Um inseto curioso

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Um inseto curioso

Mensagem por rdrgobra »

Sei que aqui no fórum existem membros que criam animais exóticos, então resolvi postar aqui um vídeo interessante sobre um bicho que, confesso me causou certa repulsa. Ele é conhecido popularmente por Barata D'água, mas na realidade trata-se de um inseto da família Belostomatidae, que se subdividi em 10 géneros e diversas espécies diferentes ao redor do mundo. Deem uma olhada no vídeo abaixo e tirem suas próprias conclusões:

O predador e sua presa

[youtube][/youtube]

Este vídeo é parte de um trabalho científico da UFRJ com o Belostoma anurum para controle do caramujo do género Biomphalaria, hospedeiro natural do Schistosoma mansoni, causador da doença popularmente conhecida por Barriga d'água.

Foto 1 - Uma Barata D'água predando uma tartaruga

[img]http://news.bbcimg.co.uk/media/images/5 ... gp3023.jpg[/img]

Elas (Barata D'água) são encontradas próximos de áreas pantanosas ou cursos de água. São insetos sensíveis a poluição e existem algumas espécies que correm risco de extinção.

Foto 2 - Outra Barata D'água, esta predou uma cobra :shock:

[img]http://news.bbcimg.co.uk/media/images/5 ... 2_0804.jpg[/img]

Obs.:

1) Na Inglaterra, estes bichos são conhecidos por "toe biters" (mordedores de dedão), pois costumam atacar os pés de banhistas que se aproximam de suas tocas aquáticas.

2) Alguns deste insetos podem atingir 15 cm de comprimento :shock2: e conseguem alçar voos curtos como as baratas comuns.

3) São tão dependentes da água que, quando afastados dela por muito tempo, não conseguem sobreviver.

4) Na culinária "exotica" do Sudeste Asiático e China algumas espécies são consideradas uma iguaria fina.

Espero que curtam o tópico e até mais ver pessoal.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte:

https://www.bbc.co.uk/nature/13500857" onclick="window.open(this.href);return false;


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Dá medo mesmo, parece muito um percevejo gigante... até o aparelho bucal que suga a presa, aliás ela é incluída na mesma ordem dos percevejos (Hemiptera). Apesar do nome ela não é parente próxima das baratas.
E olha que importância ecológica e sanitária ela pode desempenhar, não sabia que era o predador do caramujo.
Agora essa foto da cobra é inacreditável, ô bicho voraz! É bem capaz de comer peixes tb... aí teria que ser criada sozinha.
: joia :


Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

lol, Animal trevoso ! ele me lembrou uma espécie de centopéia que vive nas cavernas da venezuela, tem cerca de 30 cm se nn me engano, se alimenta de morcegos !


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ivan - Este bicho é realmente voraz e defende sua toca e cria com "unhas e dentes". O inseto do vídeo é uma espécie nativa do Brasil, já os das fotos (Kirkaldyia deyrolli) é nativo do Japão e está ameaçado de extinção. Entre suas presas preferidas estão pequenos peixes, anfíbios, outros insetos. Espécimes de grande porte podem caçar presas grandes e "incomuns", como cobras.

Yuri - Imagine você acampado na mata e um inseto destes entrando na barraca. Como diria um sobrinho meu; "Enquanto você avista o bicho, eu já to fazendo a curva na esquina". Ô bicho bizarro!!!

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Que bicho nojento!!!

Eu mataria uma !@#$ dessa se aparecesse na minha frente.


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

b.alecio escreveu:...mataria uma !@#$ dessa se aparecesse na minha frente.
:shock: Noosssa!

Barata é bonita perto desse monstrinho aí. :lol:


kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

credooooooooooooo bicho estranho !!! .


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Putz o bicho já nasce com um tubo para sucar os outros, parece um tanquinho de guerra haha. Deve ser da mesma familia daquele inseto assassino que suga o sangue de morcegos :shock:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bruno - Dependendo de minha reação ao ver o bicho, ele iria fazer a "passagem".

Marciel - Baratas são um dos alimentos desse bicho. Ele é tão voraz que come os indivíduos da própria espécie.

Felipe (Kio92) - Bota estranho nisso.

Felipe - Pense comigo: você nadando em lago de água limpa e, sem querer se aproxima da toca deste inseto. Se fosse comigo eu desafiaria as leis da Física e literalmente "correria sobre a água" :lol: . Entre os insetos, este possui a picada mais dolorosa, além do que ele torna-se agressivo quando se sente ameaçado.

Fique esperto, pois você costuma procurar PCs na natureza e este bicho vive nos mesmos locais destas plantas :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

horrível, apenas... kkkkkkkkkk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem