Apresentação - BarbaraFiedler

Conte um pouco sobre a sua vida pessoal, onde mora, quais são os seus hobbies, etc.
Responder
BarbaraFiedler
Newbie
Newbie

Apresentação - BarbaraFiedler

Mensagem por BarbaraFiedler »

Nick name: BarbaraFiedler

Nome e sobrenome: Barbara Fiedler

Data de nascimento: 13/03/1992

Cidade/ Estado: Curitiba/PR

Ocupação: Estudante

Interesses: Fale mais sobre voce: Olá pessoal! Sou nova aqui no fórum e nova no cultivo de plantas carnívoras.Tenho uma Nepenthes e não sei qual é a espécie e também tenho enfrentado algumas dificuldades no cultivo. Quando ela chegou aqui em casa estava com vários jarros bem bonitos, mas de um tempo para cá os jarros têm secado e os novos jarros que estão nascendo das folhas parecem estar secos (com uma cor amarronzada)... pois bem, não sei o que fazer com os jarros secos nem com os jarros novos. Outra dúvida é referente à quantidade de água e quantidade de luz. Essa nepenthes fica no meu quarto e tem relativa luz indireta e também tenho utilizado uma luz amarela para aquecê-la e iluminá-la um pouco mais agora no inverno. Sou de Curitiba e aqui é bem frio. Como devo proceder?! Em anexo vai uma foto de um dos jarros para que vocês possam analisá-la!

Imagem

Grata! :D
Editado pela última vez por BarbaraFiedler em 17 Jul 2012, 20:35, em um total de 1 vez.

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bem vindo ao fórum Bárbara. Para facilitar coloquei o formulário de apresentação no seu post, quando possível complete-o.

Obs.: Sua PC parece ser uma N. alata, ela aprentemente esta OK. É normal os ascídios (jarros) secarem com o tempo, depois e só removê-los com a ajuda de uma pequena tesoura. Não se preocupe, pois a planta irá gerar outros futuramante. Regue a planta deixando o substrato úmido, nunca encharcado. Não se esqueça de borrifar água nas folhas da planta 2 vezes por dia.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
BarbaraFiedler
Newbie
Newbie

Olá Rodrigo! Obrigada pela orientação! : joia : Então, a princípio achei que fosse uma n. ventricosa, mas depois pesquisando achei que fosse uma n. alata. Porém, conversando com um colega da Austrália ele disse que não seria n. alata e que teria que pesquisar. Fiquei em dúvida... Quando aos novos jarros (ascídios) que estão nascendo amarronzados, o que faço com eles? É normal?

Grata! :)

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Poste uma foto de sua PC na sala identifique-sua-carnivora-f43.html" onclick="window.open(this.href);return false;, pois ali foristas que cultivam este género de PC poderão de auxiliar melhor. Quando aos ascídios nascendo marrons, se você tem a planta há pouco tempo, pode ser um choque térmico. Em todo caso na sala de identicação você será melhor servida, pois "nepentheiro" é o que não falta neste fórum.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

seja muito bem vinda barbara
a sua nepenthes parece ser uma nepenthes alata sim, e os jarros delas começam com uma cor meio marrom mesmo e normal e conforme ele vai crescendo ele vai ganhando a cor característica .
siga as instruções que o rodrigo te passou que vai tudo ficar bem, se possível poste fotos dos ascideos em formação para termos certeza que se trata do que eu relatei acima : joia :

a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Seja bem vindo,como os amigos concordo com a identificaçao da planta,uma nepenthes alata,as ´´gavinhas``começam desta cor mesmo...
Por curiosidade,sabe qual a composiçao do substrato da sua nep?

Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Seja bem vinda, Barbara!
Acho que o pessoal já começou a te ajudar aqui hehehe, e pode ter certeza que sempre faremos de tudo para lhe ajudar!
Bela alata! Você vai pegar rápido o jeito com ela, você vai ver!

E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Barbara, existem muitas variedades de N. alata, esta sua é uma delas e é comum de se encontrar pelas floriculturas no Brasil.
Se trata de uma planta que gosta de clima quente, coisa que é meio impossivel em Curitiba a não ser no verão.
Tenho esta espécie des de o inicio do meu cultivo e posso dizer que é muito resistente ao frio.
Para que ela se desenvolva bém, precisa de luz solar, pode ser direta ou no local onde estiver mais claridade para ela.
Nesta época do ano a umidade daqui é suficiente para ela mas no verão é bom sempre borrifar água na planta toda para mante-la úmida.
Com o tempo ela se acostuma com o clima frio daqui, se é que já não está.
A minha produziu o maior jarro até hoje na metade do mes passado.

Resumindo, muita luz solar e umidade, substrato sempre umido mas nunca encharcado, a água precisa escorrer do substrato para não apodrecerem as raizes.

Ela fica feia com o frio, isto é normal, quando o clima começar a esquentar, tente adapta-la fora de casa, no sol direto, verá que ela cresce bem melhor.

Uma Nepenthes ventricosa seria uma ótima aquisição.
Bom saber que tem pessoas de perto começando o cultivo de PCs, sucesso : joia :
Vou nessa pois amanhã as 6Hrs já estarei no ponto de onibus congelando :mrgreen:
Abraço.

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
BarbaraFiedler
Newbie
Newbie

arquimedes escreveu:Seja bem vindo,como os amigos concordo com a identificaçao da planta,uma nepenthes alata,as ´´gavinhas``começam desta cor mesmo...
Por curiosidade,sabe qual a composiçao do substrato da sua nep?
Olá! Então, não sei do que é feito, mas acho que musgos etc. (não sei ao certo). Desde que a ganhei ainda não foi trocada de vaso (faz 2 meses). Vou postar umas fotos aqui do substrato e dos novos que estão crescendo. Não sei como fazer para trocar de fórum e continuar com o que já postei aqui (?). Grata! :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta está com 5cm. Os outros ascídios que estavam secos eu retirei com a tesoura (secos = estavam com a tampa marrom e seca e começando a secar o restante do jarro).
Felipe_Steinthaler escreveu:Olá Barbara, existem muitas variedades de N. alata, esta sua é uma delas e é comum de se encontrar pelas floriculturas no Brasil.
Se trata de uma planta que gosta de clima quente, coisa que é meio impossivel em Curitiba a não ser no verão.
Tenho esta espécie des de o inicio do meu cultivo e posso dizer que é muito resistente ao frio.
Para que ela se desenvolva bém, precisa de luz solar, pode ser direta ou no local onde estiver mais claridade para ela.
Nesta época do ano a umidade daqui é suficiente para ela mas no verão é bom sempre borrifar água na planta toda para mante-la úmida.
Com o tempo ela se acostuma com o clima frio daqui, se é que já não está.
A minha produziu o maior jarro até hoje na metade do mes passado.

Resumindo, muita luz solar e umidade, substrato sempre umido mas nunca encharcado, a água precisa escorrer do substrato para não apodrecerem as raizes.

Ela fica feia com o frio, isto é normal, quando o clima começar a esquentar, tente adapta-la fora de casa, no sol direto, verá que ela cresce bem melhor.

Uma Nepenthes ventricosa seria uma ótima aquisição.
Bom saber que tem pessoas de perto começando o cultivo de PCs, sucesso : joia :
Vou nessa pois amanhã as 6Hrs já estarei no ponto de onibus congelando :mrgreen:
Abraço.
Muito obrigada Felipe! Sua explicação foi bem clara! Estou um pouco perdida porque esta é minha primeira efetivamente. Pretendo começar a cultivá-las, já tinha essa vontade fazia bastante tempo, mas só agora pude começar!

Até mais!

Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá Bárbara,
Seja muito bem vinda ao Fórum! Espero que encontre aqui as informações que procura. Garanto que conteúdo é o que não falta.
Sua Nepenthes está linda! É uma alata. Na verdade, como o Felipe já informou, trata-se de uma variação da espécie. Quanto aos ascidios (jarros), se você está preocupada quanto ao tom alaranjado/avermelhado/amarronzado que eles estão ganhando, não se preocupe, isso é normal à medida em que a planta vai saindo da faze jovem para a fase adulta. Porém, se o que lhe preocupa é o secamento muito precoce do ascidios, isso pode ser devido à excesso de água ou de sol, mudança brusca de temperatura/microclima, ou substrato de má qualidade.
Se ainda restam dúvidas, poste algo na sala Nepenthes, com umas imagens dos ascídios "defeituosos".

Sucesso no cultivo!
Pesquisar é o segredo!
Abs! : joia :

Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Responder