Olá povo do carnivoras.com.br,
Moro no Rio Grande do Norte, semi-árido, sertão nordestino, ou seja, as plantas carnívoras odeiam viver aqui
ISSO, é o que eu achava que seria, mas para minha surpresa elas adoraram o calor daqui, e sobre a umidade

, bom, nada que um vaso bem cheio d'agua

.
A historia é longa e cansativa, então vou resumir: Vi há três anos uma dionaea numa feirinha aqui da capital (Natal, RN), vi o bichinho bem encolhido no vaso, como era cinco reias, levei duas mais uma nepenthes (que no tempo nem sabia que tinha esse nome

) que tava por vinte e tantos. Me disseram para regar sempre que pudesse e deixar no sol, nada muito diferente que o aconselhável, como informações sobre essas plantas era escassa e eu não tinha internet, acreditei. Fiquei dois anos com elas, uma morreu de causa misteriosa, o restou tratou logo de crescer e no vaso da dionaea nasceu droseras e utricularia, eu botava na terra e sempre morria, não sabia o porque

. Mas após uma mudança, as plantas definharam, morreram e eu desisti, até porque eu não tinha nem como recomeçar.
A três meses, fiz o pedido de uma dionaea, um pack de droseras e esfagno. Atualmente, tenho tres dionaeas, uma comprada, outra por divisão de risoma e uma que apareceu do nada

, tenho uma utricularia intrusa que acredito ser arenaria, mesmo assim não penso em dar fim a bichinha

e droseras, burmanni e intermedia. Eu até tiraria fotos, mas minha câmera morreu misteriosamente , tenho apenas essa foto de quando ela chegou...
Bom, é isso, minha meta é aumentar meu cultivo e criar uma área na minha casa com múltiplas especies.