Fiscalização

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bom, eu acredito que está ocorrendo algum engano.
Eu liguei para a central dos correios para me informar sobre isso, a atentende me informou que "plantas ornamentais" nao está incluso na lista de restriçoes para envios dentro do Brasil. Porém para exportar é necessario possuir autorizaçoes do ministerio da agricultura e documentos de sei la oque

Roberta, procura a noticia puraew, mas acho que essa intensificada na fiscalizaçao é somente quanto a exportaçao de plantas, principalmente por conta dos contrabandos que sao muito rentaveis e etc..

T+


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

valeu Daniel
se for isso ficamos mais tranquilos!!
mas procurar saber de mais coisas por aqui...se eu achar conto pra vcs!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Edson Dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Jan 2012, 16:52
Localização: Sumaré

Mensagem por Edson Dias »

Oi pessoal!
O mesmo vale para sementes?


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

:o, menos mal. Dei até um suspiro agora, pois não poder comprar pc's seria uma tragédia *-*


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Gente, acabei de ir deixar uma encomenda nos correios e a moça disse que a ordem que foi espalhada que para exportarmos plantas daqui, a gente precisa do certificado do Certificado de origem do ministério da agricultura, pois tá ocorrendo muito contrabando de espécies ameaçadas da nossa fauna e flora, pois disse que estavam enviando até ovos de passáros raros para fora. A mesma coisa para importação, se não houver o certificado é incineração na hora!
Acho bom a gente pesquisar mesmo, hoje em dia não se pode confiar em tudo o que ouvimos no rádio, no que vemos na TV.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Olá a Todos,

Este tipo de assunto me assusta e incomoda muito! Pois em quase todo hobby que eu participo, tem alguma pendência legal para o transporte de mercadorias.

O que escrevo abaixo, tirando um pequeno comentário pessoal, é sobre as leis e normas que abrangem tal atividade, e não representa (tirando o meu comentario) o que eu acho certo ou ético, e sim simplesmente o que está em lei, podendo ser cumprido ou não.

Sobre a ilegalidade de se transportar material biológico pelos correios é verídica. É sim proibido o transporte de qualquer ser vivo acompanhado ou desacompanhado de guias sanitárias e notas fiscais. É norma dos correios, e pronto, com exceção de alguns produtos vivos. O que se tem é uma negligencia dos correios, e até uma camaradagem (leia-se fingir que não viu) quando acompanhadas de nota fiscal ou em quantia pequena e que não seja nacional.

Muitos orquidários comerciais hoje abandonaram os correios e adotam empresas aéreas, que infelizmente não entregam em todo o país, e até hoje não vi uma empresa rodoviária que faça este serviço.

Sobre a proibição dos correios, pode ser vista no próprio site dos correios:
https://www.correios.com.br/empresa/exp ... bicoes.cfm" onclick="window.open(this.href);return false;

10. Outras proibições ou restrições
Em complementação à classificação acima, não será aceita a postagem de qualquer outra substância explosiva, radioativa, deteriorável, fétida, nauseante, corrosiva, nociva ou facilmente inflamável, cujo manuseio ou transporte constitua perigo ou possa causar danos a agentes postais, equipamentos ou outros objetos. Ademais, estão sujeitos à proibição ou restrição os seguintes itens:

...

Criaturas Vivas
Apenas certos tipos de criaturas vivas são aceitos, contanto que admitidos em acordo ou convenção internacional ratificada pelo Brasil. As seguintes criaturas vivas são aceitas, se estiverem sendo permutados entre instituições reconhecidas oficialmente e acondicionados em condições apropriadas, sob responsabilidade do cliente: abelhas, sanguessugas, bichos-da-seda, parasitas e predadores de insetos nocivos, desde que destinados ao controle desses insetos.

Animal Morto
Proibido.



Sobre a importação de plantas:

Realmente é sim exigido o certificado sanitário do País de Origem, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Mas além dele, tem que ter a autorização de importação, exigida pelo mesmo ministério, bem como guias da Receita Federal. Sem isso, pode vir com o certificado assinado até pelo Papa, que se pegar vai pro crematório.

Sem focar no tocante a arrecadação da Receita Federal, vou me atentar só no que tange ao Ministério da Agricultura. Por lei, deve-se tirar licença de importação, comunicar quais espécies e tipo de material ( plantas, estacas, sementes meristemas etc.), de qual País, pois com isso se sabe se há alguma doença ou praga existente naquele país que não pode entrar no País. Importações ilegais de plantas e animais são responsáveis por inúmeras perdas e prejuízos econômicos em algumas plantações no Brasil e no Mundo. Por isso a exigência dos certificados sanitários no país de origem, e dependendo das plantas, tem que passar pro quarentena e tratamento profilático no Brasil.
WFERnando escreveu:...a gente precisa do certificado do Certificado de origem do ministério da agricultura, pois tá ocorrendo muito contrabando de espécies ameaçadas da nossa fauna e flora, pois disse que estavam enviando até ovos de passáros raros para fora. ......
Só uma nota, como dito por mim, o Ministério da Agricultura fiscaliza somente os parametros sanitários. O tocante ao contrabando de espécies ameaçadas compete ao Ministério do Meio Ambiente e ao IBAMA, outra pedrinha no sapato de importação e exortação legais. Digo isso, pois se tiver autorização do IBAMA para criação em cativeiro de especieas ameaçadas, o ministerio da Agricultura só pode barrrar a importação se encontrar ilegalidades ou não corroboração nos requisitos sanitários.


Eu acho muito honeroso e trabalhoso para pessoas físicas, na condição de colecionadores, fazer este tipo de comercio legal. Por isso se tem o comercio "clandestino". Eu acho que deveria haver um facilitador para pessoas como nós, mas até hoje o que eu acho mais fácil seria nos unir, entrar em contato com uma empresa importadora de plantas, como o pessoal faz com orquídeas, entra em contato com uma empresa estrangeira fornecedora de plantas e faz um pedido grande, pra compensar os custos.

Ah e ainda tem um outro pequeno agravante! Como se sabe grande parte das pcs estão ameaçadas de extinção e muitas delas estão contidas em listas internacionais como a CITES. Se não me engano para nepenthes espécies ( creio que híbridos estão fora desta) há a necessidade de emitir Guias especificas Cites.



Abraços


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Fabricio, apesar de ter lido tudo oque voce escreveu eu nao entendi quase nada do que voce quis dizer, voce acha que plantas contam como material biologico?

Nada na lista que liste a proibição de envio em territorio nacional de plantas ornamentais .

As regras estão ai, basta lê-las corretamente e interpreta-las com razoabilidade.


PS: Sacannagem, não acredito que agora estão proibindo o envio de Material radioativo, só faltava essa agora : suicidio :


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Seria muito estranho não podermos enviar plantas,mas sanguessugas sim :lol:
Ps:E eu Daniel ?Estão me proibindo de enviar explosivos...Sacanagem.


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Pois é... Ainda bem que eu parei de comercializar ácidos!
Povo com um espírito bom...


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Putz minha mini usina de fusão nuclear vai ter que ficar parada um tempo... Vou ter que arrumar uma transportadora pra trazer o plutônio :?
(foi mal pela piada) :lol:
Pois é, espero que pelo menos não proíbam de comercializar as plantas dentro do território brasileiro...
. (apesar de tecnicamente ja ser proibido pelas normas dos correios...)


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem