Bom, gente, a minha ausência foi realmente muito longa, mas não foi por preguiça...
Desde outubro de 2008 eu estive envolvido no projeto e construção de uma nova casa, um sonho antigo...
Onde eu morava a casa era apertada e não havia quintal, e praticar o hobby de cultivo de plantas exóticas era uma tortura: era vaso pendurado para todo lado, alguns em degraus, atrapalhando a circulação... Enfim, tinha todo tipo de improviso. Isso sem falar no cultivo das neps mais exigentes com a taxa de umidade ambiente que nunca formavam jarros, a menos que eu as colocasse por semanas enclausuradas na mini-estufa para as "preguiçosas"...
Pois bem, foram quase 4 anos de construção e mais um para eu me recuperar do stress generalizado que isso me causou...
Durante esse tempo e principalmente por causa da mudança, perdi algumas espécies que eram o meu "xodó", como a N. maxima e a N. X chelsonii, que eu espero recuperar em breve! A minha "Pioneira" também quase passou dessa para melhor...
Mas, todo sacrifício valeu a pena, pois hoje tenho um quintal generoso e, nele, um viveiro de plantas, ainda provisório, mas que está dando ótimos resultados. As neps sobreviventes estão a cada dia mais deslumbrantes!

Em breve eu vou postar fotos... Aqui, é só para avisar que estou de volta ao cultivo, nesse início de 2014!
No Facebook, minha página é:
https://www.facebook.com/flora.pandini
Desde já, autorizo adicionar, sem restrições!
Até breve!