Fiscalização

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Daniel,

Alem de material biológico, plantas são conssideradas material vivo ( pelo menos as minhas são rsrs). E para os correios tudo que seja vivo, e que nao conste na lista de material VIVO permitido, é proibido. Pra mim está bem claro.

Outra é a legislação federal e as estaduais no que compete ao transito de plantas, sendo ou não ornamentais. Todas precisam estar acompanhadas de nota fiscal e no minimo atestado fitosanitario de um agronomo, quando não são plantas consideradas "quarentenarias" para pragas ou seja, plantas que abrigam pragas, ai a historia muda, tem que ter inumeros documentos e guias.

Assim, na legislação é assim, agora se realmente cobram, se fiscalizam ou não é outra história. Mas em foruns de orquideas e listas que participo, já esta tendo reclamações há algum tempo, de apreenções de plantas.

Quando eu criava peixes, tinhamos os mesmos problemas. Mas ninguem nunca teve caixa com killifish pega pelos correios. A de um amigo foi aberta, verificou o que se tinha, fechou e mandou pra ele normalmente. Mas ja vi casos de pessoas que perderam acaras discos e bettas de linhagem apreendidos pelos correios e encaminhados ao IBAMA, o qual multou as pessoas responssáveis pelo envio e recebimento.

Porém, no Brasil tudo na lei é bonito e na hora do vamos-ver é outra coisa. Mas se apertar, o melhor é achar formas legais de mandar plantas, como os orquidários já estao fazendo, empresa de onibus e de avião, só que no caso tem que ter nota fiscal.

Eu não defendo de forma alguma o que os correios estao fazendo, mas que se nao tiver um minimo de controle, a festa vira bagunça.


metodio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 08 Out 2011, 09:39
Localização: Minas Gerais
Contato:

Mensagem por metodio »

Sou um pouco revoltado quanto ao controle por fiscalização feita por alguns orgãos governamentais, pois tenho um loja de perfumes e todos os meus produtos tem nota(pago um imposto bem alto por isso) e quando passeio por onde moro vejo lojas vendendo produtos ilegais a torto e a direita e perguntem onde a fiscalização só bate? kkk
O problema e conseguir uma opção melhor que os correios em determinados locais, principalmente no interior.


fabricio de oliveira escreveu:Daniel,

Alem de material biológico, plantas são conssideradas material vivo ( pelo menos as minhas são rsrs). E para os correios tudo que seja vivo, e que nao conste na lista de material VIVO permitido, é proibido. Pra mim está bem claro.

Outra é a legislação federal e as estaduais no que compete ao transito de plantas, sendo ou não ornamentais. Todas precisam estar acompanhadas de nota fiscal e no minimo atestado fitosanitario de um agronomo, quando não são plantas consideradas "quarentenarias" para pragas ou seja, plantas que abrigam pragas, ai a historia muda, tem que ter inumeros documentos e guias.

Assim, na legislação é assim, agora se realmente cobram, se fiscalizam ou não é outra história. Mas em foruns de orquideas e listas que participo, já esta tendo reclamações há algum tempo, de apreenções de plantas.

Quando eu criava peixes, tinhamos os mesmos problemas. Mas ninguem nunca teve caixa com killifish pega pelos correios. A de um amigo foi aberta, verificou o que se tinha, fechou e mandou pra ele normalmente. Mas ja vi casos de pessoas que perderam acaras discos e bettas de linhagem apreendidos pelos correios e encaminhados ao IBAMA, o qual multou as pessoas responssáveis pelo envio e recebimento.

Porém, no Brasil tudo na lei é bonito e na hora do vamos-ver é outra coisa. Mas se apertar, o melhor é achar formas legais de mandar plantas, como os orquidários já estao fazendo, empresa de onibus e de avião, só que no caso tem que ter nota fiscal.

Eu não defendo de forma alguma o que os correios estao fazendo, mas que se nao tiver um minimo de controle, a festa vira bagunça.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Esse tipo de contrabando de plantas é coisa muito antiga, tanto mandar para fora como trazer.
Olhe a história do café e vejam como conseguimos.

Agora como eu sempre digo, se as cabeças dos correios e seus asseclas cairem de 4 não levantam mais. :evil:
São todos bandidos e imbecis. E o pessoal do Ibama, Receita, etc., estão no mesmo balaio.

Esse negócio de animais, flora, etc., ornamentais é história da carochinha, claro que é um problema grande, mas apenas a ponta do iceberg.

Olhem só como a coisa era antes;
- Cientistas de diversos países e empresas vinham para cá travestidos de missionários, padres, pastores o cacete a quatro.
Ficavam pesquisando junto aos índios as propriedades farmacêuticas de diversos elementos de nossa fauna e flora e quando achavam alguma coisa interessante mandavam pelo correio ou por portador as indústrias que representavam para que fosse analisado e aproveitassem os elementos ativos para serem usados na medicina.

- Hoje a coisa ficou muito mais fácil, eles continuam pesquisando com licença do nosso estúpido governo, só que em vez de enviarem as amostras por correios ou portadores estão fazendo isso direto em laboratórios portáteis de ultima geração e os resultados são enviados por satélites as suas bases.

Fala-se muito em que o pré-sal é do povo, mas as perdas sofridas pelo roubo de biotecnologia é muito maior.

Sei lá se me expressei bem, mas esses são os fatos.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem