acho q dúvidas de quem nada conhecem poderiam ter, e ficará as dicas registradas aqui. agradeço e muito a vcs.

Allan, eu não uso capela de fluxo laminar, só uso diversas lamparinas acesas ao redor do lugar onde faço a abertura dos frascos, para manter o ambiente estéril, nunca tive contaminação, eu acho super viável usar meios de cultura a base de frutas e verduras pra hobbystas, eu uso a autoclave, mas funciona na panela de pressão tbm, pois já fiz testes. Existe atualmente até mesmo uma técnica que não envolve esterilização, que usam o poder dos hormônios das frutas para acelerar a germinação das sementes de orquídeas, eu não confio, mas, existe! Depois abro uma postagem de cultivo de orquídeas in vitro e ponho uns vídeos que uns caras fizeram ensinando a a técnica caseira e divido minhas experiências!Allan Hartwig escreveu:
Salve Vinicius, obrigado.
Sim, pode ser usado o mesmo meio de cultura usado em orquídeas, nas pcs, a confecção do meio de cultura não é dificil, tendo inumeras receitas, o complicado do cultivo in vitro, é manter todo o meio estéril, principalmente na hora de colocar as sementes no vidro, bem como no momento da repicagem, sem o uso de uma capela de fluxo laminar. Fazendo o uso de uma capela, pode ainda ocorrer a contaminação por fungo, lançando mão da mesma, as chances de se perder as sementes e/ou seedling cresce exponencialmente.
Para um cultivador de pcs que tem o intuito de comercializar as plantas, é extremamente viável e recomendável, mas para hobystas, fica um tanto inviável.
Forte abraço.
viniciusferalbu escreveu:Allan Hartwig escreveu:
Allan, eu não uso capela de fluxo laminar, só uso diversas lamparinas acesas ao redor do lugar onde faço a abertura dos frascos, para manter o ambiente estéril, nunca tive contaminação, eu acho super viável usar meios de cultura a base de frutas e verduras pra hobbystas, eu uso a autoclave, mas funciona na panela de pressão tbm, pois já fiz testes. Existe atualmente até mesmo uma técnica que não envolve esterilização, que usam o poder dos hormônios das frutas para acelerar a germinação das sementes de orquídeas, eu não confio, mas, existe! Depois abro uma postagem de cultivo de orquídeas in vitro e ponho uns vídeos que uns caras fizeram ensinando a a técnica caseira e divido minhas experiências!