Nossos ácaros de estimação

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Nossos ácaros de estimação

Mensagem por MarcielS »

Not Rocket Science
Science Photo Library

Imagem
Esta é uma foto dos ácaros que vivem em seus cílios, sobrancelhas e cabelos em seus ouvidos.
Em amarelo, o cabelo. Em verde, as caudas dos bichinhos.
Imagem
Demodex folliculorum e Demodex brevis medem cerca de 0,03 a 0,04 mm e sobrevivem cerca de duas semanas.
Nós somos os lares de milhões de microorganismos, de bactérias a fungos. Alguns destes executam funções úteis, como a flora que vive em nosso intestino e os que ajudam treinar o sistema imunológico.
Mesmo aqueles que não têm efeito nos ajudam apenas estando ali – eles competem por recursos com microorganismos nocivos como “C. difficile”, limitando seu crescimento.

Os ácaros da pele são um presente da evolução para os humanos. :shock:

Existem 48.000 espécies conhecidas, das quais 65 são do genus Demodex, e duas delas vivem nos nossos rostos: o D. folliculorum, que tem a traseira arredondada e é maior, e o D. brevis, com traseira pontuda e menor. Essas criaturas com formato de salsicha e oito patas gordinhas coladas na nossa cara são exclusivas dos humanos.
Com 1/3 de mm, D. folliculorum é o maior. Foi descoberto em 1841 por dois cientistas, mas descrito só um ano depois por Gustav Simon, um dermatologista alemão. Ainda um ano mais tarde, Richard Owen deu ao bicho seu nome, formado com as palavras demo (grego para “gordura”) e dex (grego para “verme”). Um verme que se arrasta na gordura.

Eles são os ectoparasitas mais comuns, encontrados em todas as etnias onde já foram procurados, de europeus a aborígenes australianos a esquimós das ilhas Devon. Mas não é todo mundo que tem o prazer de sua companhia. Eles praticamente estão ausentes em bebês e aparecem com a idade – ou seja, você provavelmente ganhou os seus dos teus pais. Se você tem menos de 20 anos, tem só 4% de chance de ter ácaros.

Eles gostam de se esconder em folículos capilares, e são mais comuns em pálpebras, nariz, bochechas, testa e queixo. Mas também já foram encontrados no canal auricular, mamilo, púbis, peito, antebraço, pênis e até nas nádegas. Mas não gostam de pele seca; a gordura parece atraí-los. Por isto, também parecem ser mais comuns no verão, quando a produção de óleo na pele é maior.
E o que fazem? Comem. Ainda não se sabe o que comem, mas suspeita-se que seja a gordura, ou as células em torno do folículo. Eles se movimentam quando está escuro, e paralisam no claro. Não são muito rápidos: a distância entre a orelha e o nariz eles percorrem em meio dia.

E eles não defecam, pois não tem ânus (pelo menos não tem ninguém “despejando” no seu rosto). Reza a lenda que tal situação cômoda é por que eles evoluíram metidos em buracos com a cabeça para baixo. Suas fezes são espalhadas somente quando morrem. :afraid:

Costumam ter encontros românticos na beirada dos folículos capilares.
Geralmente há cerca de três a cinco vezes mais machos que fêmeas. Depois do sexo, a fêmea se enterra no folículo (se for um D. folliculorum) ou próximo a uma glândula sebácea (se for um D. brevis). Meio dia depois, ela bota os ovos. Dois dias e meio depois, eles abrem. Os filhotes levam seis dias para chegar à idade adulta, e vivem mais cinco dias. A vida toda deles não dura mais que duas semanas.
Aparentemente, eles comem se arrastam e fazem sexo na nossa cara sem causar dano na maior parte do tempo.

Talvez eles nos ajudem comendo bactéria ou outros micróbios nos folículos, mas não há muita evidência sobre isto. Seus ovos, patas com garras, bocas com espinhos e enzimas salivares podem provocar resposta imunológica em nós, mas parece que não é o caso.

Eles parecem ser apenas bichos oportunistas, cuja população cresce em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido (pacientes de AIDS, crianças com leucemia, ou pacientes tomando drogas imunosupressivas), talvez por causa da mudança na pele.

Em cães, o excesso de D. canis pode causar uma doença potencialmente letal chamada sarna dermodécica.

Em humanos, a superpopulação de Demodex está ligada a doenças como acne, rosacea, e blefarite (inflamação nas pálpebras). Esta conexão já é conhecida desde 1925.

Eles são mais comuns em pessoas com rosacea, que tem em média 12,8 ácaros por cm² de pele, contra 0,7 em pessoas sem rosacea. Mas correlação não significa causa, ou seja, não há provas que eles causem a rosacea. Mas estudos recentes sugerem que a rosacea é causada pelas bactérias nas fezes dos Demodex. O ácaro morre, seu corpo explode, espalhando tudo que ele não fez durante sua curta vida, e as bactérias que estavam dentro dele acabam causando a condição.

Putz! E não é que agora deu uma ‘coceirinha’, hehehh! :lol:


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,


Todos os seres vivos tem seu próprio zoológico.

Mas ler que nesse momento está tendo um bacanal :evil: no meu rosto e depois ainda por cima me enchem a cara de fezes fica sem comentários. :vomitei:


Sem abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Vish, me incomoda muito o fato desses bichos provavelmente estarem morando no meu rosto... :?
De repente bateu uma vontade de lavar o rosto com álcool durante algumas horas... :afraid:


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal saber disso kkk, será que tenho uns desses daí?
1/3 de mm, será que da para ve-los no meu microscópio fajuto? :lol:
Vou ver se encontro algo qualquer dia kkk

valeu pelas informações Marciel :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem