Nildo Rodrigues escreveu:Rita, poderia informar seu substrato..?
Pois aqui eu to achando que é o danado...
O substrato aqui está assim :
70% do vaso Terra vegetal
10% pedacinhos de madeira em decomposicão
os 20% são pedras e areia que não coloquei muito pois o solo não estava embolotando e dismanchava as bolinhas facimente.
E em cima coloquei conchas quebradas, eu tinha umas gardadas durante anos aqui, ai aproveitei.
Esse substrato tem bem + de 2 anos mais agora que começou a estourar raiz pra rudo que é lado.. aparentemente tá saudavel..mais gostaria de saber do seu e se estiver algo errado ai no meu, eu troco, ou faço alguma mudança..

Oi, Nildo,
São plantas pouco exigentes, simplistas.
Eu adequo substrato ao local q coloco as plantas. Se deixo ao tempo coloco mais areia e pedra - tipo 50% terra + 50%(areia + pedriscos nº 0).
As que deixo protegidas da chuva é o mesmo substrato de cactus(1 de terra p/a 2 de areia + 1 punhado de vermiculita). Mas minha mãe tem na varanda , plantadas apenas em terra adubada!!
Acho que o importante agora é você primeiro trocar as Stapelia de vaso.....precisam de mais espaço, consequentemente terão mais nutrientes para dividir. Mas elas estão bem bonitas.
A Huernia tb precisa trocar de vaso , ela vai se espalhar , sairão muitas hastes. Mas ela, está precisando de luz!! Vejo as hastes muito compridas.
Como adubo pode usar qualquer 4-14-8, ou forth jardim ou osmocote. Adeque a sua realidade....sei q as vezes o local q moramos não tem tudo.
Se quiser ter mais trabalho....utilize o seu lixo orgânico, faça compostagem e produza a sua terra adubada. Aí é só misturar com areia.
Se precisar, é só falar.
Grande abraço,
Rita