossas e enrole um jornal ou uma toalha velha em torno do tronco quando for transpantá-la para proteger suas mãos.
Apesar de ramificação é normalmente uma resposta à lesão natural, ou algo que acontece em espécimes mais velhos, pode-se estimular a ramificação cortando seu topo. Ela tem incríveis propriedades regenerativas.
Propagação
Pachypodium Lamerei podem ser propagadas por sementes ou por remoção de ramificações pequenas que crescem na base da planta de idade.
Cuidadosamente corte as ramificações, que deve ser deixada para secar durante 5 a 8 dias antes de plantar.
1 - Olhe para a base do tronco da Palmeira de Madagascar e observe pequenas plantas com cerca de 6,3 a 7,5cm.
2 - Arranque ou corte os pequenos brotos de plantas a partir da base do tronco com tesouras de poda e deixe-os descansar em um pedaço de jornal. Sairá seiva do corte nos brotos mas o jornal irá absorvê-la.
3 – Deixe secar os cortes nos brotos cerca de quatro a oito dias em local de meia luz juntamente com a planta mãe. Humidade ambiente elevada ou temperaturas frias podem prolongar o tempo necessário para que os cortes sequem completamente.
4 – Encha o fundo do vaso com o mix de solo (citado anteriormente) para cactos/suculentas, que contém grande quantidade de areia e drena fácil e livremente.
5 - Inserir uma broto da planta no substrato para que ele permaneça em pé.
6 - Levemente regue o solo de modo que fique úmido e coloque o vaso em um local ensolarado, dentro de casa em uma janela que aqueça sob a luz do sol ou ao ar livre no quintal.
7 - Verifique a planta jovem semanalmente, e regue-a como necessário para manter a humidade do solo. Se as temperaturas subirem acima de 30 graus, a rega diária pode ser necessária para manter o solo úmido. Nos meses mais frios de inverno, cometa erros de falta de água e nunca o inverso pois não haverá raízes ou caule que suportem solo úmido e temperaturas mais baixas.
Por sementes, vagens marrons e maduras (parecidas com pequenos pepinos) aparecem nos ramos superiores da Palmeira de Madagascar no final do verão para outono. Deixe as vagens secarem ao ar completamente por uma a quatro semanas para assegurar o pleno amadurecimento, ao abrir descobrirá sementes brancas. Descarte as vagens que aparentam estarem podres.
1 - Aqueça 2 a 3 copos de água para cerca de 24 a 26 graus centígrados. Coloque as sementes na água quente e deixe-as para embeber durante cerca de 24 horas.
2 - Encha um tabuleiro para sementes com areia grossa e coloque as sementes pré-embebidas na bandeja de areia úmida, cobrindo-as com não mais do que 6mm de areia úmida. Algumas sementes podem germinar em menos de 3 a 4 dias a 22 graus. Alguma esporádica germinação pode ocorrer por um período de até seis meses após a semeadura. Certifique-se de que existam furos na parte inferior da bandeja para sementes para assegurar uma drenagem adequada.
3 – Coloque a bandeija em um local quente e ensolarado, onde as temperaturas oscilam entre 21 e 27 graus centígrados, pode ser próximo a uma janela de vidro que aquece o ambiente.
4 - Molhe o solo arenoso da bandeja da semente conforme necessário para manter o solo úmido até que as sementes germinem. Encha uma garrafa spray com água à temperatura ambiente para uma aplicação precisa de água para não remover as partículas de areia ou formar poças.
Dicas
Pode-se fertilizar mensalmente a Palmeira com fertilizantes liquidos vendidos em lojas especializadas diluindo-os pela metade (cerca de uma colher se sopa) nas estaçoes da primavera e verão.
Fontes:
Fonte de info 01
Fonte de info 02
Fonte de info 03
Fonte de info 04
Fonte de info 05
Fonte de info 06
Fonte de info 07
Fonte de info 08
Fonte de info 09
Fonte de info 10
Fonte de info 11
Fonte de info 12
Fonte de info 13
Fonte de info 14
Fonte de info 15
Fonte de info 16
Fonte de info 17
Fonte de info 18